NOVA ENERGIA VERDE DE HIDROGÊNIO DO ESGOTO



O Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia destacou, na categoria Integração, um Projeto Verde inovador. Criado por pesquisadores e alunos da Escola de Engenharia da USP, em São Carlos, Estado de São Paulo, Brasil, ele combina duas vertentes muito atuais. Controle de poluição e geração de energia limpa. O chamado BioHidrogênio ou Hidrogênio Biológico é de baixo custo e sua produção é realizada por fermentação anaeróbia acidogênica. A fermentação ocorre nas chamadas águas residuárias e produz ácidos orgânicos, alcoóis e hidrogênio. As pesquisas continuam para aperfeiçoamento dos processos operacionais. (Informações da USP)

NOVA ENERGIA A PARTIR DE REDEMOINHOS DE ÁGUA – Uma notícia vinda da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, trouxe mais novidades no mercado das energias alternativas. Segundo o "Journal of Offshore Mechanics and Arctic Engineering", é possível gerar energia com os redemoinhos causados pelos fluídos em torno de um corpo. Desenvolveu-se um mecanismo capaz de obter energia da maioria das correntes aquáticas do mundo, a um custo extremamente baixo, comparado às fontes atuais.

ROCHA PODE ABSORVER CO2 – A Revista Proceedings, da Academia de Ciências Naturais dos Estados Unidos da América, traz o resultado de um estudo realizado com a rocha Peridotita. Ela é capaz de absorver CO2 e transformá-lo em um mineral denominado calcita. O geólogo Peter Kelemen e o geoquímico Juerg Matter informaram que o processo natural pode ser ampliado em um milhão de vezes para aprisionar grandes quantidades de CO2 atmosférico e auxiliar no combate ao Aquecimento Global. O custo ainda é elevado, mas estima-se que poderiam ser absorvidas de 4 a 5 milhões de toneladas de gás carbônico por ano. (Informações do Estadão Online)

HOLLYWOOD DESPERTA PARA O MEIO AMBIENTE – Além de Leonardo Di Caprio e Robert Redford, defensores ardorosos do Meio Ambiente, Hollywood está gerando novas consciências VERDES. Uma reunião de roteiristas de filmes e seriados para televisão dos Estados Unidos decidiu incorporar temas ambientais para aumentar a participação popular no combate ao aquecimento global. A experiência demonstra que temas abordados em ações de entretenimento podem ser educativos e geradores de ações concretas. Como a maioria dos seriados lá produzidos é exportada para vários países do mundo, o alcance da medida será imenso. (Informações do Estadão Online)

CIDADE JAPONESA É LIDER EM PAINÉIS SOLARES – A cidade japonesa de Ota, a 80 quilômetros de Tóquio, possui uma experiência invejável para os padrões VERDES. Equipou 550 casas com painéis solares de alto rendimento, para geração de energia elétrica. O custo de instalação ainda é alto e não compensa comercialmente. Como ensaio porém é um sucesso e demonstra a necessidade de continuidade dos esforços para a sua popularização. Em momentos de maior insolação e geração acima das necessidades da residência, a energia excedente chega a ser “vendida” para a companhia de energia elétrica. Nada excepcional, mas comprova que os caminhos existem, principalmente num país como o Japão, tão carente de opções de energias convencionais. (Informações do Estadão Online)

Lembre-se sempre que o Planeta não pode melhorar por si só. Ele melhora na medida em que cada um de nós melhora também. Nossas pequenas atitudes no dia-a-dia são uma força incalculável pelo exemplo que damos. Somos milhares, por todo o mundo, interessados em uma vida melhor. Publique estas e outras Boas Notícias em seu Site, Portal, Blog, Jornal impresso ou em outros meios de comunicação. Pense e aja VERDE.

Álvaro Sad

GLOBAL NOTÍCIAS VERDES

Palavras-Chave
Hidrogênio energia alternativa poluição esgoto painéis solares CO2 biohidrogênio correntes aquáticas
Autor: Álvaro Sad


Artigos Relacionados


A Energia Solar

A Energia Solar E Seus Benefícios

Painel Solar Fotovoltaico E Térmico

A EvoluÇÃo Das Boas NotÍcias Verdes

EstratÉgias Verdes Da ConvenÇÃo Democrata Americana

Calculadora E Celular Movidos A Água!

Aprenda A Construir Os Seus Painéis Solares E Produza Energia