Filme “O Despertar de uma Paixão”



Quando vi a divulgação do filme “O Despertar de uma Paixão”, confesso que não me interessei muito julgando ser mais um daqueles sobre adultério e recheado de cenas sensuais. Basta ver o início do trailer para que você também desconfie. Mas, realmente, a história impressiona.

Kitty é uma jovem mimada com o medo de ficar para titia e ansiosa para se livrar da pressão familiar. Ao conhecer Dr. Walter Fane surge a oportunidade de se livrar desses conflitos. O médico se apaixona a primeira vista por ela e propõe rapidamente o casamento, eles mal se conhecem, mas está próxima a sua viagem para a China e ele acredita que com o tempo ela poderia se apaixonar por ele.

Dr Fane é um cavalheiro, de coração puro e cheio de virtudes. Na primeira fase do relacionamento faz de tudo para agradar sua esposa. No entanto, Kitty é imatura e, movida pelos seus conflitos interiores, se envolve com outro homem, casado e conhecido do casal.

Esta produção é baseada em um livro e sabiamente não precisou explorar os fatos do adultério. É algo curto, mas, como o é de fato, com terríveis consequencias. Não assista o filme com crianças na sala, existem algumas cenas explícitas de nudez, poucas.

A China neste período vivia uma grande crise de saúde pública, com a cólera, e política, com as lutas civis nacionalistas contrárias à presença de estrangeiros no país. O filme capta belas imagens de paisagens rurais e expõe com arte este momento histórico. Prepare o estômago para as cenas fortes ligadas ao povo que sofria pela cólera.

A personagem Kitty nos cativa por ser humana, fraca - como todos somos. Em um diálogo com Waddington (amigo do casal no vilarejo), ela pergunta a ele sobre como sua esposa havia se aficionado tanto por ele. Waddington pergunta a esposa e ela diz que é por ele ser um bom homem. E Kitty dá uma resposta que nos ajuda a entender seus sentimentos: “Como se uma mulher amasse um homem por suas virtudes”.

Kitty teve a sorte de encontrar um homem virtuoso e apaixonado por ela, mas não se encantava por aquilo. Estava ainda movida por paixões da juventude, sentimentos adolescentes, e assim se envolveu afetivamente pelo proibido e pela fantasia.

Dr Fane descobre a traição, mas mesmo assim se esforça para que o casamento prossiga. Surge a necessidade de um médico em um vilarejo atacado pela cólera e ele se habilita propondo a Kitty que escolha entre ir com ele ou se divorciar. Ela tenta então ficar com seu amante, mas ele não aceita divorciar-se para ficar com ela. Na desilusão, Kitty vai com o marido para a missão no vilarejo.

A infelicidade persegue a jovem esposa, a dor da decepção e da traição lhe perseguem diante de um cenário de desolação, com pessoas morrendo de cólera. Dr Fane investe suas forças na ajuda àquele povo e torna-se indiferente à esposa.

O DESPERTAR surge “religiosamente” quando a madre superiora do orfanato do vilarejo convida Kitty a conhecer o local. Lá ela se impressiona com o trabalho de solidariedade das religiosas e da dedicação de seu marido no hospital.

Este filme tem muito a ensinar aos casais e namorados. A palavra perdão é forte e está presente em um dos últimos diálogos. Em uma relação conjugal as palavras PERDÃO e VERDADE caminham juntas. É comum para os jovens se interessarem muito mais pela fantasia, mas o próprio do tempo é perceber esta reconstrução. Kitty teve sua percepção de AMOR reconstruída. Percebeu a preciosidade de seu marido, descobriu nele as virtudes que realmente valem para uma relação sólida e verdadeira. Precisou se reconciliar com seu marido e consigo mesma. E quantos de nós precisamos disso… Quantos casais precisaram perdoar deslizes, fraquezas, fantasias…

Kitty procurou um AMOR com qualidades que não existiam. E quase que perdeu a chance de viver aquele grande amor.

Talvez hoje seja o dia de você redescobrir em seu lar este AMOR de verdade.
Autor: Sérgio Fernandes


Artigos Relacionados


Os Jogos Da Polly Pocket

Ideias Para Enfeitar Um Ambiente Com Balões

Games Educacionais

O Olhar De Nietzsche

Complicações...

Traição

Mais Que Um Jantar Com Amigos