Feng Shui - Harmonia p/ a sua vida



Feng Shui

Feng Shui é a filosofia chinesa que busca a harmonia dentro do ambiente, através dos cinco elementos, ou cinco energias ou cinco movimentos: água, madeira, terra, fogo e metal. A tradução do termo é (Feng) vento e (Shui) água. Sendo assim, o Feng Shui traz o conceito de mutação e impermanência e representa o equilíbrio das pessoas em relação ao mundo exterior, está conectado ao ambiente físico e ao nosso mundo interior, mente e emoções. O estímulo externo resulta numa variação emocional interior. O Feng Shui ensina a gente a lidar com o ambiente onde vivemos e trabalhamos para melhorar nossa própria vida. Ou seja, o Feng Shui através da impermanência e da mutação ajuda a achar o caminho através do fluxo da energia chi – a energia vital ou consciência.
Na prática é muito simples: quando a nossa cabeça está bagunçada, isso se reflete no ambiente que também fica bagunçado e isso gera um ciclo vicioso. A mente desorganizada reflete essa reprodução no ambiente que, por sua vez, reproduz uma desorganização mental.
Quando a energia da pessoa é mal direcionada, a conseqüência é essa bagunça, que irá refletir nas relações interpessoais e no ambiente de trabalho.
Os cinco elementos do meio ambiente atuam diretamente sobre o nosso corpo. Por exemplo: a energia do fogo representa a energia do coração; a terra representa a energia do pâncreas; a água a energia do rim; o metal a energia do pulmão e a madeira a energia do fígado.
No território das emoções basais (princípio) ou primitivas o fogo é ligado à alegria e à ansiedade; a terra ao pensamento e defesa; a madeira a cólera e à raiva, a água ao medo e o metal à tristeza.
As cores e as formas exteriores podem influir indiretamente na energia da pessoa também, portanto, é preciso saber utilizar esse estudo bem como do I Ching, com a mente aberta.
A disposição dos móveis e objetos de trabalho são muito importantes também e podem influenciar nossa consciência interior. Ou seja, uma mudança radical na casa ou no escritório, pode mudar o comportamento da pessoa, porque altera a energia chi do local. Um móvel ou cadeira num local de passagem, impede o livre fluxo da energia chi que fica estagnada.
A filosofia do Feng Shui traz centenas de exemplos como: na cozinha, onde o fogão e a pia não devem estar próximos, pois geram desarmonia no ambiente por serem antagônicos, um representando a água e outro o fogo, ou mesmo numa empresa onde a parede do cofre se estiver ligada ao banheiro, não é bom, pois o banheiro pode descarregar a riqueza da empresa.
Enfim, o humor, o estado emocional podem ser influenciados por um objeto externo e como na Medicina Tradicional Chinesa que se baseia nesses principios, podem influenciar o fluxo de chi no meridiano ( canal onde circula a energia).
Conheça mais!
Angela da Silva Freitas Ramos
Enfermeira graduada pela
PUC-SP em 1985, especialização em Saúde Pública, Medicina Chinesa e Técnicas Orientais. É Acupunturista, Consultora de Feng Shui, Astrológa , Numeróloga, dentre outras. Membro da AMECA - Associação de
Medicina Chinesa e Acupuntura do Brasil, da Associação Tai Chi Pai Lin, da
CEMETRAC - Centro de Estudos de Medicina Tradicional Chinesa e da STB - Sociedade Taoísta do Brasil. Outorgada com o Troféu Vênus em 2003, devido ao seu trabalho com Medidina Oriental.

Home page: www.angela-freitas.com
E-mail: [email protected]
Telefone: (15) 32319644/3011-9706/97225410
Aulas / cursos/ consultorias . Tire as suas dúvidas!
Autor: Angela da Silva Freitas Ramos


Artigos Relacionados


Entenda A Energia De Um Estádio De Futebol Pelo Feng Shui

Feng Shui: A Arte De Harmonizar A Vida Através Da Decoração De Sua Casa

Feng Shui - Dicas Para Harmonizar O Lar E Sua Vida

Organize A Bagunça No Seu Trabalho E Atraia Bons Negócios

Faça Sua Empresa Enricar E Crescer Com Mais Energia.

Fotos E Imagens Trazem Boas E Más Influências E Energias

Para Atrair Riqueza é Preciso Cuidar Bem Do Seu Dinheiro