Aprendendo com a Experiência do Outro



Aprender algo ouvindo conselhos, lendo, freqüentando palestras é uma forma de obter informações que ajudam a impulsionar as ações, mas retemos muito pouco daquilo que ouvimos.

Torna-se mais fácil fazer escolhas quando você adquire conhecimento sobre um determinado assunto e principalmente se há muito interesse por ele.

Diante de uma situação relacionada com as informações obtidas, o conhecimento teórico torna-se uma ferramenta que o ajudará na atitude a ser tomada. Essa ferramenta é um recurso precioso para o desenvolvimento pessoal.

Entretanto, por mais que se adquira conhecimento através do estudo sobre um tema, nada substitui o aprendizado que vem da experiência.

Quem é capaz de aprender com as próprias experiências, aprende profundamente, pois esse aprendizado é incorporado ao seu próprio eu. É preciso ter a coragem de errar e aprender com os próprios erros.

Se você lembrar dos erros cometidos ao longo da sua vida, sejam na família, no trabalho ou na vida pessoal, verificará que aprendeu muito com eles.

Você também pode aprender através da experiência do outro, sem repetir o mesmo erro.

Essa é uma das formas de se utilizar a inteligência emocional. Quando estiver diante de qualquer situação, procure aprender com as conseqüências de determinadas escolhas feitas por outras pessoas.

A experiência é preciosa. Aprender com ela é um tesouro. Aprender com a experiência do outro, porém, pode fazer toda a diferença na sua vida. Experimente!.
Autor: Sandra Regina da Luz Inácio


Artigos Relacionados


Quero Ii

Musicando A EducaÇÃo

Como Estudar Inglês Em Casa - Top 3 Erros

A Experiência Pode Ser Uma Péssima Aliada

Capacitação Profissional é Para Profissionais

Competências Para O Sucesso

“quero Aprender Desde Que Não Segure Minha Mão!”