Nossas Palavras Selam Nosso Caminho



Construímos nossa vida com o que falamos. Logo no início do Livro de Gênesis vemos que Deus criou o mundo com a Sua Palavra "E Deus disse; e disse e disse..." citado ao longo de todo o primeiro capitulo do livro.

Deus nos criou à Sua imagem e semelhança (Gênesis 1:26-27), portanto nossas palavras também tem poder criador. Cabe a nós saber o que criaremos ao nosso redor.

O Rei Davi disse que a sua língua é a pena de um destro escritor. (Salmo 45:1) Ou seja, que com as palavras vamos traçando as veredas da nossa vida.

O Senhor Jesus mesmo advertiu que "a boca fala daquilo que o coração está cheio" (Lucas 6:45), ou seja, nossas palavras são a expressão do que cremos no nosso íntimo. De nada adianta falar ao contrário do que cremos. Precisamos sim pedir ao Senhor para nos dar sabedoria, entendimento e direção através da sua Palavra para que confiemos e falemos de acordo com isto.

Tiago também ressaltou a força da nossa língua: apesar de ser um pequeno órgão é um instrumento muito poderoso. "Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo. Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo. Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa. Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno." Tiago 3:2-7

Nossas palavras ativam o poder de Deus e colocam os anjos do Senhor a trabalhar por nós. Em Daniel 10:12 temos "Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras."

O Senhor Jesus deixou clara a nossa responsabilidade quanto àquilo que mantemos vivo em nosso íntimo e o que falamos em decorrência disso. "O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado." Mateus 12:35 a 37. Portanto observe bem o que você anda falando: sua fala é reflexo do seu sentimento e também da sua vida.

"Quem fala a verdade manifesta a justiça" (Provérbios 12:17).

O que é a Verdade? Verdade é tudo o que nos diz a Palavra de Deus. "Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade." João 17:17. Se você pautar a sua vida naquilo que Palavra diz certamente terá transformações positivas em todas as áreas da sua vida.

O que é a justiça? Justiça é a concretização da Palavra de Deus nas nossas vidas.

Quem conhece a Palavra, crê que ela é a verdade vinda de Deus para nós e fala de acordo com Ela tem a sua vida abençoada em todos os sentidos.

"Errais não conhecendo as escrituras e nem o poder de Deus". Para podermos falar e abastecer o nosso coração conforme a Palavra de Deus temos que primeiramente conhece-la lendo a Bíblia, orando e meditando para que o seu sentido nos seja revelado pelo Espírito Santo, em seguida crer que a Palavra é a Verdade e falar de acordo com Ela.

Muito cuidado: jamais aceite qualquer "verdade" dita por pessoas, mesmo que você as considere de confiança ou que tenham aparência aceitável, sem confrontá-la com a Palavra. Sempre tenha dentro de você o testemunho do Espírito Santo sobre a Verdade e jamais deixe que a palavra de qualquer pessoa venha a substituí-lo. Neste aspecto a palavra é bem clara: "Maldito é o homem que confia no homem" (Jeremias 17:5a)

Para exemplificar seguem algumas citações cotidianas em contrapartida àquilo que a Palavra de Deus diz.

O mundo diz:

"Estou doente e para mim não tem mais cura"

Mas Deus diz:

"Pelas pisaduras de Cristo eu já fui curado" (Isaías 53:4 e 5)

O mundo diz:

"Seu filho é um marginal, drogado, incorrigível"

Mas Deus diz:

"Os filhos são heranças do Senhor" (Salmo 127:3)

O mundo diz:

"Você já está muito velho para ter um bom emprego, seu tempo já passou"

Mas Deus diz:

"Que eu como do fruto do meu trabalho, sou feliz e próspero" (Salmo 128:4 NVI)

E assim por diante...todas as diretrizes de Deus para qualquer área da sua vida estão presentes na Sua Palavra. Estude a Bíblia, medite sobre o que leu, conheça e creia, não por mãos de homens, que podem errar mesmo sendo bem intencionados, mas é pelo Espírito Santo que o Pai nos ensina toda a Verdade. "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." João 14:26

A Palavra pode até parecer loucura para o mundo, mas, na verdade Ela é o poder de Deus em ação nas nossas vidas. "Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes." 1 Coríntios 1:18-19

Não tenha vergonha de falar pela fé e não pela aparência das coisas. "Deus chama as coisas que não são como se já fossem" Romanos 4:17

Avalie-se e mude sua vida para melhor: passe a observar o que fala e naquilo que você tem crido e mude para o que a Palavra de Deus diz. Certamente você transformará muitas coisas da sua vida para melhor ainda hoje.

São os meus votos.

Em Nome de Jesus.

 

Mônica Gouvêa Sgarbi Gazzarrini

E-mail: [email protected] ou [email protected]

 

Visite artigos sobre a caminhada com Deus em:

http://bencaossemlimites.blogspot.com/
http://www.webartigos.com/categories (selecione: religião)


"Jesus Cristo é o Senhor"


Autor: Monica Gazzarrini


Artigos Relacionados


Dor!

Eu Jamais Entenderei

Nossa Literatura

Quero Lhe Dizer

Minha Mãe Como Te Amo

Mulher

Pra Lhe Ter...