Eu Sou Infiel e Tenho Certeza Que Você Também É!!!



Depois de três anos, troquei de cabeleireiro, após cinco anos troquei novamente e agora faz seis anos que estou com o atual, assim troquei de médicos, planos de saúde, hipermercados, escolas, companhias aéreas, etc. (total infidelidade). Entretanto, o que aconteceu comigo é apenas um reflexo de um comportamento típico desta era e principalmente dos brasileiros. Isso ocorre em todos os segmentos e com quase todas as pessoas, às vezes enquanto clientes, às vezes enquanto fornecedores.

De fato, produtos, serviços, soluções e demandas estão cada vez mais acessíveis. Isto faz com que haja um número enorme de escolhas para uma mesma questão.

O mercado não permite acomodação: há sempre algo novo, supostamente melhor nos instigando. O próprio paradigma de fidelidade mudou: quantas donas de casa, empresários, fabricantes, crianças já não trocaram de marcas, produtos, serviços em busca de novidades ou de um prazer maior em comprar?

E o pior é que eu os traí sem culpa e sem muitas vezes lhes dizer o porquê eu os estava trocando. Às vezes achamos que não vale a pena, pois percebemos que o empresário não quer mudar, não quer nos tratar como cliente diferenciado, não quer inovar. Ele não percebeu que eu como cliente no decorrer destes anos todos mudei!!! Minhas expectativas em relação a ele mudaram, quero mais, quero melhor atendimento, atendimento vip, exclusividade, ser tratada com um diferencial e isso geralmente não ocorre.

E quais seriam as saídas para as empresas que querem continuar no mercado? As táticas de fidelização, como as milhagens aéreas podem funcionar, desde que a concorrência não as copie. Mas para que empresas, produtos, serviços ou profissionais evitem ser substituídos pelo novo, a solução é gerar o novo.

Como a motivação em termos de consumo é baseada em necessidades o cliente, o cliente quer:

• Comprar os benefícios que esses produtos adquiridos vão trazer para eles;
• Atendimento imediato e personalizado;
• Ser atendido com cordialidade e respeito;
• Sentir confiança na relação comercial (benefício mútuo, honestidade, satisfação.);
• Ter a segurança que a empresa sempre responderá pela qualidade do produto;
• Assistência pós-venda;
• Facilidade e rapidez no acesso aos pontos de venda ou recebimento de materiais;
• Preço justo, formas de parcelamento;
• Receber produtos que lhe trarão conforto, economia, praticidade, comodidade, com mais facilidade de utilização que os do concorrente etc.;
• Receber produtos bem acabados, com inovações e embalados de forma adequada.
• E muitas outras inovações que lhe satisfaça e lhe dê prazer em consumir.

Além disso, o relacionamento com o cliente não se encerra no momento da venda. A empresa precisa responder por eventuais defeitos apresentados por produtos após sua venda, proporcionando-lhe segurança e confiança na nossa empresa, transformando-o em gerador de novos negócios

Muitas vezes, ao perder um cliente ou um emprego, a empresa ou pessoa procura saber qual foi seu erro. Às vezes o erro é justamente achar que os acertos duram para sempre.

Lembre-se sempre de uma coisa:

O ÚNICO DONO DA SUA EMPRESA É O CLIENTE, SÓ ELE PODE LEVÁ-LA AO TOPO, COMO QUEBRÁ-LA.
Autor: Sandra Regina da Luz Inácio


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