Aos Barbeiros de São Paulo e de todo o Brasil.



Não faço referência aos indivíduos que, por ofício, barbeiam ou cortam cabelo, tampouco, me refiro aos insetos hemípteros hepatófagos, vetores do causador da doença de Chagas, não faço também, referência aos membros da família do Heródoto (Heródoto Barbeiro, professor, pesquisador e jornalista, âncora do jornal da CBN), mas, àqueles que, são responsáveis por parcela significativa do grande problema enfrentado atualmente nas grandes cidades e, em particular, na cidade de São Paulo, os congestionamentos no trânsito.

Os péssimos motoristas, ou barbeiros, são reflexo da má formação e fruto do comércio ilegal que se tornou a obtenção da carta de habilitação.

Os problemas do transito são atribuídos a vários fatores, tais como, excesso de veículos nas ruas, falta de opções de transporte coletivo que levam os motoristas a tirarem seus veículos da garagem, chuvas, veículos com problemas mecânicos, acidentes com motos, etc.

Muitos são os motivos que atribuem ao problema de transito, no entanto, afirmo categoricamente que, teríamos menores problemas no transito se não tivéssemos tantos barbeiros soltos por aí.
A cada instante, flagrantes de barbeiragem podem ser observados. Sinais de transito simples não são obedecidos pelos motoristas barbeiros, não porque estão transgredindo uma lei intencionalmente, mas, simplesmente porque não entendem o significado daquele sinal, poucos são os que sabem o que fazer numa rotatória.
Tenho presenciado, com freqüência, barbeiros parados na rotatória, dando passagem a quem está entrando nela, ou seja, embolando o bom andamento da mesma.
O transito, apesar de todos os demais fatores, seria muito melhor, se os barbeiros não estivessem tão presentes no nosso cotidiano.

A responsabilidade, mais uma vez, pode ser atribuída à velha, inabalável, incontrolável corrupção nos Departamentos de Transito de cada cidade deste País, onde habilitações são vendidas como qualquer mercadoria, colocando nas ruas, barbeiros incapazes de conduzirem, com habilidade, um veículo, colocando em risco a vida de outras pessoas.
Lamentável para quem corrompe e também lamentável para o corrompido ambos, barbeiros da pior espécie.

Augusto Luiz de Almeida. (09/05/09)
[email protected]
Autor: Augusto Luiz de Almeida


Artigos Relacionados


Binóculos, Crateras, Paraquedas...

Ambiente: Local Das Práticas Dos Barbeiros No Rio De Janeiro

Na Faixa!

Trânsito Caótico E Mortal

O Caso Da Bicicleta Motorizada.

Por Que O Transito Faz Tantas Vítimas?

VocÊ É Mal Educado No TrÂnsito?