O Carisma só Sobrevive Baseado na Verdade



Há quem acredite que o carisma seja um dom herdado pela genética, mas é mais do que isso, eu acredito que carisma seja uma linguagem de expressão, uma técnica e está relacionada com nossa maneira de influenciar as pessoas a terem convicção naquilo que estamos fazendo ou dizendo.
Por exemplo um artista tem carisma, quando o público se encanta por sua apresentação e, muitas vezes, não consegue manter um casamento ou exercer o mesmo carisma com um filho pelo simples fato de ser uma linguagem, e, a linguagem do palco não é a da vida. A circunstância contrária também acontece, existem pessoas que possuem carisma na vida pessoal, em casa, no trabalho, nas vendas, mas seriam expulsas de qualquer palco.
A melhor maneira de ser uma pessoa carismática, é ser uma pessoa autêntica, verdadeira, carinhosa, educada e respeitosa, dando sem esperar nada em troca, se preocupando com as necessidades dos outros antes das suas próprias, conquistando assim a atenção de seus parentes, amigos e clientes.

O grande exemplo de utilização desta técnica temporariamente são muitos políticos, que ao longo da história, utilizam o carisma para conquistar votos e a confiança do povo, entretanto alguns deles, hoje, não seriam reeleitos sequer para síndico de seu próprio prédio.
Mas existe um brasileiro que considero muito carismático: Roberto Carlos! E olha que ele tem fãs há muito tempo. Lança um CD com as mesmas músicas todo ano, os fãs compram aos milhões e milhões, vão aos shows ouvir a mesma coisa, e ainda assistem na TV ao mesmo especial... Isto é carisma!

Carisma é uma das competências primordiais para o sucesso no trabalho, ajuda muito, mas não é tudo. E, por muitas vezes, causa ciúme organizacional. É importante ter percepção para poder lidar com essa característica determinante de um líder, pois pode gerar conflitos. Mas se você tem carisma não quer dizer que é um líder. Quanto ao processo de liderança é importante ao líder ter carisma, o sucesso da gestão de pessoas passa pelo “crivo” do carisma. O líder carismático é honesto e verdadeiro. Tenha cuidado para que a sua linguagem corporal seja sincera. É praticamente impossível enganar os outros com a linguagem corporal!

Por isso que considero o carisma como uma técnica. Porque se você possui carisma e não o exercita, por quanto tempo pode durar a "conquista das pessoas" ao seu lado? A conquista dos seus clientes? A conquista tem que ser diária, contínua, tanto para clientes, esposa e amigos. Então, se você acha que não tem carisma nos seus relacionamentos, sejam eles pessoais ou profissionais, tente materializá-lo de outras formas: através de um reconhecimento, de um elogio sincero, de um de perdão, de um carinho, de um toque de saudade...
A única maneira de mostrarmos às pessoas aquilo que realmente queremos que elas pensem de nós é sendo verdadeiros.

O carisma só sobrevive, assim como as pessoas, baseado na verdade.
Autor: Daniel Borges


Artigos Relacionados


Como Se Tornar Um Líder - Christian H. Godefroy

Carisma ;)

Mostre-se Sempre

InsubstituÍvel

Texto 2ª Coríntios 6:3 A 7.

Natural E Carismático

Ser Um Líder é Mais Do Que Gerenciar Pessoas