Analisando o Conceito de BI



Quando da apresentação de meus seminários ou até mesmo quando converso com algumas pessoas que fazem parte de meu convívio familiar, estas me questionam quanto ao conceito definitivo sobre o termo B.I. eu tenho postulado em minha mente o seguinte:

“B.I. é um conceito que através de ferramentas específicas, ou seja, softwares, auxiliam os gestores na tomada eficaz de decisões usando apenas os dados e informações que estão inseridos nos bancos de dados das empresas.”

Mesmo que o conceito acima não seja muito difícil de interpretar, eu na grande maioria das vezes escuto, logo em seguida, o questionamento: “Então é um
software que precisa ser instalado na empresa ?”

É aqui que eu percebo que em muitos casos algumas palavras não surtem os mesmos efeitos que gostaríamos como resultado.

Estudemos as palavras “chave” da afirmação acima: CONCEITO; SOFTWARES; AUXILIAM; GESTORES; DADOS; INFORMAÇÕES; DECISÃO; BANCO DE DADOS; EMPRESAS.

Conceito: Vimos em nossa fase estudantil primária de quê os conceitos são as explicações “no papel” daquilo que podemos acompanhar na prática. Portanto, podemos definir que o significado de B.I. é aquilo que podemos conseguir ao final de um processo onde o B.I. está envolvido.

Softwares: Em informática, são os programas instalados no computador. Dessa forma, vemos que o B.I. utiliza softwares para o processo no entanto,
B.I. não é um software.

Auxiliam: Ajudam; fazem parte do contexto; deixam a tarefa menos árdua. Percebemos que o conceito de B.I. então não exime de forma alguma da presença do fator humano e de outros processos envolventes.

Gestores: São os responsáveis pelas empresas, pelos setores. Na grande maioria das vezes são aqueles funcionários que já possuem um grau de comprometimento e um tempo maior na empresa. Dizemos também que estes são os “donos da caneta mágica”. Porém, infelizmente, isso não é uma regra.

Dados: É a personificação simplista de uma “coisa” que não nos traz nenhum sentido ou que nos gera um sentido duplo. Exemplo: Se colocarmos em uma lousa a seqüência 24 05 1975 muitas conclusões podemos analisar: É uma seqüência de números ? Código para determinada ação ? Uma data ? Percebemos que são apenas números
“separados por um espaço”. Não há uma certeza do quê vem a ser esta seqüência de números se não temos mais detalhes sobre ele.

Informações: A informação é a interpretação do dado. Utilizando o exemplo acima, afirmamos que a seqüência de caracteres agora é uma data e esta é o nascimento deste que vos escreve...... Assim, dizimamos todas as dúvidas que tínhamos.
Decisão: É o processo de escolha de um caminho entre, no mínimo, duas opções. Usando o exemplo da data acima, temos a opção de lembrar do aniversário e, para minha alegria, enviar um cartão ou presente ou, na pior das hipóteses, para mim é claro, simplesmente esquecê-la.

Banco de Dados: É o repositório de “todos” os dados digitados pelos funcionários operacionais.

Empresas: Eu pelo menos nunca tive a oportunidade de observar o conceito aplicado na prática do uso de B.I. numa pessoa física. É claro que ainda sou novo e que você que nos lê pode ter algum exemplo. Têm ? me envia !

Com as explicações acima, será que agora podemos reformular nosso conceito usando palavras que “qualquer” pessoa consiga entender ? Ajudem-me:

“B.I. é uma forma de ajudar os gerentes das empresas para a escolha de uma decisão utilizando alguns programas de computadores que apresentarão os
dados e informações que foram digitados pelos outros funcionários numa forma mais fácil para a interpretação.”

E agora, melhorei ou piorei ainda mais o conceito ???? Com a palavra, você amigo leitor.
Autor: Fabio Vinicius Primak


Artigos Relacionados


Como Recuperar Dados De Um Hd Externo

A Formulação Da Estratégia Financeira Nas Empresas De Construção Civil Localizadas Em Curitiba - Pr.

Quais São Os Benefícios Do Bi

Automatização Eti Estrategica Empresarial.

Como A Tecnologia Da Informação, Através Da Inteligência Empresarial – “business Intelligence” ( Bi ), Tem Provocado Impacto Na Gestão Das Empresas?

Como A Tecnologia Da Informação, Através Da Inteligência Empresarial – “business Intelligence” ( Bi ), Tem Provocado Impacto Na Gestão Das Empresas?

Softwares Empresariais Aumentam A Produtividade!