Últimos Dias Para Conferir A Exposição “francisco Stockinger – O Combate Silencioso” No Rio



Aos 88 anos, Stockinger é considerado o maior escultor vivo e um dos mais premiados do Rio Grande do Sul. A mostra reúne sua produção desde 1975 e obras mais recentes, dos últimos cinco anos, marcando o retorno do escultor à cidade onde começou sua carreira, em 1947,como assistente do escultor Bruno Giorgi. Há 27 anos, Xico Stockinger não realiza uma exposição individual no Rio de Janeiro.

Os trabalhos reunidos no Centro Cultural Correios estão divididos em cinco diferentes séries, distribuídas na Galeria de Arte, no Bistrô e na Praça dos Correios.
 
Uma das séries apresentadas é a intitulada de "Gabirus", que começou a ser realizada pelo artista em meados da década de 1990. As esculturas referem-se às famílias miseráveis, encontradas no sertão nordestino, que, em razão de uma desnutrição crônica, permaneceram com uma baixa estatura. O caso das famílias que se alimentavam de ratos, conhecidos na região como gabirus, foi amplamente divulgado pela imprensa na época. Na exposição o artista apresenta 12 peças, todas de pequeno porte – a menor com 95 cm de altura e a maior com 1,58 m.
 
A exposição acontece até domingo, dia 20 de janeiro. O CCC do Rio de Janeiro fica na rua Visconde de Itaboraí, 20, no Centro.
Informações: Tel.: (21) 2253-1580
www.correios.com.br/institucional/conheca_correios/acoes_culturais/esp_cult_rj/prog_rj.cfm
Autor: Tadeu Salgado


Artigos Relacionados


Lia Mittarakis

País De Duas Faces

Médicos Sem Fronteiras (negligências Da Mídia)

Nordeste Que JÁ Morreu

Renda Fixa Ou Renda Variável?

Quem Sou Eu...quem és Tu ?!

Di Cavalcanti