PBQP-H, uma Estratégia para Melhores Resultados Organizacionais



O cenário atual da Construção Civil ainda é o de desperdícios em recursos por ela aplicados na realização de suas obras, mas um novo se constrói.
Buscar continuamente melhores resultados para a organização e partes interessadas é um objetivo comum a todas as empresas do setor, independente do tamanho, do tipo e do produto fornecido ao mercado, como alcançá-los, em um mercado altamente competitivo, cabe a cada empresa determinar.
O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat - PBQP-H, da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, tem em seus requisitos, não somente uma obrigação expressa pela palavra “deve”, mas sim, documentado um conjunto de práticas que se interagem, construindo uma estratégia, denominada de Sistema de Gestão da Qualidade, que, quando totalmente implementada e mantida, é capaz de conduzir a organização na consecução de seus objetivos organizacionais.
Muitas são as empresas do setor de serviços e obras atuantes na Construção Civil que aderiram ao PBQP-H e que seus Sistemas de Gestão da Qualidade estão hoje certificados no Nível “A”, nível máximo de certificação, do Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil -
SiAC, por Organismos Certificadores de Obras credenciados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial- INMETRO. Desta forma, desenvolve-se um novo cenário fundamentado em um Programa que tem como objetivo melhorar a qualidade e a produtividade de toda a Indústria de Construção Civil brasileira.
Internalizar esse novo “CONHECIMENTO” tem sido sem dúvida um grande desafio para as pessoas das organizações. Demanda-se tempo e muita firmeza de propósitos pela direção da empresa. Melhores resultados virão a medida que as práticas da organização incorporarem os Princípios de Gestão da Qualidade, em número de oito, que fundamentam a estratégia do PBQP-H.
Agora e sempre, de forma continuada e atendendo às necessidades organizacionais, customizar o SGQ, replanejar a estratégia, prática que contribui para a competitividade e perenidade de sua empresa em um mercado de constantes mudanças.
Enfim, obter lucros, não somente os relativos aos resultados econômicos e financeiros da organização, mas também daqueles decorrentes de ganhos relativos a clientes e mercados, pessoas, sociedade, processos gerenciais e fornecedores, é o verdadeiro objetivo, é a missão da estratégia documentada no PBQP-H.
Autor: Walter Segond de Vasconcelos


Artigos Relacionados


Consultoria De Qualidade Em Iso 9001

Sistema De GestÃo Ambiental Eletronuclear

Qualidade Total

Toti Obras Construtora De Piracicaba Se Renova Com Site Na Web

Administração Estrátegica: A Importância Da Estratégia

Qualidade Empresarial: Um Estudo De Caso Na Cidade Do Natal/rn

Qualidade Da Gestão Nos Negócios