Coach da teoria à prática



É chique e está na moda ter um coach.

Nas rodas de executivos é comum ouvirmos “Segundo meu coach”, “não posso, pois tenho uma seção com meu coach neste horário”. O coach virou o “personal training” dos executivos.
Hoje temos cursos à distância para formar coach, como também entidades que certificam profissionais para atuarem como tal; enfim há uma oferta em grande quantidade dessa prestação de serviço de consultoria, porém a qualidade é questionável.

O principal fator de sucesso de um profissional que se intitula coach é a matéria prima, ou seja, suas experiências profissionais de sucessos acumulados durante uma vida de prática executiva. É impossível ser um coach sem ter no currículo uma carreira de sucesso na vida profissional como gestor de negócios e de pessoas.
A partir desta base de vivência é fundamental que o mesmo domine as técnicas de comunicação e as metodologias didáticas de transmissão do conhecimento.
O coach não é um guru e menos ainda um pai de santo; também não deve ser um professor carregado de conteúdo acadêmico, a vomitar conceitos sobre seus clientes.

A quantidade de material, artigos e livros publicados sobre o tema transborda paginas de pesquisas da Internet e todo cuidado é pouco para não se comprar “gato por lebre”.

Nós da Datafalcon entendemos que a metodologia de Coaching é realmente eficaz e veio para ficar e deve gradualmente substituir os cursos presenciais na área de liderança e gestão, que se mostram totalmente ineficazes ao longo do tempo quando realizados isoladamente e de forma pontual.

A partir desta crença efetuamos pesquisas procurando identificar os casos de sucesso e com esta base desenvolvemos nossa metodologia de consultoria em Coaching Executivo que temos aplicado com sucesso junto a vários de nossos clientes.

Nossa metodologia consiste em quatro etapas

Etapa 1 – Entendendo o ambiente
Identificação da real demanda e expectativas do cliente.
Com base em entrevistas junto à alta direção da empresa cliente e levantamento de dados junto aos demais níveis hierárquicos, procuramos identificar claramente os pontos a serem trabalhados e definir o objetivo maior “corporativo” a ser atingido com o projeto e a estratégia a ser adotada.

Etapa 2- Obtendo comprometimento
Nesta etapa procuramos envolver todos os participantes do projeto, tanto os promotores (contratantes do projeto) como aqueles que serão os clientes “coachees” com o objetivo de sensibilização para a necessidade do trabalho, bem como conquistar o comprometimento de todos que é fundamental para que o sucesso do projeto.
Consiste em um trabalho de grupo realizado com a participação de todos onde é utilizada a metodologia de dinâmicas lúdicas que forçam o afloramento de todos os problemas de gestão da empresa, os quais são utilizados após a dinâmica no “debriefing” para o grupo.
Esta etapa é concluída com a elaboração de uma carta compromisso de todos com relação a atitudes e comportamentos a serem praticados a partir do início do projeto.

Etapa 3- Conhecendo as características individuais
Aqui será aplicado a todos um teste denominado Inventário Fatorial de Personalidade - IFP, que ajudará a identificar, de forma individual, as competências de gestão que devem ser trabalhadas com cada participante do projeto.
Um profissional da área especializado dará a devolutiva para cada participante do projeto em reunião individual devidamente agendada.

Etapa 4- Aplicação prática
O Coach, com base em todas as informações colhidas até esta etapa, realiza a primeira reunião com seu cliente “Coachee” e juntos escolhem um projeto da área do cliente que esteja sob sua gestão para, nesse projeto, orientá-lo de forma a corrigir os gaps de competências apresentados no IFP. Nessa reunião é estabelecido um plano de ação e são agendadas as próximas reuniões, que idealmente deverão ocorrer de quinze em quinze dias nos primeiros dois meses e a seguir uma por mês nos próximos três meses.
Nestas reuniões periódicas serão estabelecidas metas de desenvolvimento pessoal e profissional, bem como metas de resultados do projeto e o coach aconselhará seu cliente sobre caminhos, metodologias e atitudes que o ajudarão em cada desafio.

Etapa 5- Encerramento do projeto
Consiste de uma reunião de todos os participantes onde serão colhidos os depoimentos sobre a evolução de cada um durante o projeto.
Com base nesta reunião será elaborado um relatório final a ser encaminhado para o contratante do projeto onde serão apontados os pontos de evolução, as metas alcançadas e os pontos que ainda devem continuar sendo trabalhados.


Como podemos ver ser coach é mais do que dar palpites.

Marcos Falcon
DataFalcon Assessoria
www.datafalcon.com.br
[email protected]
Autor: Marcos Falcon


Artigos Relacionados


Papo De Coaching Com Thiago Cury

Papo De Coaching Com Thiago Cury

O Que é Coaching?

Coaching: Em Busca De Desenvolvimento

Ensinando A Aprender: O Que é Coaching?

Ensinando A Aprender: O Que é Coaching?

Como Funciona O Método Coaching