SÍNDROME METABÓLICA



SÍNDROME METABÓLICA

Para quem se incomoda com aquela “barriguinha” somente pelo aspecto estético, aí vai um alerta: o aumento da circunferência abdominal está diretamente relacionado com o aumento do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Além disto, quando este acontecimento vem associado a alterações nos exames laboratoriais, como: glicemia de jejum alterada, altos níveis de colesterol, aumento dos níveis de triglicérides, e hipertensão arterial, passa a ser portador da famosa Síndrome Metabólica.

Vamos Definir?

A Síndrome Metabólica (SM) ou plurimetabólica, já foi também denominada de síndrome X, pode ser definida como sendo um transtorno complexo, caracteriza-se pela associação de fatores de risco para doenças cardiovasculares.
Pode-se dizer que é uma doença dos tempos modernos, nos quais a obesidade, a alimentação inadequada e o sedentarismo além de se associarem, estão mais que presentes, se encontram correlacionados, conduzindo o individuo a elevados riscos a saúde.
Afinal, a Síndrome Metabólica aumenta o risco de mortalidade em cerca de 2 vezes e de desenvolvimento das doenças cardiovasculares em 3 vezes.
O consenso sobre a esta síndrome (2004) sugeriu que os indivíduos portadores de três ou mais dos seguintes critérios devem ser considerados como portadores de Síndrome Metabólica:
1. Obesidade abdominal: cintura > 102 cm em homens e > 88 cm em mulheres;
2. Hipertrigliceridemia (aumento dos níveis de triglicérides): > 150 mg/dL;
3. HDL colesterol: < 40 mg/dL em homens e < 50 mg/dL em mulheres;
4. Hipertensão arterial sistêmica > 130/85 mmHg;
5. Glicemia de jejum: > 110 mg/dL (recentemente, a Associação Americana de Diabetes sugeriu que os valores de normalidade para glicemia de jejum fossem reduzidos para, no máximo, 99 mg/dL, sendo possível que esse critério seja adotado também para síndrome metabólica em um próximo consenso);

Prevalência: as manifestações começam na idade adulta e aumentam com o envelhecimento, embora acometa mais o sexo masculino, mulheres com ovários policísticos estão sujeitas a desenvolver a síndrome metabólica, mesmo sendo magras.
Sintomas: se torna uma doença perigosa, afinal os sintomas são silenciosos.

As primeiras medidas a serem tomadas: ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E ATIVIDADE FISICA.
Ter uma vida saudável, ativa e feliz faz toda a diferença na prevenção e também no tratamento de patologias associadas a alimentação, ao sedentarismo, ou seja, na falta de qualidade de vida!
Tente ir sempre ao encontro da qualidade de vida e da felicidade!
Boa semana!!!

Izaara Alvarenga
Nutricionista
Autor: Izaara Alvarenga


Artigos Relacionados


A Prática De Exercicio Fisico No Controle E Prevenção Da Sindrome Metabólica

A Importância Da Pratica De Atividades Físicas

Factores De Risco Da Aterosclerose

A Obesidade Infantil Bate À Porta. Cuidado!

Atividade Física E Qualidade De Vida

Homem Perde Peso Mais FÁcil Que Mulher

Aspectos Da Síndrome De Down E Síndromes Associadas