Aprender Não Porque Seja Engraçado
Curiosamente, ou talvez não podemos encontrar um paralelo na perspectiva de Carl Rogers “de ajudar o outro a ajudar-se a si mesmo”. Logo no início da relação entre Keating e os seus alunos, somos confrontados com o facto da aula de apresentação ser realizada fora do espaço físico destinado a oferecer ao Professor o poder inerente ao seu “pedestal”. Se fizermos um exercício de transposição verificamos uma analogia à entrevista não directiva, com a finalidade de promover o desenvolvimento pessoal, “vivam o dia rapazes, tornem as vossas vidas extraordinárias”, bem como a tomada de consciência dos sentimentos, emoções, valores e necessidades, “o Homem escreve poesia, não porque seja engraçado, mas sim porque faz parte de quem ele é…” e o conhecimento dos objectivos sociais e académicos, como poderemos observar na evolução do jovem Niel, que recusa hipotecar a sua alma de artista para se tornar no médico que o seu pai sempre desejou que fosse.
Keating, muito mais que um Professor, torna-se antes um facilitador, característica bem visível na cena em que encoraja os seus alunos a rasgar toda a introdução do livro de literatura inglesa. Se bem que aqui somos obrigados a admitir um paradoxo, presente no facto de Keating não abdicar do seu “poder” de Professor para conseguir levar os seus alunos à operacionalização de tamanho acto rebelde.
Na cena final, Keating abandona a sala de aula entretanto já dominada por outro Professor, mas é então que o aluno Todd, faz a sua auto avaliação, e toma a iniciativa, sobe para o tampo da sua secretaria e solta o “Oh Captain,My Captain…”, pelo que é seguido pelos outros alunos que beberam da mesma forma de ensinar que Keating lhe incutiu. Tal como afirma Rogers, não há prémios nem castigos, as recompensas são intrínsecas e incluem aceitação, compreensão e empatia, presentes na última deixa de Keating no filme, “Obrigado rapazes…”
Autor: Luis Garcia
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