REPATRIAR RECURSOS PARA O PETRÓLEO E OUTROS INVESTIMENTOS
O MAIS CORRETO SERIA AVALIAR E INCORPORAR ESSE PATRIMONIO AO ATIVO DISPONÍVEL E REALIZÁVEL DA PETROBRAS, ATRAVÉS DE UMA CORRETA AVALIAÇÃO PARA A IMOBILIZAÇÃO CONTÁBIL E APROPRIAÇÃO DE CUSTOS FISCAIS. COM O AUMENTO DO CAPITAL EM ALGUNS BILHÕES DE REAIS, A PETROBRÁS PODERIA ABRIR O CAPITAL PARA NOVOS ACIONISTAS E O GOVERNO. PARA AMPLIAR A PARTICIPAÇÃO PORCENTUAL NO CAPITAL DA ESTATAL, BASTARIA O GOVERNO COBRAR UNS 100 BILHÕES DE DÓLARES PELA EXPLORAÇÃO DA CONCESSÃO. DIANTE DISSO, O GOVERNO CONTINUARIA COM MAIS DE 70% DAS AÇÕES ORDINÁRIAS DA EMPRESA.
FAÇAM AS CONTAS. GOVERNO E ATUAIS ACIONISTAS NADA PERDEM E ENTRA MUITO DINHEIRO NO CAIXA DA PETROBRÁS COM A VENDA DAS NOVAS AÇÕES OU ADRs NÃO CONVERSÍVEIS. É MATEMÁTICO, É SIMPLES E O PETRÓLEO CONTINUA NOSSO.
-------------------------------------------------------------------
Sabemos que o volume de recursos de brasileiros e de pessoas juríricas no exterior é bem superior aos 153 bilhões de dólares registrados no Banco Central.
O governo poderia aprovar uma lei criando uma série de condições fiscais para que parte desses recursos sejam repetriados para aplicações em ações ou ADRs da Petrobrás . É um volume que pode passar de mais de 50 bilhões de dólares e que não tem origem.
E com a alocação de parte de recursos dos fundos de previdencia das estatais, colocação de novas ações no mercado, garantia mínima da remuneração do investimento com ágio de 2% acima da inflação, o país poderá estar começando a criar a sua verdadeira POUPANÇA INTERNA, hoje inexpressiva e ñ dependeria de recursos externos volumosos para investimentos. Será o ínicio da educação correta do poupador e sem as maracutaias que são comuns no mercado de ações e comodities. Vamos pensar grande para viabilizar uma idéia Viável, mas pensando no BRASIL e nos mais pobres.
Autor: João da Rocha Ribeiro Dias
Artigos Relacionados
SerÁ Que Vale A Pena Tantos Recursos No Exterior
Ó Brasil É A Melhor Isca Para Atrair Os TubarÕes Da EspeculaÇÃo Financeiros
Vale E Petrobras . Uma Privada E Outra PÚblica
Como SÃo FÁceis Os BÔnus E DifÍceis Os Ônus
As Reservas Internacionais JÁ EstÃo Fazendo Mal Ao Tesouro Nacional
Fundo Soberano
"china E O PetrÓleo Do Brasil"