Produzindo Resultados: O Sucesso ao Nosso Alcance



Produzir resultados quase nunca se trata de uma tarefa fácil. Para se chegar a ele deve-se passar por diversas fases, a primeira, e talvez a mais difícil, é saber onde se quer chegar. Não trago aqui nenhuma receita cientifica ou garantida, é apenas a minha maneira, o meu método, e gostaria de compartilha-lo. Há diversas maneiras de descobrirmos isso, a primeira e mais certa é tentarmos entender um pouco mais de nós mesmos.
Tente durante um dia rotineiro, perguntar-se o porquê de suas ações. Tire um fim de semana para você, passeie em um parque, veja coisas bonitas e entenda porque aquilo é bonito para você. Veja fotos suas, desde a sua infância até hoje, perceba o que construiu a sua personalidade. Entenda o caminho que você percorreu até hoje, reveja até onde isso é certo pra você. Saber como chegamos onde estamos é uma boa maneira de sabermos onde queremos chegar. Perceba o que deve ser mudado, aperfeiçoado, mantido, retirado ou acrescentado.
Após isso trace um objetivo detalhado, o que na PNL chamamos de 'especificação de objetivo', trabalhe em cima dele tornando-o o mais real possível. Escreva tudo o que deseja. Escrever é importante pois quando escrevemos percebemos mais facilmente onde estão nossas crenças limitantes, ou seja, onde deixamos de nos permitir a sucesso por não acreditarmos em nós mesmos.
Quando estiver escrevendo e deparar-se com um pensamento como "não vou escrever isso, eu nunca conseguiria" ou "nossa, como eu estou sendo ridícula de escrever isso", pare! Você está diante de uma crença limitante, e isso é algo a se trabalhar antes de continuar o seu trabalho.
Reflita, pesquise no seu passado até que você consiga definir o porque você não se considera capaz. Cuidado, provavelmente antes da verdadeira respostas, você topara com diversas falsas respostas. A partir disso, trabalhe você mesmo e perceba o quanto aquela crença era irreal.
Duas observações:
- Há crenças que são fortes demais, na maior parte das vezes elas têm origem familiar e foram construídas na nossa infância, essas crenças podem exigir que você procure um profissional especializado.
-Não confunda crenças limitantes com senso de realidade, você saber que não pode voar não é uma crença limitante e sim uma um sinal de lucidez.
Vencidas nossas crenças limitantes e especificado, bem especificado, nosso objetivo, partiremos à quarta fase do nosso objetivo, trabalha-lo. Essa fase é com certeza a parte mais sistemática do nosso trabalho e, por isso, composta do que chamarei de 'subfases'.
Determine a data que você deseja terminar o seu trabalho, lembre-se que algumas coisas levam mais tempo que outras. A partir dessa data estabeleça pequenas metas, recomendo metas diárias, semanais, mensais, semestrais e anuais. As metas são interessantes pois, notou-se após estudar o comportamento humano que, ao perceber-se chegando perto de uma meta, tendemos a acelerar nosso trabalho. Assim, se estabelecermos metas diárias e focarmos nelas e não apenas em um objetivo final, a chance de alcançar o êxito mais rápido é muito maior.
As metas diárias devem ser escritas no dia anterior e reescritas pela manhã, as metas semanais devem ser escritas no ultimo dia da semana anterior e reescrita todos os dias pela manhã e assim por diante. Escrever aquilo que precisamos realizar ajuda-nos a memorizar as nossas tarefas.
Tendo estabelecidas as metas, chegou a hora de analisarmos o que chamamos de inventário. O que temos, o que precisamos e do que nos livraremos. Aqui você fará três listas. A primeira de coisas que você possui, materiais ou não, pode ser uma faca, força muscular ou determinação.
A segunda é daquilo que você necessita, cuidado para não acabar criando um objetivo paralelo para conseguir algo que pode ser substituído ou que não é realmente necessário. Coloque nessa lista apenas o que for primordial pois a obtenção de algumas coisas pode exigir de você um tempo que não se tem disponível. Lembre-se que para obter qualquer coisa, tudo o que você precisa está dentro de você.
A terceira é daquilo que precisamos nos livrar, geralmente hábitos e crenças. Procure o que é preciso ser eliminado, embora grande parte disso foi eliminado durante a terceira fase onde as crenças são identificadas e trabalhadas.
Para encerar analisaremos todo o nosso trabalho através do que chamamos de ecologia, ou seja, não podemos ferir nossos próprios princípios para a obtenção dos nossos objetivos. Deve-se ter muita calma nessa fase, quando se escolhe um caminho, automaticamente anulamos a possibilidade de, naquele momento, estarmos percorrendo outro caminho. Avalie o que é perdido e o que se obtém com cada umas das coisas e veja se aquilo realmente vale a pena para você. Não se engane pois isso poderá acarretar aborrecimentos para você.
Veja o que você pode fazer agora, não espera a segunda feira, não espere que as coisas aconteçam. Sempre há algo para ser feito. Começar é sempre o primeiro passo, e isso parece óbvio mas não é. Mantenha seu foco do começo ao fim mas tenha sempre um plano b, c e quantos mais você puder ter, imprevistos acontecem.
Para melhor aproveitamento do seu trabalho, aconselho que compre um caderno, desses pequenos, para anotar seus objetivos. Mantenha-o sempre consigo e nunca mostre a ninguém, isso ajuda a não atrair pensamentos ruins como a inveja.
Esse artigo foi escrito pois acredito na minha capacidade e, acima disso, na capacidade do ser humano. Acredito em você, você que acabou de ler isso e está pensando em fazer tudo isso mas primeiro vai fazer isso ou aquilo. Não deixe para depois, trabalhe o seu objetivo agora. Seu sucesso é garantido, sua capacidade é incrível e isso não é uma tentativa de aumentar a sua auto-estima, é um fato. Boa sorte!

Natasha Scavone
Autor: Natasha Scavone


Artigos Relacionados


Como Alcançar Seus Objetivos

Como Alcançar Seus Objetivos

Minha Exceção

5 Dicas Para Alcançar O Sucesso

5 Dicas Para Alcançar O Sucesso

7 Dicas Para Você Crias Suas Metas

Depois De Muito Tempo