As Más Notícias Devem Viajar Rápido



Uma qualidade essencial do bom administrador é a capacidade de enfrentar más notícias, ao invés de negá-las. Deve-se concentrar o foco nas más notícias ao se pensar na solução de um problema. Todos na empresa devem envolver-se com isso. A rapidez com que uma empresa se empenha para enfrentar um problema sério é um item de avaliação.

Antigamente, uma empresa reagia com lentidão às más notícias. As lideranças só ficavam sabendo da existência de problemas quando os mesmos se tornavam bastante sérios. Embora hoje possamos mandar informações de forma mais rápida, a maior parte das empresas não consegue reunir todas as informações necessárias em um só lugar a respeito de seus clientes.

CONQUISTAR O MUNDO E FALIR

O abrupto crescimento da Internet modificou todas as regras empresariais. As pessoas estavam dispostas a relevar as deficiências da rede pela vantagem de ter à disposição grande quantidade de informação e comunicação com facilidade.

A resposta da Microsoft à Internet deu-se através de alguns empregados dedicados. Eles conseguiram chamar a atenção de toda a empresa para a Internet. Isto significa que todas as pessoas, de qualquer parte da empresa, deveriam ter o poder de deflagrar uma iniciativa de novas estratégias. A tecnologia propicia essa participação.

REUNIÕES FÍSICAS E ELETRÔNICAS

Um fator que causou espanto em relação ao início da tecnologia da Internet é a sua integração à vida dos estudantes universitários em tão pouco tempo. A mesma revolução deveria acontecer com as empresas. A Microsoft teve que levar em consideração um grande número de questões que, em resumo, visavam a adequação de seus produtos para a integração com a Internet.

Grandes discussões ocorreram. Explorar o site de concorrentes tornou-se rotina. Estas atividades levaram a grandes idéias, envolvendo as pessoas, que davam opiniões, desenvolviam questões, analisavam alternativas, utilizando em grande parte o e-mail para a comunicação.

Em pouco tempo um grande número de pessoas de diferentes partes da empresa estavam participando, inclusive em troca de e-mails com o próprio Bill Gates, discutindo toda sorte de aspectos técnicos e estratégicos.

MANTER O FOCO, AGIR DEPRESSA

O plano de desenvolvimento e objetivos práticos relativos à Internet foi posto em rede, acessível a todos os funcionários interessados.
Para que uma empresa de porte se mova com rapidez, em particular com relação a Internet, é necessário a participação de centenas de pessoas. Elas devem apresentar idéias, mas devem ser mantidas concentradas no foco, sob pena de não se obter resultado algum.

O E-MAIL FAZ A DIFERENÇA

Durante essa crise, através de diálogos diretos, chegou-se a maioria das decisões importantes. Todas essas decisões sempre eram informadas antecipadamente através da troca de e-mails. Isto foi uma maneira de realizar alguns trabalhos antecipadamente, tornando as reuniões essoais mais produtivas. O e-mail não substituiu a reunião pessoal, mas a tornou mais consistente, baseada em melhores analises, produzindo decisões práticas.

O e-mail foi considerado um componente-chave do sistema nervoso digital da Microsoft. Ele ajuda a achatar a estrutura hierárquica da empresa, estimulando as pessoas a opinarem e aos dirigentes a ouvir. É a ferramenta preferida de Bill Gates para disseminar informação e promover a colaboração na empresa.

ATENÇÃO ÀS MÁS NOTÍCIAS

Pode ser frustrante receber más notícias, mas ignorá-las é uma das fórmulas para o declínio. E geralmente a alta administração é a última a ficar sabendo delas.

Especialistas afirmam que as empresas resistem às mudanças porque não foram projetadas para elas: a hierarquia se coloca no caminho, a cultura empresarial a considera arriscada e suspeita, os fracassos são punidos. Reação semelhante pode acontecer com relação às más notícias. A estrutura e a cultura empresarial podem construir uma verdadeira barreira contra elas.

O alto escalão tem que mudar essa atitude da empresa, estimulando e estando atento às más notícias. Os executivos seniores devem insistir em procurar e receber más notícias através de toda a organização. Os seus informantes devem ser estimulados, ao invés de punidos.

AÇÃO COM BASE NAS MÁS NOTÍCIAS

A velocidade com que uma empresa pode reagir numa emergência significa o seu reflexo empresarial. As pessoas da organização não se sentem bem com as más notícias, mas isso não importa desde que esse sentimento ocorra em grupo. Não se deve, entretanto, deixar com que elas fiquem paralisadas ou infelizes. A liderança deve criar um ambiente para que elas se sintam estimuladas a analisar as situações e produzirem uma resposta favorável.

LIÇÕES PARA AS EMPRESAS:

• A capacidade de uma empresa de reagir a eventos não planejados, bons ou ruins, é o principal indicador de sua capacidade de competir.

• Estrategicamente, uma importante função da alta administração é procurar as más notícias e estimular a organização a reagir a elas.

• Os funcionários devem ser estimulados a compartilhar tanto as boas como as más notícias.

• Quanto mais plana a hierarquia de uma empresa, maior a probabilidade de que seus empregados comuniquem as más notícias e ajam com base nelas.

• A iniciativa e a responsabilidade pessoais florescem no ambiente que promove a discussão.

• Recompense a experimentação.

A aceitação das más notícias não como algo negativo, mas como indicador de necessidade de mudança é uma prova de aprendizado com o fracasso. Os fracassos devem servir como estímulos, desafios da capacidade de usar as más notícias de agora como auxilio para soluções de problemas de amanhã.
Autor: Sandra Regina da Luz Inácio


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