Educação Iniciática



Vontade, Mente e Emoção


“O homem traz em si mesmo o dínamo gerador de suas

dores e alegrias: a mente”. JHS.


Após algum tempo trilhando o caminho da Iniciação Eubiótica, o neófito principia no desvelar-se de certas estruturas ou modelos, embora que não sejam os mesmos estáticos, são sim dinâmicos, e nos impulsionam adiante, na Senda Evolutiva, ao fornecer subsídios para mais confiantemente peregrinarmos no verdadeiro Caminho do Meio, aconselhado por Buda, bem como outros seres de alta envergadura devido à sua categoria hierárquica. Categorias mais altas ao discípulo podem ser conquistadas com o devido mérito, conforme o caminhante aperfeiçoa-se até atingir altos graus de Iniciação, ou seja, somente mesmo por mérito próprio. Aperfeiçoando-se, sua percepção amplifica-se, mas deve sempre ele tomar o cuidado ao discernir e com o não julgar, pois é ainda um erro crasso em qualquer meio social, mesmo em nossa escola eubiótica, às vezes.

No entanto, alguns modelos, padrões ou estruturas pragmáticos são de mui valor à sua aplicabilidade no dia-a-dia, já que concentra em si a possibilidade de ação consciente em diversos contextos maiávicos em que vivemos, belamente demonstrado em filmes, cujos autores e diretores têm cada vez mais captado com suas ‘intuições artísticas’ o que há no ar, o que está havendo com o Mundo ocultamente (oculto, porque o homem não consegue ver devido ao grosso véu diante de seus olhos encobrindo-o de ver o que está além da mentira percebida pelos seus pobres imperfeitos cinco sentidos); filmes como ‘Matrix’, ‘Quem Somos Nós’ , ‘O Segredo’, e muitos outros, sobretudo os de Steven Spielberg, alguém que considero de Inteligência rara (sinal de Espiritualidade) e de um senso de Humanidade também raro hoje em dia, infelizmente, pois todos deviam tê-lo. Vale lembrar que genialidade é apenas uma fase de evolução, há degraus mais altos possíveis por quem faz sua Iniciação com a mente e o coração entregues a Deus com sinceridade, o que nem sempre ocorre.

Eubioticamente, temos, para fins didáticos, diversas ‘tríades’. Uma delas é Vontade-mente-emoção. Se imaginarmos um triângulo equilátero, teremos no seu ápice a Vontade, e nos dois ângulos inferiores a Mente e a Emoção. Analogamente podemos relacionar com Atmã, Buddhi e Manas, termos sânscritos que não têm boa tradução na nossa língua, porém não temos como explicar nesse artigo curto, no entanto o tema é aprofundado nos Graus da nossa Escola.

Se também dividirmos os homens em três categorias, do ponto de vista da Evolução dos Ciclos no presente momento, teremos: os homens mais grosseiros, inferiores; os médios, medíocres, que, creio, está a grande maioria; e os superiores, ou os mais próximos de Deus, os Santos, Sábios, Teurgos, Adeptos da Boa Lei, servos de Deus conscientemente trabalhando em prol da Construção do Homem Cósmico, de uma Humanidade Iluminada, coisa que deve acontecer bem no futuro, mas que pode ser antecipada, desde que o homem comum e o inferior desejem parar de sofrer, e comecem todos a agir como irmãos – assim, deixa de haver categorias, mesmo que sejam apenas para ilustração didático-pedagógica, e todos seremos Unos com Deus, seremos uma só família, vivendo em Irmandade, Fraternidade, Igualdade, Liberdade, pois teremos outro brilho nos olhos, outra Voz Interna a guiar nossos passos. Para isso de fato ocorrer, fazem-se necessários que cada Ser Humano queira progredir no Caminho do Bem, e se desapegar de suas preocupações egocêntricas, embora sem descuidar de sua família. Conseqüentemente, aproximando-se de Deus, de seu Deus Interno, faz-se cada vez mais UNO com aquele que o gerou, passam a ser um só, tema aprofundado por diversas Teogonias de maneira teórica, e pragmaticamente por uma Iniciação real ou simbólica, através de outra tríade: Escola-teatro-templo, prática bem de nosso Colégio.

O homem de caráter inferior destaca-se por ter sua Vontade pouco ou quase nada desenvolvida: age mais por impulso, reflexo, instintos inferiores e animalescos, chegando a cometer crimes hediondos, em alguns casos, com a frieza típica conhecida por nossos jornais. Sua mente e sua emoção assemelham-se às de um animal; pensa apenas na satisfação de seus desejos inferiores, agindo agressivamente, pensando apenas em prazeres, sobretudo os carnais, sem preocupar-se com seu Ovo áurico nem com a contaminação de seu campo magnético, coisa que o homem mediano já começa a fazer, embora inconscientemente.

O homem médio, por sua vez, desenvolve a inteligência racional muito bem, ou medianamente; ou através de estudos tradicionais das ciências materialistas vigentes, incluindo aí as que se julgam superiores, como estudos filosóficos diversos, ou mesmo alguns tidos como metafísicos. Os cursos de Espiritualidade hoje em dia estão muito em voga, devido a um mercado crescente e muito interessante aos desavisados, que acreditam mesmo estarem desenvolvendo sua espiritualidade através de meios fantásticos, fenomênicos, ‘ciências’ tidas como espiritualistas que nada mais almejam senão o seu quinhão. Devemos também lembrar que em muitos casos o próprio responsável pelo programa acredita naquilo que prega, ou seja, como se um estudo ainda ligado ao passado, às tradições antigas, inclusive atlantes, fosse levar alguém adiante. Para ir adiante requer-se ir ao estudo do futuro, não do passado. Nunca vi surtir bom efeito dirigir um ônibus lotado de desavisados cujo motorista que o conduz o faz olhando para trás. Para chegar a algum destino, primeiramente deve ele saber qual o destino, e, depois, saber como lá chegar. Meditem imparcialmente: é isso que ocorre?

Quanto ao terceiro caso, o homem superior, esse possui Vontade Divina, e não humana. Enquanto o homem médio pensa em obter, em conquistar para si e os seus, ainda que bem-intencionadamente, o Superior quer apenas cumprir seu dever perante a Lei, que, por sinal, reflete-se em seus veículos desenvolvidos, por anos de árduo trabalho em favor do todo. Sua Vontade é igual à do Pai, pois se fez UNO! Sua mente e suas emoções são de caráter altruísta, alma bondosa, sofredora por estar num mundo decadente, incompreendido eternamente, pois a humanidade não dá espaço algum a ele, não o aceita, não entende as suas idéias. Assim, é tido como louco, enquanto que na verdade é um dos poucos que abriram os olhos à grande realidade, à Verdade, libertando-se de Maia, ilustrado como Matrix no filme homônimo, num dos momentos brilhantes em que Orfeu, personagem do filme, diz: “Tudo o que te ofereço é a Verdade. Nada mais”.

As Iniciações e ensinamentos são os mesmos, apenas tomam outras formas através das artes atuais, ciências, e filosofias que servem de ferramenta ao homem intuitivo, embora que ainda mediano, e que capta o que lhes é deixado propositalmente por seres de outras esferas nos ares. Pensam assim tê-las criado, quando apenas captam o que já existe.

Da mesmo forma, devemos cuidar de nossa mente, nossas emoções, e irmos nos aperfeiçoando na Vontade Divina que reside no seio de cada um para que possamos um dia chegar a altos píncaros que há muito nos aguardam.


“O bem e o mal não existem, o pensamento é quem os cria”

William Shakespeare.


Prof. Rogério Turgante
[email protected]
http://turgante.spaces.live.com/blog
Para saber mais sobre Eubiose: www.eubiose.com.br
Autor: Rogerio Turgante


Artigos Relacionados


Abuso Nas Igrejas

Separe A EmoÇÃo Humana Da FÉ Que Vem Do Seu EspÍrito, Ela É Que Liga VocÊ A Deus.

A Terra E O Homem

O Estudo Do Comportamento Humano Dentro Da Psicologia

Amor, Fortuna E EmoÇÃo

Sabedoria De Deus, E Não Sua

A Mente Humana