Implantação E Administração Da Qualidade Total Em Instituição Particular De Ensino Superior, Com ênfase No Programa 9s



Eric Ricardo Calháu de Castro
Engenheiro / Matemático
Doutor em Administração

RESUMO

Este trabalho, fruto de projeto de Iniciação Científica da FaSF, tem por objetivo, apontar indicadores da importância da implantação de um Programa consistente, para a conquista da elevação do grau de satisfação dos clientes de uma entidade de Ensino Superior Particular, pois observa-se que numa Instituição de Ensino Superior Particular, diversas "falhas" em todos ossegmentos,como por exemplo: desperdício, limpeza, organização, capacitação profissional do corpo administrativo e docente, insatisfação de toda a comunidade acadêmica, processos de informação e comunicação, postura de atendimento eetc. Com a implantação de forma democráticado Programa 5S (Seleção, Ordenação, Limpeza, Bem-Estar e Auto-Disciplina) majorado em 4 Sensos que são: União, Auto - Treinamento, Economia e Aparência, e,administrado de forma sob os estilos democrático e autocrático , através de dados empíricos (questionários e observações) , o objetivo é resultar numaInstituição comelevado padrão de ensino, uma maior satisfação de todo o corpo funcional e principalmente o discente, que inclusive, terá seu rendimento acadêmico elevado.

Palavras Chaves: Qualidade; Cliente; Senso; Ensino; Rendimento.

INTRODUÇÃO

Os números estão aí para estudo e análise: aumentam as vagas no vestibular unificado e diminuem os competidores, o que vem sucedendo a partir de 1981. Os números e o fato demandam interpretação, permitem deduções, ensejam consequências, exigem reflexão. Ao que parece, em apreciação perfunctória, os bancos universitários começaram a perder seu charme e não mais representam a chave salvadora que abre as portas do mercado de trabalho mais bem remunerado e com status. Está certo, mascorreto é também acreditar que os custos da educação, elevados a patamares somente acessíveis à pequena parcela da população, concomitantemente com o retorno de provas eliminatórias, afastarem o sonho de alguns e demonstrarem a incapacidade de outros. O preço e a insatisfação, os estudos feitos em Instituições de Ensino Superior, são obstáculos até o presente momento insuperáveis. Lamentável destacar que na maioria das Instituições Particulares de Ensino Superior , portanto pagas, se houver aperto, haverádesistências e transferências. A Direção de um determinado Curso vê-se às voltas com o equilíbrio orçamentário, qualificação do corpo docente, capacitação do corpo administrativo, organização setorial, limpeza, atendimento às expectativas do corpo discente, que é o cliente preferencialde uma Instituição de Ensino Particular, ocasionando um enorme atraso no desenvolvimento e aperfeiçoamento na formação profissional e na formação como cidadão deste.

O equilíbrio aluno – professor - corpo administrativo, o sucesso neste mercado extremamente competitivo, está na implantação da Filosofia da Qualidade Total adotandoo Programa 5Smajorado em quatro Sensos, suprimindo todas as outras ferramentas constantes desta Filosofia, passando então a ser tratado como questãoSine qua nonpara que a Instituição tenha garantida a sua sobrevivência. A agregação da palavra "Total" à palavra "Qualidade"significa compreender que apenas ações parciais, geralmente corretivas, não são suficientes para alcançar e manter o sucesso no mercado cada vez mais competitivo e globalizado. Qualidade Total é, portanto, o princípio e a própria ação para a mudança cultural nas organizações e Instituições. Assim sendo. O Programa 9S é apresentado de forma seqüenciada, dividido em segmento físico (industrial) e acadêmico (Institucional), para que se possa fazer uma analogia entre o período que antecede a implantação e o que considera-se posterior à implantação.

O PROGRAMA 9S – Seqüência

O Programa 5S surgiu a partir de maio de 1950 quando a equipe do professor Kaoru Ishikawa lançou um método de combate aos desperdícios e eliminação de perdas, visando otimizar os parcos recursos existentes em um país destruído pela guerra. Este método, que mexeu com o moral dos japoneses, foi chamado de 5S sendo composto de cinco ações ou Sensos, que começam com a letra "S" quando pronunciados em japonês. Os cinco Sensos deste método são: Seleção, Ordenação, Limpeza, Bem Estare Autodisciplina.

A partir daí o Programa se completa comnove Sensos e a implantação de cada Senso deve seguiruma sequênciapadrão tendo em vista suas correlações, ou seja, a necessidade de conhecimentos prévios, oriundos de um determinado Senso, para a perfeita aplicabilidade do Senso a seguir.

As aplicações devem ser distribuídas, segundo uma ordem de evolução, incluindo as implantações de ordem especificamente setorial, especificamente humana ou em ambos os casos. O quadro de implantação é apresentado a seguir, para melhor entendimento dessa sequência.


Autor: Eric Calhau


Artigos Relacionados


A Viagem

Coleta Seletiva: InstalaÇÃo, Problemas E SoluÇÕes

Áreas De Atuação De Um Administrador

A Função Da Escola E Da Educação

Resumo Histórico Sobre Os Médicos Sem Fronteiras

Avaliação

Livro Dos Espíritos 1º EdiÇÃo