VOCÊ SABE QUEM FOI ROBOÃO ?



Por volta do ano 930 a.C, o reino de Israel separou-se em dois; Reino do Norte, composto por dez tribos e Reino do Sul, composto apenas pela tribo de Judá.

O motivo fora os aspectos espirituais, foi a forma que o Rei – o líder daquela nação, tratou seus súditos.

Vamos à história:

O rei Salomão, pai de Roboão, acabará de falecer e embora considerado o mais sábio dentre todos os reis, e com grandes feitos durante sua administração, como por exemplo a construção do Grande Templo, estes foram feitos com recursos do povo, a carga de imposto era muito alta, e por mesmo assim por mais de 40 anos todo o país foi envolvido pelo rei em um objetivo comum, construir o Grande Templo, o povo se manteve motivado durante 40 anos, e atingiu ao objetivo imposto pelo líder, construindo um templo que era uma verdadeira obra prima de engenharia e riqueza.

Logo em seguida a conclusão da obra, morreu Salomão e subiu ao trono seu filho, Roboão, que como novo líder precisava decidir qual a estratégia deveria seguir.

Para isso consultou ao conselheiros profissionais do reino, um especie de Consultoria dos tempo antigos.

Transcrevo o diálogo, conforme descrito na Biblía e com a devida vênia, faço algumas interpretações.

Peço que você imagine a cena e a transporte para a reunião que sua empresa realiza mensalmente ou semestralmente, para decidir quais os rumos ela deverá seguir:

Representante do povo: Teu pai agravou o nosso jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai, e o pesado jugo que nos impós, e nós te serviremos.

Ou seja, estamos trabalhando em excesso, sem reconhecimento, sem descanso, durante muito tempo demos o nosso melhor em prol dos projetos que fizeram do seu pai uma lenda, e de nós homens sofridos, agora queremos apenas sermos bem tratados.

Pergunta do rei para os consultores profissionais: E teve o rei Roboão conselho com os anciãos que estiveram na presença de Salomão, seu pai, quando este ainda vivia, dizendo: Como aconselhais vós que se responda a este povo?

E eles lhe falaram, dizendo: Se hoje fores servo deste povo, e o servires, e respondendo-lhe, lhe falares boas palavras, todos os dias serão teus servos.

A resposta dos conselheiros/consultores, foi mais ou menos assim: O povo serviu ao seu pai, e ele foi um bom líder, mas os tempos mudaram hoje é preciso que você SIRVA AOS INTERESSES DO SEU POVO, QUE VOCÊ ATENTE PARA AS NECESSIDADES DELES, ELOGIE E CATIVE, PARA QUE ELES CONTINUEM A TE ENRIQUECER E TE TRANSFORMEM TAMBÉM NUMA LENDA.

Quando estava aceitando tal sugestão chegaram os amigos do rei. Nenhum deles tinha conhecimento de causa, nunca estiveram junto ao povo, eram nobres que se assemelham aos burocratas que as vezes vemos em algumas empresas, que decidem algo atrás de uma mesa, sem considerar os detalhes que envolvem a rotina das lojas, o aspecto humano, psicológico, motivacional, ou seja o que faz uma empresa ou um reino existir. SEM PESSOAS NÃO HÁ REINO NEM EMPRESA.

E eles disseram ao rei: E os jovens que haviam crescido com ele lhe falaram: Assim dirás a este povo que te falou: Teu pai fez pesadíssimo o nosso jugo, mas tu o alivia de sobre nós; assim lhe falarás: Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai.

Assim que, se meu pai vos carregou de um jugo pesado, ainda eu aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões. E o rei respondeu ao povo duramente; porque deixara o conselho que os anciãos lhe haviam dado.

Vendo, pois, todo o Israel que o rei não lhe dava ouvidos, tornou-lhe o povo a responder, dizendo: Que parte temos nós com Davi? Não há para nós herança no filho de Jessé. Ås tuas tendas, ó Israel! Provê agora a tua casa, ó Davi. Então Israel se foi às suas tendas.

Ou seja, o povo se revoltou, e abriu mão da lealdade e fidelidade que caracterizavam os povos antigos, mandaram secretamente buscar um outro líder e o fizeram rei. Da mesma forma hoje temos profissionais que deixam suas empresas ou em casos muito piores prejudicam deliberadamente a empresa onde trabalham numa forma de descontar o sentimento senão contra o rei, então contra o reino, senão contra o presidente, então contra a empresa. Remuneração baixa, desprestigio, imparcialidade, falta de critérios, falta de comunicação, desorganização, falta de planejamento, e principalmente descrédito da liderança e não reconhecimento profissional, são alguns dos julgos impostos pelas empresas modernas, que PRECISAM SER ALIVÍADOS. Você provavelmente não tinha ouvido falar no rei Roboão, esse foi o legado deixado pelos funcionários/súditos, não o tornaram uma lenda como foi seu pai, o GRANDE REI SALOMÃO.

CONCLUSÃO : “Ouça aos conselhos dos profissionais que estão na sua empresa. Esteja aberto a ouvir, pois isso é de graça. Costumo dizer que Consultoria é uma empresa pagar para alguém que ela não conhece, para dizer o que os funcionários sempre disseram e ela não deu atenção”!
Autor: ANDERSON BRUNO MOREIRA


Artigos Relacionados


AparÊncias Enganosas

Eles Eram 10

As TrÊs UnÇÕes De Davi

As Promessas Que Deus Nos Faz Se Cumprem Mesmo?

"o Fim Do Cerco"

Colocando Algo Diante De Deus.

A Caminho De Jerusalém (mt 16.21)