O Bom Exemplo das Cidades Verdes



Por todo o mundo surgem novidades ligadas ao Bom Exemplo das chamadas Cidades Verdes. Cada vez mais as pessoas e os governos buscam melhorias da qualidade de vida aliada ao Meio Ambiente. Isto não ocorre por acaso. É fruto das pressões da sociedade por um planeta mais saudável e ambientalmente responsável.

A prestigiada revista Seleções do Reader’s Digest divulgou uma lista das 72 metrópoles consideradas VERDES em todo o mundo. Isto é uma excelente BOA NOTÍCIA VERDE. Com o anúncio, estabelece-se uma saudável disputa, pois o exemplo das que estão no topo da classificação incentiva as outras. Governos municipais interessados em avanços passam a saber onde buscar novas idéias e tecnologias para suas comunidades.

As quatro primeiras são Estocolmo, Oslo, Munique e Paris, sendo Pequim a última colocada. A revista montou sua listagem baseada em informações locais e dados da União Internacional de Transportes Públicos, que avalia elementos como lixo, reciclagem, preço da eletricidade, poluição por partículas, espaços verdes e transportes coletivos.

-------------------------------------
Posição Brasileira
-------------------------------------

A única cidade do Brasil incluída no ranking da revista é Curitiba. A capital do estado do Paraná, tradicionalmente conhecida por sua elevada qualidade de vida, recebe a 54ª posição. O reconhecimento é justo, pois a cidade constantemente desenvolve ações ambientais que guiam novas iniciativas em todo o país.

“Embora Curitiba seja internacionalmente conhecida como uma cidade ecológica sustentável, ela se auto-denomina `a cidade de todos nós’. Em praticamente todas as áreas do planejamento, é possível verificar o quanto as pessoas foram consideradas, assim como os benefícios de uma sustentabilidade disseminada em todo o sistema.”

-------------------------------------
Países Verdes
-------------------------------------

O Brasil aparece também em outro levantamento da revista, sendo considerado o 40º mais VERDE. Foi elaborada uma pesquisa que classificou 141 países. Os primeiros lugares couberam a Finlândia, Islândia e Noruega.

O julgamento listou detalhes de Meio Ambiente, como a qualidade do ar, da água, da biodiversidade ou a emissão de gases do efeito estufa, mas também baseou-se em critérios sociais, como produto interno bruto, educação, desemprego e expectativa de vida. Os dados foram computados de pesquisas das Universidades norte-americanas de Yale, Columbia e também de informações do Fórum Econômico Mundial.

Os sete primeiros lugares foram de países europeus. A França ficou em 16º lugar, a Alemanha em 21º, Estados Unidos em 23º e Reino Unido em 25º. Os últimos colocados na classificação foram Níger, Serra Leoa, Burkina Faso, Chade e Etiópia.

Se você também acredita que podemos ter um mundo melhor, divulgue esta e outras BOAS NOTÍCIAS VERDES. Publique em seu Blog, Site, Portal, Jornal impresso ou outros meios de comunicação. O mundo só será melhor na medida em que nós também formos melhores e mais comprometidos. Pense e aja VERDE.

Álvaro Sad

Palavras-Chave
Cidades verdes meio ambiente países classificação ambiental qualidade de vida Curitiba
Autor: Álvaro Sad


Artigos Relacionados


Nova Energia Verde De HidrogÊnio Do Esgoto

A Descoberta Do Novo PetrÓleo Verde!

A Amazônia Também Tem Boas Notícias!

O Carro Verde Do PrÍncipe Charles

Taiwan Aposta Nos HotÉis Verdes

Notebook De Bambu E Os Novos Desafios

Benefícios Da Coberturas Verdes Nos Edifícios