ALFABETIZAÇÃO SEGUNDO MAGDA SOARES



Ultimamente tem-se tentado definir o conceito de alfabetização de modo demasiado abrangente considerando-o um processo permanente, que se estenderia por toda a vida, que não se esgotaria na aquisição do aprendizado da leitura e da escrita, entre outros.
Etimologicamente o termo alfabetização não ultrapassa o significado de “levar a aquisição do alfabeto”, ou seja, ensinar o código da língua escrita, ensinar as habilidades de ler e escrever; pedagogicamente, atribuir um significado muito amplo ao processo seria negar-lhe a especificidade, com reflexos indesejáveis na caracterização de sua natureza, na configuração das habilidades básicas de leitura e escrita, na definição da competência em alfabetizar.
Por isso podemos então acreditar por alfabetização, em seu sentido próprio e especifico, como processo de aquisição do código escrito, das habilidades de leitura e escrita.
Em meados dos anos 80 SOARES, Magda ainda sob influencia dos métodos tradicionais, classificou e enumerou três tipos de conceitos para alfabetização.
O primeiro se refere à alfabetização como processo de representação de fonemas em grafemas e vice-versa. E portanto, estaria alfabetizado que pudesse reconhecer o alfabeto, ler silabas ou palavras isoladas.
O segundo diz que alfabetização seria o processo de expressão/compreensão de significados. Por isso somente seria considerado alfabetizado quem pudesse compreender o que escrevia e pudesse interpretar o seu significado.
Já em sua terceira concepção acreditava que a alfabetização dependia de características culturais, econômicas e tecnológicas. Ou seja, para um lavrador a alfabetização teria fins e objetivos bem diferentes do que para um operário da região urbana.
Autor: Maira Haydée Goellner


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