Como Detectar Mentiras em Um Currículo



O candidato para o trabalho tem um currículo atraente, é jovem, brilhante, bem-preparado e surpreendentemente com experiência na área. Você lê o currículo lhe parece um sonho, uma combinação ideal de desempenho acadêmico, serviço comunitário, responsabilidade e impecáveis referências. Parece bom demais para ser verdade.
E talvez seja mesmo!.
Uma estatística feita recentemente pela norte-americana Report of Professional Ethics observou que até 25% de todos os currículos têm algum grau de exageros. E parece que os exageros aumentam conforme as necessidades de conseguir um emprego,
"Não é limitado a certas regiões ou determinados níveis ou posições", diz Michael Palmer, que leva o talento para a aquisição prática no Canadá, uma consultoria de recursos humanos. "Vemos isso em todas as empresas em todas as áreas e linhas - sexo, raça, credo, etc."
Na maioria das vezes, Palmer diz que os candidatos não mentem descaradamente em seus currículos. Em vez disso, eles aumentam a verdade ou omitem fatos pertinentes e algumas informações nunca são reveladas.
Micro e pequenas empresas muitas vezes fazem contratação por instinto, porque gostou do jeito da pessoa, etc. não se preocupam sobre a forma como uma pessoa irá desempenhar bem suas funções, nas características pessoais e habilidades que podem ser realmente necessários para o trabalho.
Então, quais são as formas mais prováveis que os candidatos irão exagerar em seus currículos? Aqui estão as principais:
1. Formação acadêmica:
Este é o mecanismo mais comum de se falsificar e pode ser qualquer coisa de gritante a sutil. Muitos compram seus diplomas, falsificam, etc.
2. Manipulação de dados
É a omissão de uma mancha em sua experiência profissional - digamos um longo período entre a data de entrada e saída do emprego anterior. Eles fornecem anos em vez de fornecer meses de emprego.
3. Execução de trabalho de grandes responsabilidades
Os candidatos podem descrever seus sucessos anteriores. Sugerindo que fizeram projetos e cumpriram missões na empresa mais significativos do eu realmente foram.
4. Referências
Por definição, qualquer pessoa conhecida do candidato pode fornecer-lhe referências e falar sobre suas fantásticas habilidades. Procure o RH da empresa anterior que o candidato trabalhou e pergunte tudo sobre ele.
5. Estilo de Entrevista
Muitos candidatos apresentam uma confiança externa, discutem sobre qualquer assunto, falam com ênfase, apresentando-se como tendo profundo conhecimento e experiência, quando na verdade é superficial. Dependendo da apresentação das competências do indivíduo, no entanto, bajulação, um bom marketing pessoal nem sempre é fácil de detectar.
Felizmente, para você como um recrutador, existem maneiras de se evitar erros na contratação do candidato que não seja adequado.
Sabemos que micro e pequenas empresas têm dificuldades para utilizarem ferramentas para conseguir ter mais acertos na entrevista e habilidades profissionais do entrevistado.
A principal coisa que deve fazer é através de consultorias em Recursos Humanos especializadas em traçar o perfil completo do candidato. O investimento não é alto e evita a contratação de alguém que poderia custar a sua empresa muito mais, se fizerem mal ou tiverem um péssimo comportamento no futuro.
Você também pode contratar consultores externos de recursos humanos para executar o processo de contratação. Dessa forma, você vai ter a certeza que os candidatos serão submetidos a interrogatório detalhado e testes que estabelecem os pormenores das características do candidato Elas também são obrigadas a passar rigorosos relatórios e controle das informações sobre o candidato. (crédito na praça, processos judiciais, referências de outras empresas que o candidato trabalhou, etc.).
Se você acha que não pode pagar para contratar este tipo de consultoria, pelo menos você pode empregar alguns bons sensos no processo:
1. Faça uma detalhada descrição do trabalho antes de entrevistar alguém, focando claramente as competências e a experiência que você necessita.
2. Pergunte questões detalhadas sobre uma experiência anterior do candidato, fazendo com que eles entrem nos pormenores sobre os projetos e as responsabilidades que tinham com o ex-empregador. Faça-o falar todas as habilitações literárias. Peça-lhes para obter detalhes sobre as suas experiências de serviço ao cliente.
3. Concentre-se na entrevista e atividades sobre o trabalho. Peça detalhes dos projetos, dos nomes das pessoas, como foi executado e se possível dê um estudo de caso para que ele dê a solução correta para os problemas.
As empresas de um modo geral estão gastando mais tempo com a devida diligência que eles nunca fizeram antes,
As pessoas precisam começar a perceber que nós verificamos tudo: antecedentes, educação e verificar onde trabalharam e quando trabalhava e principalmente se ele sabe realmente executar o trabalho necessário.
Autor: Sandra Regina da Luz Inácio


Artigos Relacionados


A Falta Do Feedback Na Hora Do Recrutamento E SeleÇÃo

Gerente: Saiba Como Contratar Novos Colaboradores

Qual é A Finalidade Dos Testes De Personalidade Nas Entrevistas De Trabalho?

Para Se Contratar Melhor

Seleção Por Competências

Recrutamento E Seleção De Pessoal

Desafios E Planejamentos: Empresas E Candidatos