Um Bom Website - O Início



Houve um tempo em que nossa comunicação empresarial com o mercado de consumo se dava por vias de uma única mão, rádios, jornais, TV. Isto era a propaganda, onde alardeávamos as qualidades de nosso produto, vantagens de compra e facilidades de uso.

Assim foi até os anos 80, nossa opção era esta. Não que isto tenha terminado ou que meios ainda mais rudimentares na forma não persistam. Como os carros de som que passam nas ruas de nossas cidades fazendo um barulho infernal anunciando aos quatro ventos - literalmente - uma gama de produtos e serviços, sem falar nas propagandas dos políticos em épocas específicas.

Agora e cada vez de forma mais intensa temos os meios de duas vias, com destaque para a internet, onde podemos falar e ouvir nossos clientes. O relacionamento mudou de forma e podemos atender de maneira quase individualizada nossos clientes. Podemos até utilizar a idéia de auto-atendimento quando dispomos de um sistema desenhado para isto.

Já visitei sites de alguns hotéis, por exemplo, onde se pode realizar uma reserva observando todos os dados necessários, incluindo o tarifário. Noutros, isto é impossível ou é meio atendido, ou seja, realizamos a visita, conhecemos as instalações e serviços, mas a reserva depende de confirmação via telefone ou o tarifário não é publicado.



Marcas e seus conceitos - é importante salientar que uma Marca transmite sentimentos diversos: confiabilidade, diversão, solidez, entre outras. Cabe ao nosso cliente decidir conforme suas necessidades. O importante aqui é que se entenda a idéia que nossa marca transmite e trabalhar para sedimentá-la.

Isto se faz através do tempo com ações de valorização e confirmação dos conceitos que queremos transmitir. Se trabalharmos a confiabilidade na nossa marca, não poderemos oferecer algo diferente ao nosso hóspede daquilo que ele viu no site do hotel. Aonde irá a confiança que ele havia depositado em nós e que lhe foi transmitida pela marca?



Um bom website - a internet vem evoluindo de forma tão rápida quanto o crescimento de seu uso. A cada dia temos mais usuários e mais acessos a esse meio de comunicação e integração mundial. Assim, os modelos de sites se modificaram de forma a assumir um padrão próprio da internet, um meio de duas vias, distanciando-se dos modelos anteriores de mão única que imitavam a televisão.

Um site empresarial pode ser apenas uma vitrine onde são expostos seus produtos com um meio de contato, um e-mail; ou pode ter certa interatividade que dê ao visitante a possibilidade de interagir com a empresa e pode ainda, de uma forma mais ampla, disponibilizar o máximo de auto-atendimento possível a seus visitantes, prováveis clientes. Claro que isto depende de políticas da empresa e da natureza de seus produtos e serviços.

Há os casos de customização onde se deve dar um tratamento próprio ao cliente ou ao pedido, mas há outras situações onde não disponibilizar ao cliente os meios para que ele mesmo entenda a empresa, seus produtos e serviços, e resolva suas questões, é uma indicação que conduz o cliente ao site de outra empresa.

Hoje e cada vez mais, a comunicação com o mercado é uma via de duas mãos onde nosso cliente interage e atua nas operações. Temos de estar atentos para isto.
Autor: Roberto Lima


Artigos Relacionados


O Que Não Pode Faltar Em Um Site Básico?

Atendimento - Um Momento Eterno

Como Elaborar Um Plano De Marketing Digital

Novas Dicas De Suplementos Baratos

Quadroplus Comunicação Integrada

Vantagens De Se Ter Um Site

Atendimento Ao Cliente Nas Grandes Empresas Será Que Está Satisfazendo?