Treinamento para vendedores de carros em São Paulo- Argumentos diferentes para clientes distintos



O Vendedor Bem Sucedido – Argumentos diferentes para clientes distintos

Um erro muito comum entre os profissionais de venda é tentar utilizar o mesmo tipo de argumentos e abordagem com todos os clientes. Evidentemente que este método de vendas só obterá sucesso com algumas pessoas e fracassará com outras. Clientes diferentes se sensibilizam com argumentos diferentes e, portanto, precisam de uma comunicação distinta para serem persuadidos. Para obter sucesso, o vendedor precisará desenvolver duas qualidades básicas: sensibilidade para perceber com que tipo de cliente está lidando e flexibilidade para adaptar sua argumentação ao estilo deste cliente.

Basicamente, existem três tipos de pessoas com relação à forma como captam e organizam sua percepção de mundo. Existem as pessoas visuais, as auditivas e as sinestésicas. Quando um vendedor estiver realizando uma apresentação de vendas a um cliente visual e utilizar argumentos puramente auditivos, certamente terá dificuldades de sensibilizar esta pessoa. Da mesma forma, se estiver argumentando com palavras, expressões e exemplos visuais para um cliente sinestésico, vai ter dificuldade para se fazer entender e persuadir este cliente.

Como dissemos, todas as pessoas têm determinada especialização psicológica na forma com compreendem e percebem o mundo. Existe um ditado popular que afirma: “É preciso ver para crer”. Para as pessoas visuais, esta expressão é literalmente verdadeira. Só após verem de fato o produto e observarem todos os seus detalhes visuais é que conseguirão tomar a decisão de compra. O mesmo raciocínio também vale para os clientes auditivos e sinestésicos.

Vamos apresentar melhor os três tipos de clientes, a maneira como se comunicam e a melhor forma para sensibilizá-los.

Clientes Visuais

O primeiro tipo de clientes que vamos apresentar são os clientes visuais, ou seja, aqueles clientes que percebem melhor o mundo através de imagens. Tente agora identificar algumas pessoas de seu relacionamento que são visuais, ou lembre-se de clientes que já atendeu e que pertencem a este grupo particular de pessoas.

As pessoas visuais geralmente utilizam expressões que traduzem sua forma de pensar. Quando elas dizem “o dia está brilhante”, certamente estão expressando simbolicamente a forma como percebem o dia, ou seja, estão visualizando imagens brilhantes e claras daquele dia. Em geral, as pessoas visuais costumam incluir, inconscientemente, em suas conversas habituais, expressões e palavras como: “o dia está azul”, “deixa eu te mostrar uma coisa”, “a situação está preta”, e “é preto no branco”, entre outras palavras e frases que demonstram a forma como organizam seus pensamentos.

Para se comunicar mais facilmente com estas pessoas, é preciso incluir os mesmos tipos de expressões e argumentos visuais que elas utilizam. No caso de clientes, além de se comunicar com eles em sua linguagem preferencial o vendedor terá de demonstrar seus argumentos através de imagens, pois assim conseguirá sensibilizá-lo mais facilmente.

Clientes Auditivos

As pessoas que percebem o mundo através de argumentos e metáforas auditivas, que precisam “ouvir para crer” são os chamados clientes auditivos. Para estas pessoas, ouvir distintamente uma argumentação é mais importante do que ver a imagem da mesma. A imagem não é tão importante para estes clientes, mas a maneira como são proferidas, o som e as palavras utilizadas na argumentação são fundamentais.

Na venda de um produto, por exemplo, este tipo de cliente vai preferir ouvir detalhadamente os argumentos relacionados aos benefícios que o produto irá lhe trazer do que propriamente ver o produto. Estas pessoas utilizam, habitualmente, expressões como: “ouça aqui uma coisa”, “deixa eu te contar...”, “preste atenção no que estou dizendo”, “me fala um coisa”, e diversas outras expressões que simbolizam como é sua forma de expressar uma idéia ou pensamento.

Clientes Sinestésicos

O terceiro grupo de clientes são aqueles que se comunicam e percebem o mundo preferencialmente através do sentido tátil. São as pessoas que precisam tocar o produto, vesti-lo ou experimentá-lo para se sentirem seguros e tomar a decisão de compra.

Pessoas sinestésicas utilizam expressões e palavras em sua comunicação que refletem esta forma de perceber o mundo. Normalmente falam utilizando frases e palavras como: “estou sentindo um peso em minhas costas”, “a barra está pesada”, “a coisa vai esquentar”, “fica frio”, “estou me sentindo leve depois desta notícia”, e outras expressões que identificam sentido tátil.

Para vender a estes clientes, o vendedor deve procurar facilitar o acesso destas pessoas ao produto, fazê-los tocar o produto, experimentá-lo ou senti-lo em suas mãos.

Como dissemos anteriormente, para se comunicar adequadamente com todos os tipos de clientes e se tornar um vendedor de sucesso existem duas qualidades que são fundamentais para qualquer profissional. É preciso desenvolver a sensibilidade para perceber com qual tipo de cliente está lidando e também a flexibilidade necessária para se adaptar às circunstancias e se comunicar eficazmente com cada tipo de cliente.

• Sensibilidade – é necessário que o vendedor comece a prestar atenção ao comportamento de cada cliente, observando sua linguagem, as expressões que utilizam, a forma como processa as informações para distinguir com qual tipo de cliente está lidando naquele momento.
• Flexibilidade – após perceber qual o tipo de cliente está tratando o vendedor precisará desenvolver uma comunicação adequada àquele cliente, acompanhando sua linguagem e sua forma de se expressar e compreender o mundo.

Aprender a utilizar argumentos diferentes para tratar com clientes distintos é a melhor forma que tem um vendedor para obter sucesso num processo de vendas, pois assim os clientes conseguirão entender e se sensibilizar com a argumentação do vendedor, visto que este consegue adaptar sua linguagem à forma de compreensão da cada grupo diferente de clientes.

Nos próximos dias continuaremos publicando uma série de artigos para aprofundar estes conceitos. Convidamos os leitores a acompanharem esta matéria.

Ari Lima
31 3324 1861
31 9918 1900
arilima@arilima.com
www.arilima.com




Convite - TREINAMENTO PARA VENDEDORES DE CARROS EM SÃO PAULO DIA 25 DE AGOSTO

Gostaria de convidá-los a participar de nosso treinamento em MARKETING E VENDAS PARA O SETOR AUTOMOBILÍSTICO que será realizado em São Paulo nos dias 25 e 26 de agosto das 19 as 22 horas.

O MELHOR TREINAMENTO PARA O SETOR AUTOMOBILÍSTICO DA ATUALIDADE NO BRASIL


Para maiores informações e inscrições favor ligar nos telefones:


Fone: 11 2673-6349 11 2671 7729

Local: Espaço Paulista – Av. Paulista, n. 807 – São Paulo-SP



Valor do investimento: R$ 260,00 até 10/08

R$ 290,00 após esta data


O programa terá os seguintes objetivos principais:


• Apresentação de modernas e eficazes técnicas de vendas de automóveis.

• Desenvolver uma performance motivacional de alto nível.

• Tornar a utilização das técnicas apresentadas habituais e sistemáticas.

• Preparar o vendedor para que tenham um desempenho superior à média do mercado.

• Criar uma cultura de trabalho de exceléncia profissional e atendimento à cliente diferenciado.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO



Tema - Seminário Marketing e vendas para o setor automobilístico



"Os segredos de Joe Girard para se tornar o "maior vendedor de carros do mundo", segundo o Guinness Book".



Programa



O planejamento

• Traçar objetivos e metas de vendas

• Planejando seu trabalho e trabalhando o seu plano

• Buscar foco no cliente e nos resultados

• Utilizando a "lei de Pareto" para identificar os clientes ideais e otimizar a lucratividade



Negociação em vendas



• A importância da empatia e da comunicação na negociação

• A flexibilidade e a margem de negociação

• Ouvindo o cliente, observando e pesquisando informações essenciais

• Se colocar no lugar do cliente

• Saber ceder e saber ser firme no tempo certo

• Conhecer o momento certo do fechamento



O método Joe Girard



Dicas eficazes para transformar qualquer vendedor num campeão de vendas



• O início do relacionamento

• A construção de um relacionamento duradouro

• Não fuja do cliente após a venda

• Transformando seu cliente em um parceiro

• Desenvolvendo parcerias com o mercado

• Ampliando seu networking para realizar negócios

• A “Lei Girard dos 250”

• Tornando seu cliente um amigo

• A utilização do cartão de visitas de forma dinâmica

• Mantendo contatos freqüentes com clientes

• Faça com que experimentem seu produto

• A busca constante por novos Clientes

• Vendendo para seus fornecedores

• Relacionamentos personalizados

• Tratando o cliente como um ser humano





Marketing de Guerra



Utilizando táticas e estratégias inovadoras de vendas para competir com os diversos tipos de concorrentes e descobrir novas oportunidades de mercado



"Hierarquia das necessidades de Maslow"



• O processo de tomada de decisão na compra de um carro

• As necessidades e desejos dos clientes

• O processo psicológico da compra

• As prioridades de cada cliente



Método A. I. D. A. – a mais eficaz formula de vendas



• Atenção

• Interesse

• Desejo

• Ação



Vendendo para mulheres



• Dicas eficazes para atender ao público feminino

• Diferenças entre homens e mulheres no processo de compra

• O que as mulheres mais valorizam

• Que argumentos utilizar para conquistar as mulheres

• Os diversos tipos de compradoras



Como atender e vender para Clientes difíceis



• Clientes indiferentes

• Clientes inseguros

• Clientes autoritários

• Outros tipos



Como superar objeções de clientes

• Porque os clientes levantam objeções

• O que significam as objeções

• Como se comportar diante de uma objeção difícil

• Como transformar uma objeção em oportunidade de venda



A importância da Inteligência emocional no desempenho do vendedor



Melhorando o desempenho em vendas



• Motivação e atitude

• Comunicação e relacionamento interpessoais

• Estabilidade emocional

• Criatividade e inovação

• Trabalho em equipe

• Capacidade de focar e perseguir objetivos



Formas de apresentação do treinamento



• Utilização de recursos multimídia, com Datas Show, para intercalar imagens, pequenas seqüências de filmes e idéias chaves como apoio à comunicação entre o consultor e os participantes.



O treinamento fornece

• Manual Marketing e Vendas para o Setor automobilístico

• Certificado de Participação



Sem mais para o momento aguardamos seu pronunciamento e nos colocamos a disposição para outros esclarecimentos.



Atenciosamente



Ari Lima





31 3324 1861

31 8813 5871



www.arilima.com





Alguns clientes que participaram de nossos treinamentos.



• Recreio Concessionária Volkswagen –MG, Localiza semi-novos – MG, Portal Auto-Shopping – MG, Multicar novos e usados – MG, Calegaretti Veículos – SP, HONDA HVILLE – SP, PLANET CAR –SP, UNIVÉL VEÍCULOS –SP, HYUNDAI CAOA – SP, TOLENTINO VEÍCULOS – SP, AUTO CAPITAL MULTIMARCAS – SP, ROVECAR AUTOMÓVEIS – SP, BRABUS MITSUBISHI – SP, GODVÉL VEÍCULOS – SP, Interlagos veículos – SANTOS, Ponto com veículos – Santos, Luigi veículos – Praia Grande, Portugal Imóveis, Casa Verde Imóveis, Prediminas Imóveis, Imperial Imóveis, Geraldo Matos Imóveis, VPR Imóveis, Houssing Negócios Imobiliários, Lopes Pimenta Imóveis, Rio Doce Imóveis, Administra Imóveis, Novolar Imóveis, Imobiliária Santa Mônica, Portal Negócios Imobiliários, Imóves J&M, Ãngelo Imóveis, Pinheiro Imóveis, Alvorada Imóveis, Teixeira Imóveis, Plantão 24 Hs, Elegânce Imóveis, IMAP – Imobiliárias Associadas da Pampulha, DMG – consultoria e prestação de serviços, Telefônica Oi – Concessionária Telemar, Dow Química, UEMG – Universidade Estadual de Minas Gerais, UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, ABD – Associação Brasileira de Design, INAP – Instituto de Artes e Projetos, ESA – Escola Superior de Advocacia /OAB – MG, INDC – Instituto Nacional de Defesa do Contribuinte, Faculdade Estácio de SÁ de Belo Horizonte, SHERIN WILLIAMS, Clinica CRIS / ASPAC.





Currículo resumido do consultor Ari Lima



Empresário, engenheiro civil, escritor, consultor, palestrante, especialista em marketing pessoal, gestão de carreira e comportamentos organizacionais. Ministra cursos e seminários para gerentes e vendedores do setor automotivo, profissionais liberais, empresários, executivos e demais profissionais. Escreve artigos para inúmeros sites e portais da internet, revistas e jornais de circulação nacional. É colunista fixo das revistas Visão jurídica, portal Consultor Jurídico (grupo Estadão), revista Petit de medicina pediátrica, além de artigos publicados nos Jornais Emprego e Negócios/MG, Jornal A Comarca do Mundo Jurídico e Jornal Universitárius. O consultor tem 25 anos de experiência em marketing, vendas, treinamento de vendedores e atendimento a clientes.



Performance Consultoria & Treinamento,
Fone 31 3324 1861 / 31 9918 900 Belo Horizonte /MG
Autor: Ari Lima


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