Cria-se o problema; vende-se a solução



Antes de você nascer, um monte de gente já começava a traçar seu destino. A maioria delas desejavam o seu bem, embora nunca tivessem conseguido fazer o mesmo em suas vidas. Outras estavam só à espreita.


Assim que nasce, os dominadores ficam loucos para por as mãos em você, para carimbá-lo, rotulá-lo. E fazem isso com grande maestria, aproveitando-se de sua inocência. O mais comum e, talvez, o mais danoso método de opressão seja o religioso. Poucos dele escapam.


Consiste na doutrinação pelo medo, culpa e castigo. Ao aterrorizá-lo, enfrequecem-no e retiram de seu coração a condução de suas emoções, dando-a a sua mente. Por sua vez, a mente já iniciada na doutrinação, assume o manejo das emoções, coisa para a qual não tem competência. A mente é boa para cálculos, dar troco, estimar tempo, quantificar intensidades, decorar textos, etc. Mas não sabe lidar adequadamente com as emoções.


A mente cometerá uma série de barbaridades, cultivará medos, criará obstáculos e manterá limitações em sua vida. Em um segundo momento, ela será o alicerce de criação das doenças mentais e físicas, que serão atribuídas a fatores externos, o que, apenas em parte, é verdade. O fruto dos desajustes mentais tem um caminho certo: a zona de conforto. Você irá para o lugar cujo medo será dominado e dissipado por pessoas "mais preparadas" que você, "íntimos do Senhor", os religiosos.


Na verdade, o medo criado e incutido em seu Ser por instituições religiosas, resultará em desequilíbrios que o deixarão vulnerável e ávido por qualquer ajuda externa que o alivie. Então, essas crenças sórdidas, na suposta forma de instituições sagradas, oferecerá, aparentemente de graça, o amparo e a solução para suas mazelas (por elas mesmas criadas). Só que isso custa um preço. E caro. É a sua liberdade! É assim que fazem, simplesmente!
Autor: Carlos Bayma


Artigos Relacionados


Fortaleça Sua Coragem

Como Neutralizar A Ansiedade

Amor Distante

Medos

Você Tem Inteligência Emocional No Trabalho ?

Aprendendo A Amar

Um Único Momento