Aluguel, Venda, Compra e Financiamento do Conhecimento



“Conhecimento é uma mistura fluida de experiência condensada, valores, informação contextual e insight (compreensão) experimentado, a qual proporciona uma estrutura para avaliação e incorporação de novas experiências e informações. Ele tem origem e é aplicado na mente dos pesquisadores, cientistas e visionários.

A vantagem do conhecimento é sustentável porque gera retornos crescentes e liderança contínua. Ao contrário das coisas materiais, que diminuem à medida que são usadas, os ativos do conhecimento aumentam com o uso, pois, idéias geram novas idéias e o conhecimento compartilhado permanece com o doador ao mesmo tempo que enriquece quem o recebe.

Os compradores do conhecimento geralmente são pessoas que procuram respostas para um problema cuja complexidade e incerteza não permitem uma resposta fácil. Por exemplo:
Uma empresa precisa desenvolver um produto específico que só possa ser fabricado com silicone.
Busca através do mercado do conhecimento (um local físico onde as pessoas se reunem para negociarem conhecimento), Procura o cientísta ou o engenheiro que possa desenvolver o que ele necessita, contratá-o por um valor negociado e assim efetiva-se o produto necessário feito com silicone.

Os vendedores de conhecimento são pessoas da organização que têm reputação no mercado interno por possuir substancial conhecimento de um determinado processo, técnica ou assunto. Eles podem vender o seu conhecimento em troca de um salário. Por exemplo:
Um cientista, pesquisador ou farmacêutico descobre uma droga que possa curar determinado tipo de doença. Entra em contato com diversas indústrias farmacêuticas e a que oferecer mais por sua descoberta, ficará com o produto.

Há também, os corretores do conhecimento, que colocam em contato compradores e vendedores. Por exemplo:
Nos E.U.A. quando uma pessoa precisa de uma informação ou pesquisa específica sobre um produto, informação, técnica, etc, estes se dirigem a uma biblioteca e perguntam ao bibliotecário que com certeza terá a resposta, este tem por função saber o que muitas pessoas ou empresas estão pesquisando, trabalhando ou desenvolvendo (eles são os corretores do conhecimento).

Alguns corretores do conhecimento são empresários. Eles se propõem deliberadamente a tornar-se especialistas em detectar quem possui o conhecimento e em explorá-lo. Depois vendem essa especialização, não por dinheiro, mas em troca de futuros favores e reputação.

Os mercados do conhecimento, no Brasil é difícil localizar tanto o valor do conhecimento como a probabilidade de seu pagamento. O valor do conhecimento não é tangível ou explícito, quanto o valor de um bem material.
Os maiores mercados do conhecimento no Brasil são as universidades Públicas, onde os pesquisadores, alunos, cientistas produzem pesquisas e acabam doando, vendendo ou cedendo seu conhecimento. É o caso do Motrix, o software que veio auxiliar portadores de deficiencias motoras graves, em especial tetraplegia.

Fatores que levam a ineficiência dos mercados do conhecimento:

1. Informações limitadas: a ausência de informações explícitas e as transações do conhecimento são inibidas pela incerteza quanto ao retorno provável do investimento.

2. Conhecimento assimétrico: uma assimetria elevada impede que o conhecimento chegue onde é necessário. Exemplo: a área de marketing pode dispor de uma informação que a área de vendas precisa, mas não tem.

3. Conhecimento localizado: o mercado do conhecimento depende da confiança. As pessoas tendem a comprar a informação que a pessoa da sala vizinha tiver disponível em lugar de enfrentar o esforço e a incerteza de tentar descobrir quem, dentro da empresa, poderia saber mais a respeito.

Desenvolvimento efetivo do mercado do conhecimento

1. Internet: através do uso e das inovações tecnológicas pode-se mudar a dinâmica do mercado.

2. Construção de mercados: criando locais para o intercâmbio do conhecimento.

3. Criando e definindo o valor do mercado do conhecimento: é necessário usar moedas valiosas como: gratificações monetárias substanciais, aumentos de salário, promoções, etc.

4. Aluguel do Conhecimento: além de comprado, o conhecimento externo pode ser alugado ou financiado. Um tipo comum de financiamento é o apoio financeiro que uma empresa dá à pesquisa universitária ou institucional em troca do direito de prioridade no uso comercial de resultados promissores (indústria farmacêutica investe muito em pesquisas nas universidades para descoberta de novas drogas).

Os princípios da gestão do conhecimento que podem ajudar

1. Tornar clara a necessidade da geração do conhecimento de modo a estimulá-la, recompensá-la e direcioná-la rumo a um objetivo comum (tratamento de doenças que hoje não têm cura).

2. Introduzir parâmetros para mensurar o sucesso obtido que reflitam o verdadeiro valor do conhecimento (valorização dos pesquisadores e produtores de novos produtos, serviços, estratégias, técnicas, etc)..

Se o sucesso nos negócios é uma mistura de aprender e fazer, precisamos tomar cuidado para não gastarmos tempo demais adquirindo e gerindo o conhecimento pelo conhecimento em si. Conhecimento e aprendizado devem sempre servir aos propósitos maiores da organização, para a comunidade e principalmente para a humanidade.

O conhecimento é o remédio mais procurado para a incerteza.
Autor: Sandra Regina da Luz Inácio


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