Excelência em Atendimento
Para você que ainda acha que uma dose de sorriso e um gesto de cortesia basta para tornar-se um profissional de alto nível, preste atenção, essa era já está com seus dias contados. Essas atitudes não são o bastante para criar expectativas positivas no clientes. Antes de qualquer coisa exige-se que o profissional esteja preparado para entrar em contato com o mundo da excelência em atendimento. Uma preparação adequada passa basicamente por três pilares: conhecimento do ambiente organizacional, conhecimento das necessidades dos clientes e auto-conhecimento.
O profissional de destaque sabe o que faz e como faz. Conhece em detalhes todos os aspectos do produto e da organização, sabe onde procurar soluções e como transformar as situações em oportunidades de sucesso. Importa-se em saber as reais necessidades dos clientes e sabe quais as suas principais características. Acima de tudo, profissionais de alto nível, são pessoas motivadas e autoconfiantes. Como você pode perceber tanto o sorriso quanto a cortesia são apenas complementos ou resultados de uma pessoa bem preparada.
Algumas pessoas tendem a desmembrar um bom atendimento da vida pessoal. Não cometa esse erro. Não há um relacionamento que se construa de forma correta se não houver também o interesse de conhecer profundamente a pessoa com quem se relaciona e conseqüentemente a necessidade do autoconhecimento. Profissionais de alto nível, com excelência em atendimento, tendem naturalmente a desenvolver relacionamentos verdadeiros, profundos e duradouros, ou seja, fidelizam a pessoa. Tire proveito do seu emprego, serviço ou atuação e cresça também pessoalmente.
Autor: Sidnei Laone
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