Relação da história com a educação e aprendizagem



Relação da história com a educação e aprendizagem

Refletindo sobre os períodos históricos e sua relação com a educação, compreendemos a evolução sociocultural decorrente da forma de educar, traçando um paralelo com alguns fenômenos influenciadores: o poder político, o poder religioso, as mudanças tecnológicas e a compreensão filosófica do processo evolutivo. Devemos considerar que o novo desperta fascínio, mesmo que algumas vezes venha acompanhado de insegurança, por tirar o homem de sua zona de conforto, que é superada pelo desejo de mudar o estilo de vida. Sendo o homem conduzido a um processo cognitivo de identificação dinâmica que sempre trará duas respostas: “conheço” ou “não conheço”, tanto no caso de conhecer ou não conhecer e não deseja conhecer, manterá o individuo em equilíbrio, já o não conhecer e desejar conhecer levará o individuo ao desequilíbrio e este desejo é o conflito cognitivo, quanto maior o desejo maior será o desequilíbrio. Só há aprendizagem quando há angustia, o desconforto pela tensão de desejar conhecer, este conflito cognitivo necessita de duas forças para retornar ao equilíbrio “assimilação e acomodação”. Assimilação é a captura das propriedades do objeto enquanto a acomodação é a interpretação das propriedades capturadas.
Quando o individuo volta ao equilíbrio ele terá dado conta de seu desejo, ou seja, terá assimilado e acomodado as informações que atendam seu desejo momentâneo, porem não significa que conheça todas as propriedades e funções do objeto. Exemplificando para melhor compreensão: a descoberta do fogo se deu pela necessidade de aquecer-se, sendo utilizado posteriormente como fonte de luz e para o preparo de alimentos, ou ainda, os recursos de um vídeo cassete em que o usuário procura dar conta das funções primarias (ligar, desligar, pausar, avançar e retroceder), isto atende sua necessidade momentânea, porem o levará a outra etapa, o desejo de aprender programar para gravação posterior, imposto pela necessidade. Observando estes exemplos notamos que a educação ou aprendizagem é uma constante busca de satisfazer o desejo de conhecer.
O modo de fazer pedagógico vivenciado na prática educativa absorve influências circunstanciais que nem sempre atendem a necessidade da evolução da sociedade como um todo, muito pelo contrário, enumeras vezes na história a sociedade foi marginalizada por suas diferenças étnicas, de classe social, de ideologia religiosa e etc, em prol da minoria dominante. A elite acreditava que detendo o conhecimento teria o poder absoluto, o que resultou no alto índice de analfabetismo funcional, gerando convenientemente um proletariado sem conhecimento técnico para discernir, mas como força de trabalho para executar sem discutir.
Hoje no mundo globalizado, descobrimos a necessidade de compartilhar o conhecimento buscando uma redução na desigualdade da evolução dos povos, objetivando o maior número possível de colaboradores comprometidos na evolução social da humanidade.
Em suma, podemos considerar que a educação, a forma de educar, a característica de cada processo pedagógico descrito na história da evolução da humanidade, foi fomentado e modelado pelo modo de vida de cada época. A busca de melhorias para o modo de vida sempre travou grandes batalhas contra a intolerância e incredulidade de muitos, assim como a ciência, á educação também se norteia na máxima de Galileu Galilei: “A verdade é filha do tempo e não da autoridade”


Hélio Ricardo Mascarenhas Fonseca
Pós-Graduando em Educação Tecnológica
CEFET/RJ-UAB - Dez/2008








Referencias:
Apostila Aula 5 As pedagogias - parte I
Lílian Martins da Motta Dias - CEFET-RJ/UAB
Autor: Hélio Ricardo Mascarenhas Fonseca


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