NOVAS AÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS



NOVAS AÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS.

Às vezes os educadores sentem medo, desespero ou completa desmotivação diante da forma desrespeitosa como são tratados pelas administrações em sua grande maioria que preferem contornar os desafios do sistema ao invés de assegurar educação de qualidade para todos propostos em documentos nacionais e internacionais. As políticas públicas em educação são completamente deslocadas da função social da educação. Temos várias ações como O MAIS EDUCAÇÃO, O PROJETO SEGUNDO TEMPO que na essência são boas medidas, mas na prática se baseiam apenas em mandar dinheiro para as Escolas sem um processo pedagógico eficiente que dê realmente guarida aos anseios dos educadores e a um processo de formação eficiência pautado na concretude de ações que procurem erradicar os resultados cada vez mais pífios que temos constatado nos exames nacionais da educação brasileira.
O que precisa ser feito urgentemente é deixar de utilizar retórica e partir para uma política de valorização do magistério não apenas monetária, mas de respeito aos educadores já que a educação de qualidade é uma mão de dupla ação e que precisa de pessoas que realmente queiram fazer o trabalho de educadores e bem para verificar que é possível mudar um país a partir da educação. O que os educadores querem não é apenas salário , mas querem condições dignas de trabalho onde possam desenvolver novas pesquisas, novos modelos de condução da sala de aula e gestões democráticas que compartilhem experiências dentro e sala de aula. O espaço da sala de aula deve ser transplantado para que os alunos conheçam a realidade, avancem no conhecimento, sejam agentes de mudança tanto do processo de conhecimento quanto de valorização de idéias , pensamentos e concepções de vida.
No contexto de ação da educação é preciso que as escolas formadoras de educadores tenham uma prática de conhecimento de formando do que é a realidade da educação. Onde estão as políticas estatais no desenvolvimento da educação e qual o modelo eficiente de educação realmente para todos. Não podemos aceitar que a educação e os educadores sejam tratados como categorias deslocadas do pensamento popular que em sua grande maioria só querem filhos na escola sem se preocupar com Projeto Político Pedagógico, Ações Públicas, Rendimento Escolar e conhecer a fundo a realidade do processo escolar como um todo. A sociedade tem de se envolver no processo de desenvolvimento das escolas e tem de exigir respeito com os educadores no sentido de que seu trabalho seja reconhecido , valorizado e pautado na lógica de dignidade, respeito e ação ética em todos os sentidos.
No momento atual temos leis que contemplam de modo tímido valorização dos professores como a LEI DO PISO que vem sendo simplesmente desrespeitados pela maioria dos governantes. Onde está a autoridade do governo e do judiciário que não move um só esforço no sentido de que esta lei seja cumprida na efetividade e na prática. Onde estão as representações da sociedade que não procuram mostrar para a população a importância desta lei para a valorização dos educadores e para a melhoria plena da educação? O que vemos agora é um completo desrespeito à lei e a multiplicação de greves pelo seu cumprimento o que só contribui para a destruição da educação. É preciso que a sociedade faça um pacto pela educação destruindo politicamente aqueles que não a promovem nem valorizam ou que só a propõem como estratégia eletiva. Precisamos de forma urgente e concreta desenvolver uma prática de esclarecimento da sociedade sobre idéias acerca da educação que são ocultadas pelos meios de comunicação fazendo com que as pessoas achem que colocar crianças nas escolas e receber fardamentos, merenda e outras compensações sejam a essência da educação. A educação de qualidade certamente só virá quando houver forte mobilização da sociedade, consciência dos educadores que precisam ser educados para a luta e por sua própria valorização. A educação não é neutra tem sempre um propósito, tem um objetivo. Por tudo isso está na hora dos teóricos da educação deixarem de lado suas teorias que são válidas e saírem dos suas castas intelectuais e descerem até o povo para dar a eles a essência do processo educativo e a importância da valorização dos educadores numa linha plena de ação da sociedade em prol da educação de qualidade e da justiça social para todos.

FRANCISCO DJACYR SILVA DE SOUZA
MESTRE EM EDUCAÇÃO
Blog: caosnaeducacao.blogspot.com
E mail: [email protected]
Autor: Francisco Djacyr Silva de Souza


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