COMO ESTABELECER METAS?



“... se você desconhece o que quer, é fácil encontrar pessoas que lhe dirão o que elas desejam que você faça...”
A beleza e o perigo da vida moderna é que você precisa continuar a se mover em sua própria direção, do contrário as pessoas o moverão para a delas. Metas são sonhos domados de pernas! O que isto tem a ver com a Liderança? O líder só pode liderar depois que souber para onde está indo e o que quer! Assim, todas os líderes bem sucedidos estabelecem metas!
Metas são o que nos impulsiona para frente. Elas representam o que queremos e são elas que nos fazem sair da cama pela manhã. O oposto de estabelecer metas é pensar em problemas. A abordagem do estabelecimento de metas transforma a questão de “O que está errado?” para “O que eu quero?”. Mas como estabelecer metas? Como comunicar a sua mente e as pessoas, de maneira clara, uma meta, para que elas possam te ajudar a chegar exatamente onde você quer? Primeiramente, quando você estabelece uma meta, ela deve expressar seus valores, senão qual a razão de atingi-la? Depois, de acordo com os estudos originais da programação neurolinguística, há sete regras de ouro para o estabelecimento de metas:
1. As metas devem ser expressas de maneira positiva;
Elas devem ser o que você quer, não o que você quer evitar. Um exemplo clássico: se você estabelece a meta de parar de fumar, então seu inconsciente estará focado em fumar. Em lugar disso, saiba por que você quer parar de fumar! Seu objetivo, provavelmente será: ter melhor saúde. Para encontrar sua meta positiva, pergunte-se: “O que você quer atingir com isto?”, repetidamente, até encontrar o ponto positivo e final de sua meta.
2. O destino final deve ser o mais específico possível;
Para todas as metas, ainda mais as abstratas, seja específico sobre a evidência que o levará a saber que você atingiu a sua meta.
3. As metas devem ser acompanhadas por evidências sensoriais (feed-back);
Na meta, deve constar como você medirá seu progresso e com que freqüência. Por exemplo, um corredor, poderá medir mensalmente a velocidade média que está percorrendo certo percurso. Alguém que quer ter mais confiança poderá estabelecer um grau de nervosismo menor a cada nova apresentação em público.
4. As metas devem ser controladas pelo indivíduo;
Escreva na voz ativa (você é o sujeito do verbo): “eu ensinarei”, “eu farei”. Pergunte-se: “Até que ponto esta meta está sobre seu controle?”, “Que atitudes tomará para atingir esta meta?”, “O que você pode oferecer aos outros que também os fará querer ajudá-lo?”
5. Deve-se analisar as conseqüências;
Não enfoque somente em você mesmo. Toda ação tem consequências no sistema mais amplo em que vivemos. Toda meta que perseguimos terá consequências para nós e para outras pessoas. Pergunte-se: “O fim vale a pena?”, “Ele conduz a uma maior felicidade?”, “ele tornará sua vida mais equilibrada?”, “Qual o custo para você e para os outros?”
6. Disponibilize seus recursos;
Você precisará de recursos durante a jornada. Quais são eles? Os recursos podem ser: Objetos: livros, informações, tecnologia, etc; Pessoas: família, amigos, contatos; Tempo: Você possui tempo para isto? Fará um curso de gestão de tempo?; Qualidades pessoais: que qualidades você têm e quais você precisará desenvolver?
7. Deve-se estabelecer um plano de ação imediatamente.
Isto é o que transforma um sonho em uma meta. Quando você define as etapas para atingir sua meta, você está colocando pernas no seu sonho. Uma meta de longo prazo pode parecer desencorajadora. O plano de ação divide a meta em etapas menores. Ele é um mapa da jornada.
Depois, você precisa estar motivado. Esta é a razão pela qual as metas precisam ser estimulantes bem como realistas. Boa jornada!
Autor: Rafael Andrade Filho


Artigos Relacionados


7 Dicas Para Você Crias Suas Metas

Vendedor Precisa Ter Metas

AlcanÇando O Objetivo

Sonhos X Metas

Sua Meta

A Importância Das Metas

Como Alcançar Seus Objetivos