É preciso ter firmeza!



Sim, sim! Não, Não!
Calma lá... Também não precisa ser 8 ou 8.000, apenas mantenha sua palavra. Mas, ela deve ter embasamento. Os extremos podem ser prejudiciais quando não temos argumentos.
O mais importante nos relacionamentos corporativos, principalmente quando se é líder, é ter firmeza nas próprias posições.

Falar sem muita segurança, voltar atrás, não saber argumentar ou ainda não ter certeza do que se disse, bem, acredito que não sejam lá atitudes muito boas. Afinal, como fica sua credibilidade?

Tem muita gente que se faz de louca e quer convencer o outro de que não fez ou não falou algo. Pessoas assim, além de tumultuar o ambiente de trabalho, acabam sendo vistas como não confiáveis.

Portanto, o melhor é abrir o jogo e colocar suas posições com convicção. Mesmo que à primeira vista isto não pareça muito simpático.
Se por um acaso houver necessidade de pedir desculpas ou esclarecer um mal entendido, tudo bem, qual o problema?

Ser firme em suas colocações ajuda sua equipe a evoluir, pois ninguém gosta de trabalhar com um líder “mole”, sem atitude. Entretanto, é preciso ouvir para aprender e estruturar nossas posições. Só assim somos compreendidos.

Como é possível argumentar sem conhecimento? Conheço gente que faz isto, é mais ou menos assim: joga-se no chão do supermercado e implora por um pacote de biscoitos. Ops! Pequei pesado, mas a cena é quase esta mesmo.
Pense nos “porquês” de os outros lhe depositarem confiança e perceberá que foi exatamente quando deu passos firmes.
Autor: Débora Martins


Artigos Relacionados


Liderança Com Educação

O Líder

Ouvir... O Outro...

Liderança X Autoridade

A Liderança Segundo Maquiavel 2

Caminhos Para O Entendimento

Diga Não!