O Preço do Emocional



Toda atividade está associada a trabalhos em equipe, seja na empresa familiar ou não. Aquele profissional que pretende ser auto-suficiente, que despreza valores dos sócios, familiares, companheiros, clientes, fornecedores e subordinados, que pretende trabalhar sozinho, não apenas irão ao fracasso, mas será também um grande gerador e frustrações. Sabe-se que nenhum grande gênio suplanta a força da união de talentos de uma equipe.

Ser inteligente emocionalmente está relacionado à habilidades tais como: motivar-se a si mesmo e persistir em face a frustrações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; saber ouvir, gratificação pessoal, motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns.

O que pode ser feito para não tomarmos decisões erradas:

1. Não se apresse ao tomar decisões importantes, raramente elas precisam ser tomadas imediatamente, pense durante pelo menos vinte quatro horas, você conseguirá ser mais objetivo

2. Todas as decisões têm conseqüências, reflita muito bem sobre quais serão estas conseqüências.

3. Certifique-se de que colocou a decisão no seu devido contexto, pois elas não são iguais, não supervalorize questões sem importância.

4. Ninguém pode decidir por você, nunca deixe que ninguém tome decisão por você, mas não deixe de ouvir as várias opiniões e avaliá-las com imparcialidade.

5. Raramente as decisões são irrevogáveis, se errar, tente voltar atrás e corrigi-las.
Declare clara e objetivamente o que você deseja realizar: é muito importante anotar sua meta profissional ou pessoal, ajuda a memorizar, tornando o nosso pensamento mais claro e a lembrança exata do que desejamos fica mais intensa escrevendo, estudando e memorizando. A meta não precisa ser longa, basta estar compreensível, não se pode deixar confuso algo tão importante.

6. Trace um plano para alcançar sua meta: se não tiver um plano, não é meta é um sonho. Um plano tem metas específicas e definidas e terá que ser atingida a curto, médio ou longo prazos..

7. Faça um cronograma: concluir um projeto com êxito dependerá de como você administra cada parte dele, a fim de terminá-lo inteiramente dentro do prazo, levando em consideração as outras pessoas que estarão envolvidas nele.
Organize o tempo para cada atividade, reservando um tempo extra para imprevistos que sempre ocorrem.

8. Comprometa-se a alcançar a meta independente dos obstáculos a serem superado: nunca deixe de medir o seu progresso, usando o seu cronograma.
A última palavra na questão dos relacionamentos e a importância do saber ouvir. Ouvindo os clientes, funcionários, direção, etc, focalizando exatamente em que pontos deveremos conquistar a confiança e obter os resultados desejados.

A insatisfação também pode ser benéfica

A insatisfação e o conflito aumentam a capacidade de realmente reconhecer o que importa e lutar por isso. A exposição dos problemas de forma clara, permite identificar os bloqueios no relacionamento, injustiças e o desperdício de tempo.

A insatisfação é usada construtivamente, quando faz com que o ser humano realize alguma coisa de valor, pois o que mais queremos é nos livrar desse sentimento que incomoda muito, para isso buscamos arduamente algo que nos satisfaça e que seja benéfico.
Saiba que o fracasso também é importante como aprendizado, renova nossa humildade e impede que levemos tudo muito a sério, “o fracasso molda a nossa objetividade”.

Os sentimentos propagam-se de pessoa para pessoa, temos que saber lidar com eles

Quantas vezes você sentiu-se deprimido ao ouvir de alguém da empresa que está vivendo um triste fato em sua vida, ou alegrou-se muito com alguém que está muito feliz, tudo isso demonstra que você têm a capacidade de colocar-se no lugar do outro, até mesmo viver as mesmas emoções.

Dentro de uma empresa um gestor dotado dessa percepção, é solidário, reconhece e respeita a distância emocional, mas deve-se proteger para não envolver-se demasiadamente e esquecer que o principal propósito são os interesses da empresa.
Autor: Sandra Regina da Luz Inácio


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