Internet no trabalho



Aplicação de justa causa pelo uso indevido do correio eletrônico, direito de privacidade do colaborador, direito de propriedade das ferramentas do trabalho da empresa, políticas de conduta interna, e muito mais.
Por toda parte podemos encontrar algum tipo de debate sobre o uso consciente do correio eletrônico no ambiente de trabalho. O assunto não é novidade. Se voltarmos um pouco no tempo veremos que o mesmo já ocorrera em meados dos anos oitenta, só que a bola da vez era o telefone. Pois é, os tempos mudam e a tecnologia avança, mas o comportamento de alguns profissionais não evolui.
É tudo uma questão de consciência ética e moral. Infelizmente, não podemos implantar chips comportamentais (ainda) na cabeça das pessoas, não é?
No entanto, podemos orientar nossos colaboradores para uma condução mais ética no controle e gerenciamento de informações transmitidas via internet/e-mail. Objetividade e transparência também ajudam na hora de dar o feedback. Deixando as regras claras, prevenimos problemas posteriores. Afinal, é sempre bom evitar conflitos.
Ah, não deixe de se informar sobre o assunto consultando a primeira decisão do Tribunal Superior do Trabalho (http://www.tst.gov.br).
Autor: Débora Martins


Artigos Relacionados


O Segredo Do E-mail Do Empregado Na Empresa

Necessidade De Adequação Do Direito Do Trabalho Face Ao Desenvolvimento Tecnológico.

Código De Ética

Responsabilidade Legal Na Era Digital

Questões Jurídicas Do Comércio Eletrônico

Afinal, O Que é ética? Todos Sabem Usa-lá?

Ética JurÍdica