Relacionamento e persuasão: ferramentas para o sucesso pessoal e profissional.



"Seja cortês com todos, sociável com muitos, conhecido de alguns, amigo de um e inimigo de nenhum."
Benjamin Franklin

A persuasão é um dos elementos da comunicação e não funciona isolada. Mas sim associada à capacidade de gerar empatia para iniciar, conduzir e manter conversações e relacionamentos produtivos. Esses atributos do relacionamento interpessoal formam a base do sucesso em comunicação. A persuasão é o preâmbulo da conquista de objetivos pessoais. Na vida amorosa, na familiar, no convívio pessoal e, principalmente, no mercado de trabalho, ser capaz de alcançar resultados significativos é questão de sobrevivência. Mais da metade do tempo das pessoas de destaque é investido em comunicação e relacionamento. É desse processo interativo que advém o mais significativo de suas conquistas.
O que faz com que algumas pessoas sejam, naturalmente, persuasivas e outras mal consigam se relacionar?

Muita gente pensa que fazer um curso de marketing pessoal é a solução para desenvolver uma poderosa ferramenta de networking. Ledo engano. A maioria desses cursos trabalha o lado exterior da pessoa, apresenta dicas e roteiros de coisas a fazer e prescrevem uma lista de “se isso, aquilo”, como se o ser humano fosse previsível e determinístico. O marketing pessoal sem a devida sustentação emocional e comportamental é como a propaganda enganosa que vende uma embalagem de primeira, mas com conteúdo frágil. O verdadeiro marketing pessoal é fundamentado na capacidade genuína de relacionamento, comunicação, equilíbrio emocional e da arte da persuasão.

As pessoas que conseguem isso naturalmente — segundo estudos realizados pelos autores da Programação Neurolinguística – PNL, Richard Bandler e John Grinder, da Universidade de Santa Cruz, Califórnia, EUA — possuem estratégias mentais que as dotam de forte atratividade pessoal, comunicação assertiva e persuasão ética, cujos resultados as transformam em excepcionais comunicadores, vendedores, gestores, etc.

O primeiro passo para se alcançar grande facilidade nos relacionamentos e desenvolver a persuasão é modificar os próprios preceitos de comunicação intrapessoal. Ou seja, como se organiza e se gerencia os próprios pensamentos, a comunicação da pessoa com ela mesma. Em todos os estudos realizados neste sentido detectou-se que as pessoas com poder de persuasão possuem também elevada auto-estima. Isso significa que para convencer alguém é preciso, primeiro, convencer a si mesmo, para se dar bem com o outro, é preciso se dar bem consigo mesmo. A questão passa a ser como fazer isso?

O filósofo Aristóteles — 384 a.C. - 322 a.C — escreveu que o pensamento é responsável pelas emoções e que estas determinam os comportamentos. Recentemente agregou-se a e sistema mais uma variável e o esquema passou a ser: pensamento gera sentimento, que gera comportamento, que gera resultados, que gera pensamentos. Resultados, entenda, podem ser positivos ou negativos. Assim, se os resultados de comunicação de uma pessoa são insatisfatórios, os próximos pensamentos o serão também e toda a cadeia funcionará com base nisso, num circulo vicioso. Daí a explicação para o fluxo de sucesso das pessoas que se relacionam e se comunicam com altos níveis de assertividade. Fazer os ajustes não é uma tarefa tão mágica como pode prescrever algum manual passo a passo. Mas é uma tarefa prazerosa e relativamente rápida, com as técnicas adequadas e a orientação de profissional capacitado para tal.

Um bom curso de PNL é o caminho mais curto para se fazer o aprimoramento da comunicação intra e interpessoal, desenvolver habilidades de empatia, poder pessoal e, consequentemente, da persuasão. O networking e os resultados virão depois disso, com muito mais naturalidade, velocidade e qualidade. Afinal, no universo da influencia pessoal, o que conta não é o quanto você possui de relacionamento, mas sim o quanto esses relacionamentos valem, na medida da influencia das pessoas com as quais você convive.

O dito popular “digas com quem andas e direi quem és” corresponde, em sua sabedoria secular, ao que escrevo aqui. Se você anda com pessoas que acreditam nelas próprias, que se relacionam com outras que também pensam assim, certamente seu estilo de pensamento é generativo, pró-ativo e vocês estão em evolução. Por outro lado, se você ainda está lidando com gente que vive reclamando, justificando os fracassos e queixando-se da vida, é hora de pular fora desse barco e buscar sua evolução. Grifei o ainda, porque o fato de você ler este artigo é um indício de que está no caminho, portanto, boa viagem na direção de bons relacionamentos e excelentes resultados com sua persuasão.
Autor: Aguilar Pinheiro


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