BARACK OBAMA – Um novo líder, Para um novo mundo.



O apogeu e declínio das Nações é um fato comum encontrado na história mundial. Pode-se citar a queda dos Egípcios, dos Romanos, dos Turcos, dos Espanhóis, Ingleses, e recentemente percebe-se o inicio da queda do Império Americano.
Alguns estudiosos acreditam em ciclos, outros defendem a tese de que o futuro é construído agora, porém a arrogância e o imperialismo eram características comuns a essas Nações que pereceram.
Não se tem dúvida que os Estados Unidos da América ainda são a grande potência do mundo contemporâneo, porém observa-se que após a queda do muro de Berlim, em 1989, um movimento de várias nações em criar mecanismos de diminuir a dependência dos Estados Unidos. Um exemplo foi a criação do EURO como moeda oficial da Europa, ou mesmo a mudança estratégica da China, e dos países em desenvolvimento, que mudaram a sua forma de negociar e de se relacionar com os americanos, principalmente desde o inicio do governo Bush.
O presidente Bush realmente contribuiu de maneira muito forte para a crise que os Estados unidos atravessam, crise esta assola o mundo capitalista. Diversas nações do mundo ainda dependem da economia americana, e agora sofrem com esta falta de credito, e medo dos investidores.
Entretanto o povo americano entendeu que era preciso mudar, e dar uma guinada, rever diversos conceitos, e foi quando surgiu a esperança. E num país onde o voto não e obrigatório a população participou de forma surpreendente da eleição presidencial.
Eleger o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos foi um fato extraordinário para um País cuja história é marcada pela segregação racial. Esta eleição mostrou que por vezes, as mudanças começam a ocorrer onde menos se espera. O paradigma é quebrado, onde se é mais difícil.
A eleição de Barack Obama representa uma guinada importante da população americana na escolha de seu principal líder. Não por ele ser Democrata, visto que também retiraram o poder dos Republicanos, mas sim, pela pessoa que Obama representa para o Mundo. Um homem negro, de origem africana, que viveu no Havaí, e que chegou a Senador, e agora a Presidente dos Estados Unidos da America.
O mais impressionante de tudo isto é que apesar de todos os obstáculos, ele se planejou, trabalhou em prol de seu sonho, e quando a oportunidade chegou, ele teve coragem, enfrentou e venceu.

Algumas lições podem ser tiradas deste fato:
a. A necessidade de acreditar em seus sonhos e na sua capacidade de realizá-los, mesmo quando o mundo diga que não será possível, você precisa persistir e fazer a sua parte, pois uma dia a oportunidade chegará, e é preciso estar preparado.

b. Não se pode ter medo dos desafios. O medo inibe sucesso. Quem está preparado, não terá medo, pois sabe que é capaz.

c. É preciso entender de gente, gostar de gente, e conviver com as pessoas para liderá-las. O verdadeiro líder não impõe a sua vontade, apenas conduz o grupo, mostra os caminhos, guia as pessoas.

d. Não se pode enganar as pessoas. Principalmente quando se é líder. Você é um exemplo, um modelo. Um dia a verdade vem à tona, e as conseqüências são muito graves. O compromisso do líder tem que ser com o grupo, com a população com os ideais do povo.

e. É preciso ter coragem de tomar decisões. É preciso ter transparência. No mundo em que vivemos não se permite mais a obscuridade.

f. O que começa errado tende a terminar errado. A própria eleição de Bush foi contestada. Um governo que viveu muitas crises, e que ficou marcado pelas guerras, e pelo medo.

Percebe-se claramente que para os americanos, a cor dele, pelo menos neste momento, era menos importante. O importante era o que ele poderia fazer pelo País. O que ele poderia mudar. Como ele agiria. Os americanos acreditaram nele, como um líder capaz e preparado para realizar as mudanças que o seu País precisava, para não cair em decadência, em virtude da crise mundial, e da péssima gestão realizada pelo presidente anterior.
Ao estudar os grandes líderes da antiguidade, e as mudanças nas nações, bem como na geopolítica, percebe-se que no limiar de novos tempos, surgem novos líderes.
A expectativa da administração Obama é muito grande, espera-se que ele consiga reconduzir a nação americana ao caminho de desenvolvimento econômico. Só o futuro dirá se ele vai conseguir, porém a eleição dele já foi uma grande mudança.
A principal economia do mundo passa por um momento muito crítico, de muita instabilidade, o que torna a um grande desafio o trabalho de reconstruir e reconduzir ao caminho do desenvolvimento e do bem estar da sociedade.
Acredita-se que não será com milagres, nem tampouco com fórmulas mágicas, mas com sensatez, compromisso, liderança, paciência e estratégia que se enfrenta uma situação crítica como estar. Estas características parecem estar presentes em Obama, que se mostra bem preparado para este grande desafio
E o que se pode aprender com este grande fato da história. Assim como a queda do muro de Berlim, representou um marco de ruptura em diversos conceitos, e que iniciou uma nova era, como a quebra de fronteiras e de conceitos geopolíticos. A eleição de Obama mostra que cada vez mais, a população se torna mais exigente na escolha de seus líderes, buscam pessoas compromissadas, realizadoras, éticas, e acima de tudo conhecedores de que o papel do líder é SERVIR, e não ser SERVIDO.
Neste novo momento espera-se que as pessoas que desempenham ou desejem desempenhar a função de liderança, compreendam que o mundo mudou, e as pessoas não desejam líderes egoístas, autoritários, corruptos.
Sabe-se que a cada instante em diversos locais do mundo estão surgindo novos líderes. Lideres que chegam ao poder de diversas formas, alguns planejam tudo para chegar ao poder, outros são levados pelas circunstâncias, outros são escolhidos. Entende-se que a forma como se chega ao poder mostra claramente o tipo de líder que surgirá.
Neste novo mundo, de mudanças constantes, mundo globalizado, população mais esclarecida, as lideranças precisam entender que, não há espaço para FALSOS LÍDERES.
Pode-se concluir que a ausência de credibilidade e até a gestão desastrosa de um determinado líder favorece ao surgimento de um novo líder, e por vezes, um líder inovador, e que venha a representar todo o anseio de uma população. As gestões desastrosas, ditatórias, e que visam atender apenas os interesses egoístas de um pequeno grupo, favorecem bastante a ruptura do status quo do momento, quebrando os paradigmas, e iniciando um novo momento. Neste novo momento, identifica-se uma das características mais fantásticas que existe no ser humano, que é a capacidade de acreditar, de renovar, emfim a ESPERANÇA.
Este novo ciclo de mudanças, que agora atinge os Estados Unidos traz uma grande esperança ao mundo, mas não basta esperar. É preciso que cada um faça a sua parte, e começe a quebrar os seus paradigmas baseados nos conceitos antigos e que já estão ultrapassados.
A construção de um mundo melhor depende de todos, se cada um fizer a sua parte, certamente um dia teremos um mundo mais “Justo e perfeito”.
Autor: Kleber Cavalcante de Sousa


Artigos Relacionados


Lula: Um Líder Mundial

Como Orientar O Seu Dom De Liderança

Os Poderes Das Redes Sociais

Um País Que Tenta Reverter O Atraso Bush

A Escolha Da Liderança

Grandes Líderes

Jesus: Não Somente Um Exemplo Religioso, Mas Também Profissional