Os Jovens e o Neo-Nazismo



O neo-nazismo atrai, principalmente, muitos jovens, sobretudo em países onde o preconceito racial ainda é profundo, como os EUA (WASP, KLU KLUX KLAN) e alguns países europeus (Skinheads etc). O motivo que leva um jovem a admirar uma ideologia criminosa, anti-humana, paranóica como a nazista, provavelmente se encontra na influência do próprio preconceito racial predominante em seu ambiente familiar e/ou social. Além disso, vivemos em uma sociedade dos extremos, onde uma criança prefere mais ser apavorada por cenas de um filme de terror "meleca" do que ver um filme recomendado para a sua idade. Os jovens de nosso tempo sofrem com a síndrome do pensamento acelerado, com o estresse provocado pelo cotidiano enfadonho que levam, que jamais pode ser comparado a um filme de Hollywood, o que os leva a atitudes rebeldes e estremadas, ou seja, "querem ver o circo pegar fogo".

Mas, diferente do que o que muitos pensam, esse neo-nazismo jovem é bastante diverso da ideologia do partido nazista alemão da época de Hitler. A ideologia nazista era conservadora, imperialista e tinha fins político-econômicos encobertos pela intolerância de raça, credo, sexo etc. O jovem neo-nazista não compreende e nem se interessa pelas questões político-econômicas de sua comunidade ou país. Ele apenas admira a voracidade do exército alemão na segunda guerra, sua capacidade de ser atroz, violento. Se vislumbra com a imagética do funher Adolf Hitler, sua imponência, sua aparente grandiosidade e inteligência, sua frieza ao lidar com o ser humano. E se encanta por gostar de uma coisa proibida e tida como sinônimo de atrocidade e pura maldade humana.

Aproveito para deixar o meu recado aos simpatizantes do nazismo: Adolf Hitler foi um homenzinho muito "burro". Tinha apenas uma qualidade: era um bom orador, falava bem para as multidões ( de civis e de militares). Resumindo sua trajetória: pegou uma Alemanha arrasada pela primeira guerra e facilmente influenciável. Investiu tudo em sua loucura infantil de dominar o mundo. Teve um trabalhão para matar 19 milhões de judeus, PERDEU a guerra e deixou a Alemanha ainda mais arrasada. Pura "burrice". E os neo-nazistas ainda são desprovidos de cultura sócio-político-econômica, mais "burros" ainda. Portanto, acho que se alguém quiser admirar um louco assassino, existem certamente muitos outros que tomaram ao menos uma medida inteligente em sua vidinha de crimes.
Autor: Maiko Cesar Menassa Silva


Artigos Relacionados


As Idéias Perigosas

A Construção Da Imagem De Hitler No Filme " O Triunfo Da Vontade"

Nazismo

Nazismo, Facismo E Getulismo

Propaganda De Hitler

Entendendo Melhor A Segunda Guerra

Segunda Guerra Mundial E Suas Consequências