MINHAS DÚVIDAS, NOSSAS DÚVIDAS.



MINHAS DÚVIDAS, NOSSAS DÚVIDAS.

Minha amiga você tocou num ponto muito importante e primordial para a humanidade, mas parece que a maioria está cega e não quer ver, nem assimilar o que seja, pois ainda estão aneladas as amarras dos dogmas religiosos. Com um belo expurgo, exitosa, e cheia de extasia a reencarnação traz momentos fastos para nós seres humanos, como se fossem uma nova genitura. Compreendemos a sua dúvida com respeito a vidas passadas. Estas vidas tem tornado muitos seres humanos frustrados por não ilairem a importância indefectível para nós. Tal aspecto precisa de uma investidura de responsabilidade, visto que pela nossa imperfeição, médiuns capazes de realizar esta forma de retrogradação da vida podem usar o seu dom par aquinhoar riquezas. Numa passagem bíblica existe a proibição de Moisés para os que usavam o dom da profetização em benefício próprio. Os que não aceitam ou discriminam o Espiritismo usam esta passagem como respaldo para denegrir a imagem tal linda da Doutrina Espírita. Ah! Se todo povo de Israel profetizasse, dizia Moisés.

Vida Espiritual diz-se da vida no mundo dos Espíritos. A Vida Futura é a vida espiritual que se desdobra depois da estagnação biológica (morte) do corpo físico. O Espírito liberto do corpo físico que pereceu, passa a viver em outro mundo, em outra dimensão, em novas condições, conhecidas como espirituais. Já a vida passada refere-se à reencarnação anterior ou anteriores à atual. Vida pregressa, vida pretérita. Queria te dizer que dentro da Doutrina Espírita não existe indagação imatura, infantilizada, pois todos merecem uma resposta plausível. “Hoje sou a Zuleica. Existe uma possibilidade de a Zuleica ter sido o Thierry”? Morado na Bélgica em 1890. Também posso ter vindo de outro "momento" em que eu era uma escrava e por aí vai. Bem, a possibilidade de saberes qual foi à primeira vida da Zuleica? Só se você estimada amiga se submeteres a uma regressão de vidas passadas. Como esse espírito apareceu pela primeira vez? Como "ela" surgiu?

“Uma comunidade pouco conhecida e difundida nos meios religiosos, que vive na Síria, no Líbano e na Jordânia. São os chamados Drusos; diz-se do membro de determinada seita religiosa secreta na Síria e no Líbano cuja crença é basicamente maometana, e que afirma que o sexto califa muçulmano, “al-Hakim” que viveu no século XI, da dinastia fatímida e que foi a última de uma série de encarnações terrenas de Deus. Esse povo, cuja população é de aproximadamente 900.000 habitantes que se dispersa por várias cidades e pequenas aldeias. Sinceramente, quando estudava uma obra que discorria sobre religiões, o nome desta figura, me chamou atenção, tanto pelo nome, como também pela figura singular de al-Hakim que segundo seus adeptos foi à última reencarnação de Deus no orbe terrestre. E aí indago: que Deus é este que veio logo encarnar num planeta de provas e expiações, além disso, lotadinho de espíritos imperfeitos. O único Espírito Puro que pisou este solo gerou muitas controvérsias na época por se dizer filho do Pai Todo Poderoso, tudo que ele ensinava classificavam de blasfêmias e no final teve que ser crucificado por não ter sido compreendido, julgado como agitador, revolucionário, teve como pena capital a morte através da crucificação”. “A doutrina da reencarnação, isto é, a que consiste em admitir para o espírito muitas existências sucessivas; é a única que corresponde à idéia que formamos da justiça de Deus para com os homens que se acha em condição moral inferior; a única que pode explicar o futuro e firmar as nossas esperanças, pois que nos oferece os meios de resgatarmos os nossos erros por novas provações”. A razão no-la indica e os espíritos a ensinam.

A maioria das religiões admite a reencarnação desde os primórdios dos tempos, e no ano de 526 depois de Cristo no concílio de Nicéia em Constantinopla mudar para ressurreição através de uma votação fraudulenta, já que existem quatro pessoas para exercer o voto e no final o resultado foi três a dois, voto misterioso que a religião católica conseguiu por obra e graça do “Espírito Santo”. A reencarnação é a esperança de todas as mães, cujos filhos se transviaram no mundo. Amiga de todos os que aspiram a elevar-se espiritualmente. Mestra dos que erra, por permitir-lhes que retornem como criancinhas, aos mesmos lares que um dia atormentaram e destruíram. Um grande cientista de renome internacional afirma: Que não é religioso e que sua família é, mas foi através da física quântica que descobriu que Deus existe e a reencarnação também.

Um cientista americano Yan Stevenson, há mais de trinta anos se dedica ao estudo da reencarnação, e já confirmou cientificamente mais de três mil casos. O Doutor Bryan Weiss através de uma sessão de Telepatia com a senhorita Bernadete, confirmou que a reencarnação existe, pois passava ele por momentos dificies, e esta moça sem o conhecê-lo, em estado de transe, contou todo o acontecido com ele, à perda de seu filho de “quatro anos de idade”, que tinha vindo a terra apenas para completar sua destinação. O Dr. Yan Stevenson desencarnou recentemente e o Dr. Bryan Weiss, ainda vive e é considerado um dos maiores estudiosos no assunto. O seu livro é bastante lido e aconselho a você ler. “Terapia de vidas passadas” (TVP), regressão ou regressão de memória é um alegado processo de recuperação de vidas passadas. A terapia pode ser feita pela ajuda da hipnose, mas alguns ensinamentos não necessitam deste método.

É sugerida por terapeutas New Age, nos E.U.A. e por terapeutas espíritas e espiritualistas, no Brasil, para cura de pessoas com problemas físicos ou psicológicos. Se lembrando de experiências no passado ou traumas, uma pessoa pode identificar a origem de seu problema e curá-lo. Um dos mais famosos escritores americanos sobre o assunto é Brian L. Weiss M.D., com várias obras traduzidas para o português. Terapeutas e escritores sobre o assunto partem da premissa da existência da alma e da reencarnação e que as supostas experiências das vidas passadas podem afetar a vida presente. Céticos afirmam que isto é altamente improvável e que estas memórias são falsas e são puramente resultados da imaginação do paciente. Se as memórias são mesmo verdadeiras ou não, a regressão parece ajudar a vida pessoal de algumas pessoas e seu relacionamento com outros. Por isso é que pesquisadores sérios como o Doutor Ian Stevenson e sua equipe na Escola de Medicina da Universidade da Virígina, E.U.A., tratam a questão de lembranças sobre vidas passadas de forma científica.

Queres saber se foi uma escrava que sofreu muito? Se a Zuleica que passa por "A" ou "B" provações, como teve início isso? Se for possível, gostaria de receber sua orientação acerca disso. Zuzu tudo é possível e se você passou por várias encarnações não tenho dúvidas, e atente para um detalhe nas diversas reencarnações o Espírito passa pela erraticidade que é o tempo entre uma reencarnação e outra e também você pode ter reencarnado tanto como homem ou mulher, pois o Espírito também possuiu livre-arbítrio. Mas, sua preferência é a reencarnação no meio familiar, mas pode receber uma missão e reencarnar numa família complicada para fazer com que os problemas da família sejam resolvidos. As obras de Deus são divinas e inquestionáveis. Tudo que você me indaga é possível, mas uma certeza que você já teve a nominação de Zuleica é improvável, mas não impossível.

As dúvidas que cerceiam a sua vida são as mesmas que azucrinam muita gente. Fazendo uma visita no site Wikipédia pode subtrair o seguinte: “A terapia de vidas passadas costuma utilizar a técnica de hipnose para aceder a experiências passadas não resolvidas”. Terapeutas de vidas passadas afirmam que ajudam a resolver problemas havidos em vidas passadas que podem estar afetando a saúde física ou mental na presente existência. Uma outra técnica utilizada pelos terapeutas de vidas passadas consiste em colocar a pessoa num estado de relaxamento e visualização de certas imagens. Num dado momento, as imagens visualizadas vão espontaneamente ceder lugar a cenas e situações que supostamente são parte das encarnações passadas do indivíduo. Nesse sentido, a hipnose não é a única técnica empregada pelos terapeutas. Porém, há quem chame também essa metodologia de hipnótica, por considerar que qualquer estado modificado de consciência provocado por indução, mesmo que sem a sugestão, pode ser considerada hipnose. Porém, alguns terapeutas que defendem que existe uma diferença significativa entre a hipnose e as outras técnicas, como a indução via relaxamento e imagens mentais.
Entre os conhecidos terapeutas dos países de língua inglesa que utilizam e ensinam a Terapia de Vidas Passadas incluem-se Barbara Brennan e Ken Page nos E.U.A. e o Doutor John Plowman no Reino Unido. Em quase todos os grandes centros do Brasil encontra-se psicólogos e psiquiatras que aplicam a técnica. No Brasil existem diversas linhas terapêuticas de TVP, cada qual possuindo suas particularidades e diferenças. Em ultima análise, as semelhanças entre elas são muito mais consideráveis que as diferenças. As divergências se situam num plano mais teórico e no foco que cada terapeuta concentra a sua atenção. A Psicoterapia Reencarnacionista de Mauro Kwitko, por exemplo, enfoca o papel do Mentor espiritual e deposita a responsabilidade de conduzir a regressão na figura do Mestre de cada um, restringindo a atuação do terapeuta.

Já nas escolas mais cientificas como ensinadas pelo INTVP, fundado por Maria Júlia e Ney Prieto Peres, não se utilizam do aspecto espiritual e o relega a um segundo plano, preferindo focar em aspectos psicológicos próprios da consciência objetiva atual e do "significado" que a pessoa dá a experiência de vidas passadas. A abordagem de Camila Sampaio, por outro lado, procura colocar a TVP num nível mais espiritual e tenta uma síntese entre a regressão e a Apometria. Esta é considerada por alguns como a abordagem mais espiritual da Terapia de Vidas Passadas dentro dos sistemas brasileiros, pois supostamente lida com a questão das "presenças", do mentor, da proposta encarnatória, da pós-morte, vidas futuras, guias espirituais. O problema minha amiga é que infelizmente somos por demais materialistas e não admitimos o que a ciência nos ensina. Podemos se esclarecer à visão espírita sobre a Terapia de Vidas passadas.

“Ensina a Doutrina Espírita que o esquecimento do passado é necessário para que o espírito em sua atual existência não seja sobrecarregado com as lembranças e emoções de outras vidas”. Verdadeira alusão à dúvida, pois se nós nos lembrássemos de todas as encarnações como ficaria a nossa vida. Você entendeu esse ponto? Claro, pois uma pessoa inteligente como você jamais negaria a sua qualidade de ser hominal. Existe uma passagem do Livro dos Espíritos que alguns defendem autorizar o resgate das memórias de encarnações passadas: “Ao entrar na vida corporal”, o Espírito perde, momentaneamente, a lembrança de suas existências anteriores, como se um véu as ocultasse; entretanto, às vezes, tem uma vaga consciência disso e elas podem até mesmo lhe ser reveladas em algumas circunstâncias. Mas é apenas pela vontade dos Espíritos Superiores que o fazem espontaneamente, com um objetivo útil e nunca para satisfazer uma curiosidade vã.

Vemos nessa passagem do “Livro dos Espíritos” que é possível lembrarem de existências anteriores, quando há um motivo útil e quando os espíritos superiores aprovam. Uma coisa que alguns estudiosos espíritas costumam dizer sobre a TVP é que ela não é uma brincadeira, mas uma técnica séria e que deve, portanto, ser procurada apenas em caso de problemas físicos ou mentais que a ciência médica não esteja resolvendo e ser aplicada apenas por psicólogos e psiquiatras. Veja que os estudiosos falam sobre TVP (Terapia de Vidas Passadas), mas se a dúvida persiste podes escolher um nome de sua confiança e realiza-la, visto que a Doutrina Espírita não proíbe nada, nós que somos responsáveis por nossos atos. Espero ter pelo menos aliviado as suas dúvidas querida Zuzu e aqui coloca a sua disposição uma nomenclatura muita vasta sobre o assunto. Apometria aqui citado está relacionada ao desdobramento, que é a saída momentânea do Espírito, isto é, ele o abandona por instantes e vai executar outras missões espirituais, leia Santo Antonio de Pádua. “Cura Profunda (Hans Tendam)”,

As Várias Vidas da Alma (Roger Woolger), Regressão e Espiritualidade: novos caminhos da Terapia de Vidas Passadas. (Hugo Lapa), O Fio de Ariadne: abordagens da Terapia de Vidas Passadas. (Camila Sampaio), Vidas Passadas, Sonhos Presentes (Denise Linn), A Regressão a Vidas Passadas como Método de Cura. (Thorwald Dethlefsen); Guia Prático de Regressão a Vidas Passadas. (Florence Wagner McClain); Nascer, Morrer, Renascer. (Célia Resende); Introdução à Terapia de Vidas Passadas. (José Antônio de Souza); Egos de Vidas Passadas: o domínio das emoções através da Terapia de Vidas Passadas. (Helga Krelling & Ariane Krelling); A Terapia da Reencarnação: as possibilidades oferecidas pela regressão a vidas passadas. (Harald Wiesendanger); Novos Métodos de Regressão a Vidas Passadas. (Trutz Hardo); Investigando Vidas Passadas. (Raymond A. Moody); Vidas Passadas, Curas Futuras. (Sylvia Browne e Lindsay Harrison) e Recordando Vidas Passadas. (Dra. Helen Wambach). Outras nomenclaturas sobre TVP (Terapia de Vidas Passadas): Conscienciologia, Hipnose, Projeciologia, Retrocognição, Waldo Vieira (especialista no assunto e psicografou muitos livros com Chico Xavier) tenho o livro dele e do Yan Stevenson com vinte casos sugestivos de reencarnação e por última sugestão o livro Hipnose ericksoniana.

Espero ter contribuído para atenuar suas dúvidas, com mais estudo irás se tornar doutora no assunto. Dizem da polecimidade do assunto, mas devemos dizer que nós brasilianos sempre gostamos de ficar com uma pulga atrás da orelha. Esse jargão popular ou clichê também pode ser delineado como preguiça mental. Eu não afirmo, mas muitos dizem que o brasileiro não gosta de ler, eu diria que os livros, as boas obras estão mais caras e longe do leitor, pois o salário não condiz com a realidade e sendo assim a cultura vai se distanciando de muita gente. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-ALOMERCE E AOUVIRCE
Autor: Antonio Paiva Rodrigues


Artigos Relacionados


Regressão De Idade

Regressão Terapêutica A Vidas Passadas

Vidas Passadas

ReencarnaÇÃo

Vidas Passadas, Nossa Real Biografia.

Afinal, No Que Os EspÍritas Acreditam?

O Passado