Como Aumentar Suas Vendas No Varejo



Independente de uma situação de mercado, cidade, localização ou região, para que uma loja tenha maior sucesso em suas vendas, deve se atentar a várias ações visuais que colaborarão para conquistar seus clientes e motiva-los a comprar:

Fachada: É importante que a fachada do estabelecimento tenha aderência com o segmento do mesmo. Atenção às cores, luminosos e estado de conservação pois a fachada será responsável por despertar o interesse inicial do cliente. Lembre-se do ditado: “temos apenas uma chance para causarmos uma boa primeira impressão”.

Vitrines: Devem estar constantemente atualizadas, sem excessos de produtos e artigos de decoração, os preços devem estar expostos. Trabalhe temas constantemente (dia dos pais, mães, natal, férias, praia, etc).

Lay out: É importante que os clientes consigam circular pela loja sem se esbarrarem com outros clientes e produtos. Procure disponibilizar uma boa área de circulação entre as araras ou gôndolas e mantendo uma linha óbvia de seqüência de produtos, agrupando produtos com maior aderência entre si. Não se esqueça que o interior da loja deve ser totalmente visível sem existirem móveis, equipamentos ou produtos que atrapalhem a visibilidade.

Produtos: Devem estar sempre bem conservados, sem sujeira, precificados e com suas embalagens em perfeito estado de conservação. É necessário estarem ao alcance dos clientes e com fácil visibilidade.

Comunicação/Promoção: Utilize uma boa comunicação para com seus clientes. Seja criativo e inove nos materiais de divulgação internos e externos. Desenvolva cartazes, banners e divulgações em mídia impressa para destacar seus produtos. Lembre-se de sempre adotar análise de cores, criar ambientes que identifiquem com seus clientes e trabalhar com fontes com aderência ao seu segmento e eventuais campanhas que sejam desenvolvidas. Seja criativo nas promoções, diferenciando-se dos concorrentes e do mercado. Uma promoção não tem por objetivo dar descontos e sim promover um produto ou marca além de colaborar para o aumento das vendas por um período determinado.

Atendimento: Treine e motive sua equipe constantemente. Crie campanhas de incentivos, defina metas, acompanhe os resultados. As ações de mercado, direcionada para os clientes, somente terão efeito se a equipe estiver preparada para agregar valor através de um excelente atendimento. Uma equipe despreparada, descomprometida e desmotivada dificilmente irá proporcionar o um resultado significativo e fidelizar seus clientes. Faça um banco de dados de seus clientes. Conheça seus hábitos, o ticket médio de cada um, a freqüência de compra e utilize tais informações para desenvolver ações para fidelizá-los.

Com certeza, utilizando ao menos as sugestões acima, seus resultados serão significativamente mais positivos. Então, mãos na massa e boas vendas!


--------------------------------------------------------------------------------

Reprodução autorizada desde que mantidos os créditos e contato.


--------------------------------------------------------------------------------

* WAGNER CAMPOS é Especialista em Marketing e Palestrante Motivacional em Vendas e Liderança. É Professor de MBA em Marketing e Vendas. Contribuiu com empresas como Ambev, Unibanco, Whirlpool Eletrodomésticos e Sebrae. É autor do Livro "Vencendo Dia a Dia".

Contato para Palestras, Consultoria e Treinamentos F: (19) 3444.9599 – 3441.2017 - 3038.0678 - [email protected] - [email protected]
Autor: Wagner Campos


Artigos Relacionados


Promoção De Vendas: Como Promover Melhor Para Vender Mais

Como Manter Seus Clientes

Como Organizar Um Departamento De Vendas

Como Preparar Sua Loja Para Vender Mais; Parte Ii - Comunicação Visual -

Estratégias Para Vender Mais No Varejo

Só Não Vende Quem Não Quer

Promoção De Vendas: Como Promover Melhor Para Vender Mais