VÍRUS DO STATUS QUO



A IBM ficou muitos anos isolada como a melhor e maior empresa de computação do mundo, principalmente em sistemas de grande porte. Desde que foi criada, aos pouquinhos foi conquistando espaço no mercado. Ao longo dos anos foi se acomodando em seu pedestal. A sua posição no mercado sugestionava-lhe um orgulho inebriante.
Essa acomodação fez com que ela esquecesse de se vacinar contra certas doenças. Estava muito bem de saúde !!! Pra que se preocupar ?
Então veio o mosquito da fama e lhe picou, transmitindo-lhe o vírus “STATUS QUO”. E o primeiro sintoma dessa doença é a cegueira institucional crônica. Numa determinada fase de infecção, a empresa não consegue mais enxergar as ameaças crescentes dos concorrentes e as legítimas necessidades dos clientes / prospects.
O golpe fatal, que a fez entrar em convulsão, foi a onda do Downsizing. Isso a sacudiu e fez com que ela reagisse, tomando decisões drásticas. Defendeu que o certo seria o Rightsizing, ou seja, em alguns casos, clientes com uma estrutura de processamento de dados muito complexa e pesada é inviável um Downsizing, tendo que continuar com os mainframes.
A sua base de faturamento era a venda e aluguel de mainframes e periféricos, com os softwares agregados, e os serviços de manutenção. Com um novo direcionamento estratégico de marketing ela passou a dar mais ênfase: A comunicação de rede com servidores menores e mais versáteis. E a consultoria para o cliente, com uma solução global em tecnologia de informação. Em fim, ela titubeou mas retomou a liderança.
Maldita frase: “Time que está ganhando não se mexe”. Se você tiver um versátil e completo Planejamento Estratégico, com previsões eficientes de cenários, conseguirá enxergar, com mais facilidade e veracidade, as possíveis ameaças à estrutura da organização, que poderá comprometer as metas traçadas. Aí você verá que, apesar do time estar ganhando, talvez ele tenha que ser mexido sim, preventivamente, fazendo as devidas mudanças para se adequar à nova realidade.
Muitos defendem que, conseguir se manter na liderança é mais difícil que conquistá-la.
Geralmente, quem tem a vacina para esse vírus são os clientes e o mercado. Não tenha medo, seja humilde e estique o braço para ser vacinado. E se mesmo assim o cliente ou o mercado não o alcançar, desça do pedestal. Mas cuidado, quando quiser voltar pra cima dele, o concorrente já pode ter subido.......... !!!!!!!!!!!

Por tanto, “VACINE-SE ANTES DE ENTRAR NO GRUPO DE RISCO”

E SUCESSO !!!!!!!!!!!!!!

Alexandre S. Girão – [email protected] www.alexandregirao.zip.net
Autor: Alexandre Girão


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