Como Se Comunicar Bem
Pensando de forma corporativa, a comunicação pode causar situações semelhantes. Pode ser responsável pelo sucesso dos projetos e motivação das equipes, como também pelas dúvidas, atritos e não conclusão das atividades mal delegadas.
Segundo o Prof. David Norton, da Harvard Business School, 95% dos funcionários têm dificuldade de absorver planos inovadores da diretoria da empresa. Isso, em geral, resulta da falha na comunicação corporativa.
É importante não se esquecer de três princípios essenciais a uma boa comunicação:
Primeiro: Seja Objetivo. Fale somente o que realmente importa na mensagem.
Segundo: Seja Claro. A falta de clareza compromete os resultados.
Terceiro: Seja Preciso. Compare, cite prazos exatos, defina as metas categoricamente.
Diferentemente do que se imagina, comunicar-se de forma eficaz não significa ter um vocabulário invejável, dizer palavras bonitas e possuir uma voz de locutor de rádio. Ter uma comunicação eficaz e elogiável nada mais é do que ser entendido perfeitamente. Lembrar-se de que comunicação não é o que se diz e sim o que o interlocutor entende.
Devemos observar também que a comunicação não é avaliada apenas pelo que falamos ou ouvimos, mas pela forma com que nos expressamos e gesticulamos, ou seja, por nosso comportamento e atitude.
Irei sugerir algumas dicas para que você tenha oportunidade de melhorar sua comunicação em reuniões, apresentações e até mesmo em conversas informais junto aos amigos.
Situações a serem EVITADAS:
Falar muito baixo ou alto demais, muito rápido ou excessivamente devagar.
Respirar rapidamente de forma a prejudicar sua dicção.
O excesso de vícios de linguagem como: né, tá, então, tipo assim, percebe...
Mencionar termos técnicos a pessoas que não têm capacidade para entendê-los.
Ajeitar a gravata, cabelos ou óculos durante uma apresentação, palestra ou reunião.
Ficar olhando para o chão ou o teto.
Movimentar as mãos excessivamente, ou colocá-las nos bolsos ou cintura.
Falar sobre o que não conhece.
O que você DEVE fazer:
Ter habilidade para ouvir e interpretar.
Saber distinguir o momento oportuno para enviar a mensagem.
Desenvolver a percepção e identificar se está ou não agradando e o que mais chamou a atenção durante o processo de comunicação.
Reforçar as palavras de ação.
Desenvolver a autoanálise constantemente.
Criar um clima de receptividade e confiança.
Administrar o conflito interpessoal.
Ter habilidade para dar e receber feed backs.
Manter-se atualizado.
Utilizar-se do Feed back.
Usar a empatia compreendendo o ponto de vista do interlocutor.
Enfim, para se comunicar de forma eficaz é preciso saber ouvir, analisar, interpretar e agir. Deve-se possuir um perfeito planejamento do que se deseja transmitir, quais atitudes serão tomadas em caso de imprevistos e como conseguir fazer com que as pessoas envolvidas, não apenas entendam a mensagem, mas também a transmitam com o mesmo conteúdo originalmente elaborado.
WAGNER CAMPOS é Especialista em Marketing e Palestrante Motivacional em Vendas e Liderança. É Professor de MBA em Marketing e Vendas. Contribuiu com empresas como Ambev, Unibanco, Whirlpool Eletrodomésticos e Sebrae. É autor do Livro "Vencendo Dia a Dia".
Contato para Palestras, Consultoria e Treinamentos F: (19) 3444.9599 - 3038.0678 - [email protected] - [email protected].
Autor: Wagner Campos
Artigos Relacionados
Motivação E Determinãção
Você Tem Jogo De Cintura?
Como Aumentar Suas Vendas No Varejo
O Que é A Gestão Estgratégica?
Como Manter Seus Clientes
Gestão De Pessoas, Projeto De Vida E Carreira
Promoção De Vendas: Como Promover Melhor Para Vender Mais