PORQUE CONTINUAMOS COBRANDO OS MAIORES DO PLANETA ?



O SISTEMA FINANCEIRO RECLAMA DA INADIMPLÊNCIA, MAS NÃO ESCLARECE QUE AS VERDADEIRAS CAUSAS SÃO OS JUROS EXTORSIVOS, COBRADOS AOS POBRES

Os clientes já pagam uma taxa muito alta pela previsão e provisão de inadimplência e até parece que os credores desejam isso, senão estariam cobrando juros civilizados e as prestações dos pobres estariam sendo pagas com pontualidade.

Com juros médios acima de 100% ao ano, a Selic é apenas mais uma desculpa para o sistema financeiro aumentar juros.

O governo poderia criar um mecanismo para que as taxas de juros cobradas acima de 150% da Selic, sejam transferidas para um Fundo do Consumidor, não Soberano, para devolução futura aos devedores adimplentes, com a correção de poupança.

Esse Fundo poderia ser administrado pela CEF e em nome de cada empresa financeira responsável pela liberação do crédito. Com a pontinualidade nos pagamentos, o cliente receberia o reembolso dos juros pagos a maior e deixaria de ser extorquido, como ocorre hoje e sem penalidade para os abusos.

O governo precisa pensar em instrumentos para defender o consumidor e o reembolso de juros cobrados a mais do pobre, é um ato com respaldo legal e profunda dimensão social. A média histórica de pontualidade dos pobres com o pagamento dos seus compromissos é muito grande.
Autor: João da Rocha Ribeiro Dias


Artigos Relacionados


NÃo Tem Justificativa Para Os Juros Altos Em 2008

Ó Brasil É A Melhor Isca Para Atrair Os TubarÕes Da EspeculaÇÃo Financeiros

Temos InflaÇÃo De Primeiro Mundo E Pagamos Os Maiorfes Juros Do Mundo

Diminução Dos Juros Para Financiamento Veículos Favorece A Venda De Carros

Juros Simples E Compostos

Com DÍvida Treze Vezes Menor, Pagamos A Metade Dos Juros Do Tesouro Americano

Juros, Prioridade Nacional De 2000 A 2007