Arte na educação infantil



1º Como está sendo realizado o trabalhado com arte na Educação Infantil?
Pensando que a arte expressa, comunica e atribuem sentido a sensações sentimentos, pensamentos e realidade por meio do desenho, pintura, na escultura, na gravura, na arquitetura, nos brinquedos, bordados, entalhes, etc. E que já temos este recurso natural no dia - a - dia, pois a arte está presente no cotidiano da vida infantil.


No entanto, não é isto o que observamos e até fazemos na rotina diária, acabamos por distorcer trabalhos, criações e conhecimentos que nestas crianças possam ter de natural e artístico. Deixando passar um momento de criação, por meros passatempo, com conotação decorativa, com o intuito de ilustrar datas comemorativas, para lustrar egos superiores inflamados e participar de uma competição entre co – superiores para com superiores, não levando em conta em primeiro lugar A CRIANÇA, que deveria ser o alvo principal. Sem levar em conta o espaço físico, a paz, tranqüilidade e tempo que não temos para que aja uma atividade artística de criação.
Perdendo assim todo um trabalho rico, com potencial maravilhoso, por não ter oportunidade de passar pelas fases de um fazer artístico, de apreciação e de fazer uma reflexão do que se trabalha.
Prejudicando assim, toda uma aprendizagem, espontaneidade e autonomia da criança, interferindo com certeza na sua história de vida e futuramente na sua cultura.. Produzindo uma cultura de massa.

2º Como você está trabalhando com atividades lúdicas?

A criança aprende brincando, por isto, todas as atividades da Educação Infantil devem estar totalmente voltadas para o lúdico.
O que se vê, no entanto, ë que são cobradas das crianças atitudes e conhecimentos que tem muito pouco a ver com a faixa etária em que se encontram. Não se leva em conta a criança e sim nossa postura massificadora em relação a estas.


Achamos que temos muito o que aprender e lutar por um espaço para fazer um bom trabalho. Todas concordam que deveríamos trabalhar mais com atividades lúdicas, mas o máximo que conseguimos fazer é procurar estar sempre brincando com as crianças, ou seja, continuando a levar a brincadeira sem ser uma coisa séria, e sim, agrados e momentos de lazer para as crianças, restringindo –as em momentos isolados e não uma constante na nossa rotina.
Precisamos de liberdade ou de superiores que pensem de forma lúdica, para que compreendam nossas atitudes e agüentar a pressão dos pais que fazem de seus filhos pequenos adultos amestrados para que possam expô – los aos amigos e parentes, fazendo destes pequenos obesos, gagos, cheios de tiques e muitos outros sintomas.

3º Como você está utilizando arte e brincadeiras no dia - a – dia ?

Com algumas tentativas de um fazer artístico, apreciação e reflexão no corre corre das datas comemorativas que tudo era para ser feito para ontem, e com uma grande cobrança de um resultado mesmo que este seja meros passatempos( para mim meros pesadelos), com grande conotação decorativa e massificadora ( saindo dezenas de trabalhos iguais e decorados ).

Tentamos o máximo possível fazer atividades artística dirigida, para que possamos observar e refletir com eles o rico potencial que tem todos estes trabalhos.


4º De que maneira pode ser usada a arte na Educação Infantil ?

Em primeiro lugar tendo consciência de que o desenvolvimento artístico é resultado de formas complexas de aprendizagem, portanto não ocorre sozinho, nem com o crescer da criança e sim ensinando.
Em segundo lugar levando em conta a influência de sua cultura, isto é o meio em que vive.e sua época.
Em terceiro lugar respeitando a criança como um ser que tem suas próprias impressões, idéias e interpretações sobre a produção de arte e o fazer artístico.
Em quarto lugar deixamos para o ambiente físico, um lugar com cara de arte, objetos próprios para tal, atividades expostas, muita paz, uma música calma de fundo e tranqüilidade para não interromper a criação.
Enfim, um fazer artístico, despertando a sensibilidade, e a percepção para que ocorra apreciação da arte e uma reflexão destas obras.
Autor: Samuel de Sousa Santos


Artigos Relacionados


Atividades Lúdicas Para Educação Infantil

O Papel Da Atividades Lúdicas No Desenvolvimento Da Linguagem Oral Contemplado ás Areas Do Conhecimento.

A Brincadeira No Desenvolvimento Integral Do Ser Humano

Eventos Do Cmei Nossa Senhora D'abadia De Perolândia-go

A Importância Do Lúdico Na Educação Infantil

Lúdico E Sua Definição

O Processo De Aprendizagem Da Criança Da Educação Infantil Através Do Lúdico