Algumas lições, sugestões e ideias para o Marketing e as Vendas sobreviverem um período de Recessão



Esta reflexão baseia-se na leitura e assimilação de alguns artigos, e estudos de caso em marketing e vendas que ocorreram durante anteriores períodos de recessão. Estas reflexões, algumas tão simples, podem ser válidas e uma ajuda importante sobretudo para os que estão a construir os seus planos para o próximo ano.

Recessão: os factos
As recessões surjem de forma inesperada e são imprevisíveis. Apenas se sabe que acontecem, normalmente são de curta duração, atingem toda a gente e não há duas recessões iguais.

Os valores dos Clientes ficam mais sensíveis:
Em tempos difíceis, os Clientes são forçados a reavaliar o que consomem, onde e no que gastam o seu dinheiro, dando azo a que surjam oportunidades e desafios, à medida que o conceito de lealdade se transforma.

Sinais de incerteza
As recessões são tempos de incerteza para os Clientes; as marcas podem ganhar a sua confiança demonstrando simpatia e cativando-os emocionalmente.

Todas as marcas podem acrescentar valor
Value for money, é especialmente importante durante uma recessão; tanto as marcas com fraca notoriedade, como as marcas com elevada notoriedade, podem passar a significar e a ter o mesmo “valor” para o Cliente.

Em tese: gastar mais não é garantia em si mesmo de sucesso
Frequentemente, há a visão genericamente difundida de que incrementando a despesa em comunicação durante uma recessão implica que, apesar de tudo, uma empresa terá mais sucesso que as suas concorrentes no longo prazo. Esta visão tão simplista e redutora, deve ser avaliada com precaução.

Manter a notoriedade de marca
Em termos de comunicação, as empresas devem continuar a explorar o melhor que têm e a comunicar as suas competencias e os resultados alcançados.

Resposta 1: Crescer
Se a empresa está em condições economico-financeiros de o fazer, esta pode ser uma excelente oportunidade de crescer e ganhar quota de mercado aos concorrentes durante a recessão.

Resposta 2: Aguentar
Consolidar a empresa em torno de uma única estratégia de marca, o que poderá significar mais valor e dividendos no longo prazo para os seus accionistas.

Resposta 3: Sacodir a empresa
Em tempos recessivos é mais fundamental do que nunca, assegurar que as operações e o marketing estão extremamente comprometidos, consolidados e optimizados.

Oportunidades num novo horizonte de comunicação
Esta recessão é imprevista e ocorre especialmente num tempo em que a penetração mundial de internet é elevada, criando novos desafos e oportunidades.

Tempo de inovação
Diz a história que os períodos de recessão são ricos em inovação. Os consumidores estão mais do que nunca predispostos a adoptar novos produtos, e as empresas nestas alturas estão obrigadas a inovar para sobreviver no longo prazo.

A mais importante das lições é, certamente, a de que as marcas continuam a ter valor mesmo em tempos de turbulência. As marcas podem perder valor senão houver investimento de marketing suficiente, mas podem ainda assim ganhar desde que nas correctas circunstâncias e com o perfeito conhecimento das oportunidades disponíveis, se tomem as melhores decisões. Tão lógico que até parece fácil de concretizar !
Autor: Miguel Cristovao


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