EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS EM PERIGO



Jorge Kochem

Você sabe que os aparelhos em standby não estão desligados? Tais aparelhos, na verdade estão ligados, recebendo energia elétrica e por isso sujeitos a queimar por causa da corrente de indução.
A corrente de indução é causada pela queda intermitente da energia; aquele vai e volta. Com isso a tensão entra no aparelho de forma aleatória, isto é, não partindo do ponto zero senoidal gerando a corrente de indução. Persistindo o vai e volta da energia, o seu equipamento eletrônico está correndo sério risco de queimar. Já pensou no prejuízo financeiro que isso trará ao proprietário do equipamento? Em tempos de crise, com o crédito mais difícil, ninguém deve correr o risco de perder o dinheiro que investiu em televisão, DVD, videogame, computador e outros aparelhos.
A solução para o problema é colocar um dispositivo entre a rede elétrica e o aparelho; esse dispositivo, na primeira queda da energia se desliga e corta a entrada de energia para o aparelho a ele conectado. O dispositivo permanece desligado até que o usuário, tendo certeza da normalização do fornecimento de energia elétrica, o religa e enviando, assim, a tensão partindo do ponto zero senoidal para o aparelho conectado. Dessa forma o equipamento eletrônico está totalmente protegido.
Há outro fator que coloca em risco os aparelhos eletrônicos: é o pico de tensão ou sobretensão, que é causada no momento em que o fornecimento de energia é restabelecido. Mesmo os aparelhos ligados a estabilizador podem ser afetados pela sobretensão, uma vez que tal equipamento não responde a variações maiores do que 15% da tensão da rede.
No caso de sobretensão, mesmo aquela causada por raios, para proteger o aparelho eletrônico é preciso desligá-lo da rede elétrica quando algum problema no fornecimento se manifesta e, depois de normalizado o fornecimento, o aparelho deve ser ligado outra vez à rede. Mas como fazer isso com todos os aparelhos em casa ou no escritório? E se o usuário não estiver no local no momento em que o problema acontecer?
Tanto para o problema da indução como para o problema da sobretensão, já existe uma solução. Existe um dispositivo ao qual os aparelhos eletrônicos são conectados e que se desliga automaticamente quando acontece problema na energia elétrica, cortando a energia que é fornecida aos aparelhos a ele conectados.
Esse dispositivo – o STOPBREAK – pode fazer isso porque ele é dotado de um analisador de tensão que monitora permanentemente a energia elétrica que vai para o equipamento eletrônico a ele conectado. Dessa forma, o STOPBREAK tem capacidade para proteger totalmente o seu equipamento e livrar você de perder muito dinheiro e de ter muito problema por ficar sem o equipamento.
O STOPBREAR não se religa automaticamente quando a energia elétrica volta ao normal. Ele permanece desligado até que o usuário perceba que o fornecimento de energia está normalizado e que já pode acionar outra vez o STOPBREAK e deixar que a energia elétrica chegue até seus aparelhos.
As informações técnicas sobre o STOPREAK estão disponíveis no blog http://stopbreak.blogspot.com, e ali também há orientação sobre como adquirir o dispositivo. O dispositivo é de baixo custo e protege até quatro aparelhos de alto custo. Seus aparelhos eletrônicos não precisam continuar correndo perigo, pois agora você já tem como dar a eles uma proteção eficiente.
Autor: Jorge Kochem


Artigos Relacionados


Disjuntor

A ImportÂncia Do Alternado

Caracterização Da Transmissão De Dados Na Rede Elétrica

Banco De Capacitor, Gerando Economia

Os Cuidados Que Devem Ser Tomados Na Instalação De Um Painel Solar

A InadimplÊncia E A SuspensÃo Do Fornecimento De Energia ElÉtrica

Motor De Indução Trifásico, O Motor Da Indústria