O Carnaval Em Paquetá



Na Wikipédia, a enciclopédia livre, aprendemos que o carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar, que começando no dia de Reis (Epifania) e acabando na Quarta-feira de cinzas, às vésperas da Quaresma, é marcado por um "adeus à carne", ou "carne nada vale", advindo daí a origem ao termo "Carnaval". 

Os primeiros relatos dessa festa apontam para a Roma do século XI, onde havia um festejo chamado "Saturnália", em que um carro no formato de um navio abria caminho em meio à multidão, que usava máscaras e promovia as mais diversas brincadeiras, achando alguns que é daí que se origina o termo:  de carrum navalis (carro naval). 

Entretanto, a origem mais aceita atualmente é a que liga "Carnaval" à expressão carne levare, ou seja, afastar a carne, uma espécie de último momento de alegria e festejos profanos antes do período triste da Quaresma.  

Na Ilha de Paquetá, logo no início do ano já começam os preparativos para o Carnaval, com os blocos carnavalescos realizando os seus ensaios, os compositores competindo pela escolha dos samba enredo e as baterias treinando, afinando e ensaiando os seus instrumentos e assim, todas as sextas-feiras, a partir das 21 horas, o Bloco Carnavalesco Unidos de São Roque esquenta a quadra do Municipal Futebol Clube e o Bloco do Camelo se reúne para ensaios, também às 21 horas, no Barreirinha Futebol e Regatas. 

Aos sábados, também a partir das 21 horas, é o Bloco Carnavalesco Silêncio do Amor que ensaia no Barreirinha Futebol e Regatas.   

Durante o período do Carnaval a Ilha de Paquetá recebe muitos turistas e são vários os blocos de sujo que saem pelas ruas da Ilha, como o Bloco do Goró, o do Camelo, o da Tartaruga, o das Piranhas e outros mais, com muitos mascarados e abertos para todos os que quiserem participar deles, tendo ou não alguma fantasia, mas sempre com muita animação, com liberdade total para os foliões e percorrendo todas as ruas da Ilha. 

O Silêncio do Amor e o Unidos de São Roque desfilam pela rua principal, a Furquim Werneck, como integrantes que são do Grupo Extra da Federação dos Blocos Carnavalescos do Estado do Rio de Janeiro e como esse grupo é composto apenas por esses dois blocos, todos os anos sempre um deles é o campeão e o outro é o vice campeão e, assim, os dois são sempre vencedores ...

Coisas de Paquetá ... 


Autor: Marcelo Cardoso


Artigos Relacionados


Brincadeiras E Sonhos Infantis

Doze Lugares Chamados ‘paquetá’

Futebol Em Paquetá

O Ameno Resedá

SolidÃo...

Moradores Do Tempo

‘paquetá’ E Os Seus Homônimos