NOVAS A합ES PARA UMA EDUCA플O PARA TODOS



NOVAS A합ES PARA UMA EDUCA플O PARA TODOS.

픰 vezes os educadores sentem medo, desespero ou completa desmotiva豫o diante da forma desrespeitosa como so tratados pelas administra寤es em sua grande maioria que preferem contornar os desafios do sistema ao invs de assegurar educa豫o de qualidade para todos propostos em documentos nacionais e internacionais. As polticas pblicas em educa豫o so completamente deslocadas da fun豫o social da educa豫o. Temos vrias a寤es como O MAIS EDUCA플O, O PROJETO SEGUNDO TEMPO que na essncia so boas medidas, mas na prtica se baseiam apenas em mandar dinheiro para as Escolas sem um processo pedaggico eficiente que d realmente guarida aos anseios dos educadores e a um processo de forma豫o eficincia pautado na concretude de a寤es que procurem erradicar os resultados cada vez mais pfios que temos constatado nos exames nacionais da educa豫o brasileira.
O que precisa ser feito urgentemente deixar de utilizar retrica e partir para uma poltica de valoriza豫o do magistrio no apenas monetria, mas de respeito aos educadores j que a educa豫o de qualidade uma mo de dupla a豫o e que precisa de pessoas que realmente queiram fazer o trabalho de educadores e bem para verificar que possvel mudar um pas a partir da educa豫o. O que os educadores querem no apenas salrio , mas querem condi寤es dignas de trabalho onde possam desenvolver novas pesquisas, novos modelos de condu豫o da sala de aula e gestes democrticas que compartilhem experincias dentro e sala de aula. O espao da sala de aula deve ser transplantado para que os alunos conheam a realidade, avancem no conhecimento, sejam agentes de mudana tanto do processo de conhecimento quanto de valoriza豫o de idias , pensamentos e concep寤es de vida.
No contexto de a豫o da educa豫o preciso que as escolas formadoras de educadores tenham uma prtica de conhecimento de formando do que a realidade da educa豫o. Onde esto as polticas estatais no desenvolvimento da educa豫o e qual o modelo eficiente de educa豫o realmente para todos. No podemos aceitar que a educa豫o e os educadores sejam tratados como categorias deslocadas do pensamento popular que em sua grande maioria s querem filhos na escola sem se preocupar com Projeto Poltico Pedaggico, A寤es Pblicas, Rendimento Escolar e conhecer a fundo a realidade do processo escolar como um todo. A sociedade tem de se envolver no processo de desenvolvimento das escolas e tem de exigir respeito com os educadores no sentido de que seu trabalho seja reconhecido , valorizado e pautado na lgica de dignidade, respeito e a豫o tica em todos os sentidos.
No momento atual temos leis que contemplam de modo tmido valoriza豫o dos professores como a LEI DO PISO que vem sendo simplesmente desrespeitados pela maioria dos governantes. Onde est a autoridade do governo e do judicirio que no move um s esforo no sentido de que esta lei seja cumprida na efetividade e na prtica. Onde esto as representa寤es da sociedade que no procuram mostrar para a popula豫o a importncia desta lei para a valoriza豫o dos educadores e para a melhoria plena da educa豫o? O que vemos agora um completo desrespeito lei e a multiplica豫o de greves pelo seu cumprimento o que s contribui para a destrui豫o da educa豫o. preciso que a sociedade faa um pacto pela educa豫o destruindo politicamente aqueles que no a promovem nem valorizam ou que s a propem como estratgia eletiva. Precisamos de forma urgente e concreta desenvolver uma prtica de esclarecimento da sociedade sobre idias acerca da educa豫o que so ocultadas pelos meios de comunica豫o fazendo com que as pessoas achem que colocar crianas nas escolas e receber fardamentos, merenda e outras compensa寤es sejam a essncia da educa豫o. A educa豫o de qualidade certamente s vir quando houver forte mobiliza豫o da sociedade, conscincia dos educadores que precisam ser educados para a luta e por sua prpria valoriza豫o. A educa豫o no neutra tem sempre um propsito, tem um objetivo. Por tudo isso est na hora dos tericos da educa豫o deixarem de lado suas teorias que so vlidas e sarem dos suas castas intelectuais e descerem at o povo para dar a eles a essncia do processo educativo e a importncia da valoriza豫o dos educadores numa linha plena de a豫o da sociedade em prol da educa豫o de qualidade e da justia social para todos.

FRANCISCO DJACYR SILVA DE SOUZA
MESTRE EM EDUCA플O
Blog: caosnaeducacao.blogspot.com
E mail: [email protected]
Autor: Francisco Djacyr Silva de Souza


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