A formação profissional na gestão da atividade turística



No Brasil, as importantes modificações ocorridas ao longo da década de 90 resultaram em efeitos sobre o ritmo e a estrutura do crescimento da economia, afetando significativamente o desempenho do mercado de trabalho. O desemprego é hoje um dos resultados mais perverso deste processo. Neste contexto, o setor de serviços vem assumindo importância cada vez mais significativa na geração de emprego e renda e o turismo vem sendo freqüentemente apontado como atividade que pode exercer um papel importante e estratégico no aumento das oportunidades de trabalho e emprego, para o acréscimo da geração de renda e de sua melhor distribuição social.
As atividades ligadas ao turismo vêm crescendo no Brasil e no mundo, impulsionadas pelo fato de que mais e mais pessoas, sobretudo nos países desenvolvidos, apresentam uma propensão a dedicar maior parcela de seu tempo e renda ao lazer, no contexto das condições criadas pela modernidade. Com este crescimento, torna-se cada vez mais necessário investimento em treinamento, educação e capacitação dos profissionais que atuam na área.
Nos últimos anos, diversas instituições de ensino, públicas ou privada, de formação superior ou profissionalizantes, têm investido na criação e/ou ampliação de cursos na área de turismo e hotelaria. O poder público e instituições como o SEBRAE e SENAC também têm buscado realizar cursos de capacitação para os profissionais buscando melhorias na qualidade do atendimento e fortalecimento das bases para o desenvolvimento sustentável de uma destinação competitiva.
O turismo é formado por muitos segmentos e os profissionais podem trabalhar em diferentes áreas como transporte, hospedagem, alimentação, agências e operadoras de viagens, eventos, recreação, gestão pública, planejamento, ensino e pesquisa em turismo. Nota-se, portanto, que o turismo é diversificado e complexo e o profissional deve ter um conhecimento dos mais diversos segmentos da atividade, e uma visão sistêmica e interdependente da cadeia produtiva do turismo, para se colocar no mercado como forma de agregar valor ao produto turístico. Além disso, o mercado de trabalho passa a exigir dos profissionais atualizações constantes, domínio de novos conhecimentos, busca de criatividade e inovação.
O profissional que trabalha com o turismo deve saber lidar com pessoas diferentes, ser cortes, gentil, ter disposição, iniciativa, educação, conhecimentos técnicos, ética e profissionalismo. Conhecimentos em informática e domínio de idiomas também são necessidades básicas exigidas do profissional de turismo. Além disso, devem ter uma visão completa e abrangente do que a profissão e o mercado turístico representam.
É importante também que o profissional tenha uma formação multidisciplinar e bons conhecimentos gerais, pois são muitas as disciplinas que tratam da questão do turismo e ele está sujeito às influencias dos mais diversos setores econômicos. Segundo a OMT, no estudo do turismo são empregados os referenciais teóricos das seguintes disciplinas: psicologia, sociologia, antropologia, economia, administração, geografia, direito, educação, estatística, novas tecnologias e ecologia. À esta lista podemos acrescentar ainda história, arquitetura, engenharia, marketing e finanças.
O fato de o turismo envolver um campo de trabalho muito diversificado e ainda seu estudo depender de conhecimento de diversas disciplinas, torna-se constante o profissional possuir uma visão fragmentada e parcial do turismo, o que dificulta o desenvolvimento local, a formação de redes, e a pesquisa abrangente do fenômeno turístico. Este é mais um motivo que ressalta a importância da formação holística do profissional que atua na área.
O Brasil é um país com um imenso potencial para o desenvolvimento das mais diversas atividades relacionadas ao turismo. Porém, ainda não somos considerado um país competitivo em relação aos padrões internacionais de exigências na prestação de serviços. Há muito o que melhorar, e um dos principais problemas refere-se à questão do profissionalismo na prestação de serviços e na gestão da atividade turística, pois a capacidade de sucesso e o desenvolvimento de uma localidade turística dependem, em grande parte, das habilidades e conhecimentos que possuem os profissionais e gestores do turismo.
Em um mundo cada vez mais competitivo e globalizado, onde as mudanças são cada vez mais rápidas e a informação circula com uma rapidez nunca imaginada anteriormente, as exigências de formação técnica, profissional e acadêmica estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho, além de haver uma necessidade muito grande de estar atualizado e informado sobre o que acontece nos mais diversos setores relacionados com o turismo em todo o mundo.
Atualmente, verifica-se um grande aumento no número de pessoas sem conhecimento técnico e científico apropriado, trabalhando como profissionais da área de turismo, o que aumenta a responsabilidade na formação de profissionais comprometidos com o fortalecimento da atividade e da profissão no país. Este fato ressalta a necessidade e a importância da regulamentação da profissão de turismólogo e de técnico em turismo, como forma de valorizar o profissional desta área e ao mesmo tempo garantir uma maior qualidade na prestação de serviço e na gestão da atividade turística. Somente com profissionais responsáveis e com uma formação adequada para a função que exercem é que iremos alcançar o tão falado e almejado desenvolvimento sustentável do turismo, contribuindo para que o Brasil se consolide como um destino competitivo no cenário turístico mundial.

BIBLIOGRAFIA:
COOPER, Chris FLETCHER John, WANHILL, Stephen, GILBERT, David, SHEPHERED, Rebeca – Turismo princípios e práticas. São Paulo (SP) Editora Bookman, 2001, 559 p.
Autor: Raquel Faria Scalco


Artigos Relacionados


Design De Curso: Inglês Instrumental Para Guias Turísticos

Turismo Rural: Porquê?

Turismo Versus Lazer

Qualificação No Setor Comercial Da Operadora De Turismo!!!

O PatrimÔnio Cultural E Sua ImportÂncia Para A Atividade TurÍstica

"o Turismo Na Economia Brasileira"

Desenvolvimento Do Patrimônio Histórico E Cultural De Tiradentes - Mg