Candidatos Ficha-suja podem se candidatar?



Em vésperas de eleições no Brasil surge uma questão muito polêmica entre a mídia e por conseqüência entre os brasileiros. Discussões estão sendo travadas das classes mais poderosas e abastadas até pequenas comunidades suburbanas “pés no chão”. Candidatos a chamados “cargos públicos” podem concorrer às eleições com a “mala” dotada de processos e algumas pendências com a justiça? Podem ser eleitos prefeitos, vereadores, deputados, enfim, levando na bagagem alguns desacordos com a sociedade e carregando consigo o codinome “ficha-suja”?
O art.5º da nossa Constituição dá aos brasileiros e até aos estrangeiros, dentro de sua legalidade, a Liberdade e a igualdade como direitos e garantias fundamentais e o art.1, § IV traz como base os valores sociais do trabalho e a livre iniciativa como pontos garantidos aos cidadãos. Sendo assim, estaríamos indo contra nossa própria lei base privando um cidadão a se candidatar e ganhar seu “belo” salário por conta dessas pendências com a justiça, portanto estaríamos sendo inconstitucionais proibindo um candidato a concorrer ao cargo que o nome já se diz público, pois a própria Constituição dá esse direito como garantido. Mas e nós cidadãos não eleitos? Desempregados, trabalhadores, mas sem os altos salários, será que também estamos amparados pela lei? E “eles”, corruptos, fichas-suja, será que não estão sendo inconstitucionais desviando verbas que serviriam para o bem de todos que lutam, sofrem, trabalham, esses sim que dão o seu suor pelo país e só querem o que merecem e o que é de direito como um sistema de saúde decente, uma educação de qualidade. Servidores públicos verdadeiros, pedreiros, professores, médicos, não importa, esses que fazem do Brasil um país que tenta crescer, mas que é impedido por conta de falcatruas que infelizmente só ficamos sabendo depois de ocorridas. É válido dizer que a questão não é só essa, o contexto é bem maior, pois alterar uma constituição não envolveria apenas esse debate e mesmo que ocorresse tal fato, essa suposição acarretaria “milhares” de outros temas a serem discutidos sobre as leis brasileiras.
O Brasil é um país que ainda tem muito a melhorar, financeiramente, mas também mentalmente, psicologicamente, precisamos ser um país mais inteligente, com pessoas educadas, corretas e com pensamentos honestos e solidários. Essa sim é a questão, isso deveria mudar. Atitudes! Procurar ser um Brasil melhor. Nosso país só irá melhorar e realmente crescer quando as pessoas também melhorarem e entenderem que quem faz o Brasil são os brasileiros. Educação de base, familiar, escolar, dignidade para as pessoas, princípios ensinados em casa. Isso é educação, isso sim mudaria um país e faria com que crianças cresçam honestas e sejam realmente o futuro de um Brasil desenvolvido. Por enquanto, somos o retrato da educação de pais que jogam filhos pela janela.
Autor: Victor Hugo Martins


Artigos Relacionados


Corrupção No Brasil

Se Você Não Mudar, A Sociedade Não Mudará

Excluídos Da Própria Nação

Pão E Circo Dos Tempos Modernos

A Segurança é Um Dever Do Estado

O Melhor Para O Brasil

Os Rostos Sinceros Das Crianças Brasileiras