As 100 Melhores Dicas de Vendas



As 100 Melhores Dicas de Vendas

*Por Allynson Lymer – Palestrante de Vendas e Treinador Comportamental
27/07/2009

1. Estabeleça por escrito seus objetivos em vendas;

2. Você vai precisar de bons motivos: quais são seus sonhos?

3. Conheça bem o seu produto ou serviço e empresa;

4. Mantenha-se informado e atualizado, especialmente sobre o mercado que atua;

5. Prepare-se antes de cada venda;

6. Saiba sua taxa de conversão, registre os números de seu desempenho e avalie constantemente seus resultados;

7. Invista em seu marketing pessoal;

8. Cuide bem e verifique constantemente todos os materiais e recursos que precisará durante a venda;

9. Organize-se: mesa, arquivos, cartões, mailings, pastas, relatórios, carro, etc;

10. Planeje seu tempo e mantenha uma lista de prioridades diárias e uma agenda semanal;

11. Trate seu cliente pelo nome, isso vai fazer uma grande diferença;

12. Olhe nos olhos do seu cliente sempre;

13. Demonstre alegria verdadeira e satisfação em atender seu cliente;

14. Durante o discurso de vendas, preste atenção na reação do cliente;

15. Tenha um discurso de vendas baseado na verdade. Fale sempre a verdade;

16. Cumpra o que prometer;

17. Estabeleça uma relação de confiança com seu cliente;

18. Ouça com atenção o seu cliente, nunca o interrompa;

19. Entenda verdadeiramente as necessidades do cliente;

20. Saiba perguntar. Elabore perguntas inteligentes baseadas no seu roteiro de vendas;

21. Ao invés de vender ao seu cliente, ajude-o a comprar;

22. Procure falar em um ritmo agradável e similar ao seu cliente;

23. Estabeleça acompanhamento constante, agregando valor ao cliente;

24. Faça com que seu cliente sinta-se especial e valorizado;

25. Ofereça e deixe claras as vantagens para seus clientes;

26. Cada pessoa tem uma personalidade singular e características diferentes, entenda-as;

27. Ofereça amostras grátis e ou demonstrações parciais de seu produto ou serviço;

28. Efetive parcerias estratégicas que possibilitem prospectar e vender mais;

29. Comece o dia com mensagens positivas e criando quadros mentais dos resultados que espera obter;

30. Termine o dia com mensagens positivas e reveja quais os pontos que precisa melhorar;

31. Tenha sempre programado um horário para seu lazer, especialmente com seus familiares;

32. Mantenha sua rede de contatos ativa;

33. Lembre-se que a maioria das vendas ocorre por fatores emocionais;

34. Leia ao menos um livro inspirador ou de vendas por mês (no mínimo);

35. Aprimore-se sempre, participando, mesmo que por conta própria de palestras de vendas, cursos e treinamentos;

36. Esteja completamente familiarizado com os benefícios e vantagens de seu produto ou serviço;

37. Desenvolva uma comunicação elegante, assertiva e inspiradora;

38. Quando o cliente tiver uma objeção, ouça até o fim, concorde com ela e somente depois argumente de forma inteligente e precisa;

39. Acostume-se com o “não”. Não se deixe abalar. Cada “não”, te leva mais próximo do “sim”;

40. Selecione e saiba priorizar seus melhores clientes;

41. Diferencie-se sempre. Pergunte-se “O que tenho feito para ser diferente?”

42. Desenvolva estratégias para surpreender e encantar seus clientes;

43. Procure estratégias para fidelizar seus clientes;

44. Por qual motivo conceder desconto se o cliente não pediu?

45. Trabalhe o preço “cheio” na mente do cliente durante um tempo antes de conceder desconto;

46. Use a palavra “mais” ao falar dos benefícios e vantagens (ela soma) e cuidado ao usar a palavra “mas”, ela subtrai;

47. Toda venda tem um tempo, aprenda a respeitar e entender este tempo não sendo incisivo demais;

48. Porém, crie sempre o senso de urgência com inteligência;

49. Explique objetivamente as dúvidas de seu cliente, nunca as ignore;

50. Tome cuidado para não invadir a privacidade do cliente;

51. Lembre-se que o seu cliente é um ser humano e não apenas um cifrão;

52. Faça um elogio sincero antes da venda;

53. Mantenha uma atitude mental positiva, antes, durante e depois da venda;

54. Desenvolva e aprimore sua comunicação, sempre, sempre, sempre;

55. Saiba que o corpo fala mais do que a voz e não mente, preste atenção aos sinais do corpo durante a venda;

56. Convide seus clientes ou prospectos para um almoço ou café, o ambiente vai ficar mais leve;

57. Em assuntos polêmicos, procure não se expor;

58. Use estas palavras em seu discurso de vendas: garantido, rápido, fácil, simples, retorno, importante, novidade, exclusivo, importante, você e seu;

59. Use depoimentos de clientes satisfeitos para mostrar ao seu cliente;

60. Use métricas, números, embasamentos e pesquisas para gerar confiança;
61. Use a internet a seu favor, de forma criativa e despertando a curiosidade das pessoas para que elas perguntem mais sobre o que você vende;

62. Conheça a pirâmide de Maslow e venda mais;

63. Muito cuidado ao utilizar as palavras “sempre” e “nunca” em vendas;

64. Nunca espere o retorno do cliente, esta função é do profissional de vendas;

65. Esteja disponível para seu cliente e se não estiver, retorne o mais rápido possível;

66. Se questionado sobre a concorrência, forneça informações precisas mostrando e comparando as vantagens. Nunca fale mal da concorrência, apenas mostre no que você é melhor;

67. Comprometa-se com os resultados dos seus clientes, fazendo um pós venda eficaz;

68. Seja parceiro do seu cliente;

69. Coloque-se no lugar do seu cliente: você aprovaria o que fala e faz?

70. Não convença seu cliente, inspire-o; (Inspirar vem do latim, que significa soprar vida dentro);

71. Um bom discurso fecha a venda por si mesmo. Evite técnicas de fechamentos “milagrosas”;

72. Interesse-se genuinamente pelas pessoas e suas necessidades;

73. Tenha foco. Foco é força, distração é destruição. Aonde vai seu foco, vai a sua energia;

74. Mantenha um bom relacionamento com as pessoas de outros departamentos de sua empresa, você irá precisar deles, tudo e todos estão interligados;

75. Ao final de cada apresentação de vendas, faça uma análise dos pontos fortes e dos pontos a serem melhorados e faça a lição de casa;

76. Crie métodos para desenvolver sua paciência;

77. Evite preocupações, elas roubam seu tempo, energia e criatividade;

78. Aproveite o tempo de espera, tenha sempre em mãos um livro ou revista construtivos;

79. Não deixe se intimidar pelo ceticismo, pessimismo e cinismo alheio. Você é muito mais do que isso;

80. Aprenda a visualizar aquilo que quer de maneira consistente, sistemática e muito positiva;

81. Sempre que tiver um problema, condicione-se a pensar em diversas soluções possíveis, por mais esdrúxulas que possam parecer;

82. Ao invés de reclamar, seja pró ativo;

83. Pressão em vendas geralmente é um fator normal, portanto acostume-se;

84. Desenvolva sua flexibilidade, em vendas e na vida;

85. Modele profissionais de vendas de sucesso, mas sem perder o seu próprio e único estilo;

86. Procrastinar é um hábito sinônimo de fracasso, vale o dito popular: “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”;

87. Compartilhe suas experiências e ouça com atenção as histórias de outros profissionais de vendas;

88. Identifique o que impede seu sucesso em vendas, procure vivenciar estes fatores, decida e resolva ser o profissional de vendas que sempre desejou;

89. Desenvolva maneiras de gerenciar melhor suas emoções (vale yoga, meditação e por ai vai);

90. Eduque-se financeiramente: gaste menos do que ganha, poupe e aplique;

91. Fazer o bem é sempre um ótimo negócio, portanto, procure beneficiar todos ao seu redor, especialmente seus clientes e prospectos;

92. Adquira o hábito de agradecer, faça uma lista de tudo aquilo (e aqueles) que você é grato;

93. Compreenda que não existe milagre em vendas: é necessário esforço diário, determinação com constância de propósito e muito trabalho;

94. Seja honesto sempre. Este será o alicerce para o sucesso em vendas duradouro;

95. Busque estar comprometido de corpo em alma com tudo o que fizer;

96. Lapide seu espírito: reconcilie-se firmemente com sua fé, ore, medite;

97. Acredite em você! Você pode fazer o difícil, você pode ser o seu melhor!

98. Comemore suas vitórias, faça um programa diferente com a família ou amigos, dê-se um prêmio, permita-se a uma extravagância;

99. Atitude é tudo. Pensar é fazer, portanto, faça. Come agora mesmo!

100. Tenha uma convicção inabalável de que irá conseguir e que merece o sucesso em vendas, pois você realmente merece!

www.tecnicasdevendas.com.br

E ótimas vendas!!!

*Allynson Lymer é Palestrante de Vendas e Treinador Comportamental, Trainer e Master Practitioner em PNL com 15 anos de vivência na área comercial, Especialista em Técnicas de Vendas Comportamentais e Head Trainer do Programa IMPACTO em VENDAS da Organização Lymer & Associados.


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Autor: Allynson Lymer


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