Os problemas da comunicação escrita, de que modo podemos torná-la realmente eficaz e quais os meios que podem ajudar no entendimento dos leitores!



Hoje já estamos no século XXI, e temos um mundo cheio de possibilidades, que jamais em outrora imaginávamos que existiria, nem em nossos pensamentos mais longínquos possíveis da realidade.
Conseguimos a acessibilidade à informática, às culturas de outros países, à globalização das comunicações, onde pessoas se comunicam através da escrita virtual por “e-mails” e “sites” de relacionamento, que interagem de forma imediata, conseguindo o emissor X receptor estabelecer uma conversa informal ou coloquial, já temos até reuniões virtuais, onde pessoas conseguem se comunicar por telas e monitores de televisão, mesmo que estejam elas em pontos diferentes do Globo Terrestre.
Tanta acessibilidade assim trouxe incômodos para nossa literatura escrita, são erros esdrúxulos, erros que vem e vão de forma pandemonica, e que podem ser estabelecidos devido à forma incorreta da escrita empregada por nossos jovens, uma vez que eles são a maioria em meios virtuais de comunicação. Pode se dizer que uma pessoa escreve igual a aquilo que se fala, e se fala igual àquilo que se escreve, então se ela, quando se comunica verbalmente falando errado, certamente quando for passar suas palavras para o papel terá gravíssimos erros de ortografia, dicção das frases, tendo uma dificuldade de passar suas idéias para os leitores, o escritor acaba por não escrever e sim escrevinhar, gerando desentendimento ou mal entendimento.
Erramos quando usamos uma linguagem informal, empregando gírias, clichês e outros, quando fazemos isso nos perdemos em nossa língua, e atribuindo novos meios de entendimento para nosso dia a dia usando palavras de baixo escalão, caímos em uma decadência gramatical, podendo até aqui deixar registrado que em países do continente africano, as pessoas não conseguem se comunicar mais de forma eficaz, porque estão criando diferentes maneiras de falarem suas própias línguas, usando os termos incorretos já ditos.
A forma para conseguir uma comunicação escrita realmente eficaz é melhorar nossos modos de maneira drástica, melhorar o modo de falar, agirmos de forma mais sensata possível, quando empregamos nossa dicção nas frases em uma comunicação, usarmos sempre uma forma verbal mais coloquial, usar de um vocabulário não chulo, assim sendo, teremos uma realidade diferente e melhor da que temos no presente momento.
Uma outra forma de melhorar o entendimento dos leitores é adequar àquilo que escrevemos, mais ou menos no sentido de redigir textos voltados para determinado público, porque quando redigimos algo, temos uma preocupação de passar informações, que serão processadas pelo leitor, sendo que o mesmo após ler, entendera ou não, um exemplo mais acessível de explicação são os jornais, que atendem um imenso publico, de diferentes classes sociais, são informações processadas de maneira que sejam compreendidas por pessoas que não possuam muita alfabetização, mas que ao mesmo tempo interessa a pessoas com grau escolar maior, seja qualquer a classe financeira. Temos também a exemplo textos científicos, que são redigidos para profissionais e estudantes atuantes nas áreas abordadas, para eles são de mais fácil compreendimento, e que para pessoas leigas se torna quase que impossível.
A escrita correta e sensata é a maneira mais plausível que temos, então escrevamos bem, para conseguirmos um melhor desempenho em nossas vidas.
Autor: Tiago Rodrigues Bueno


Artigos Relacionados


Há Equivalência Entre A Linguística E A Gramática Tradicional?

Dificuldades Na Escrita

É Preciso Saber Escrever

Pertinência E Relevância

A Importância Do Domínio Da Escrita

Pedagogia Do Letramento E Da Alfabetização

5 Dicas Para Melhorar Seu Conteúdo